PROJETO LER POR PRAZER
""AVALIAÇÃO DA PRATICA""


E. M. E. I. F. JOSUÉ DE CASTRO
Cidade: Buritis/RO
Período de realização: 19/10/2009 à 30/10/2009
Publico alvo: Alunos do Pré II
Curso: Pedagogia - ULBRA
Atividade exigida como parte dos requisitos para o estagio curricular na Educação Infantil sobre a orientação da professora Simone.
Acadêmico: João Márcio de O. Rodrigues



APRESENTAÇÃO:

Este projeto foi elaborado junto à instituição de ensino e devera ser executado com alunos de educação infantil em período de 40h (quarenta horas) na E. M. E. I. F. Josué de Castro, envolvendo toda a equipe escolar.

INTRODUÇÃO:

O referido projeto como objetivo incentivar, oportunizar e criar situações que coloque a criança em contato com a leitura, desenvolvendo assim habilidades tais como: interpretação, produções de textos, desenvolvimento do senso critico, organização lógica das idéias e transposição das mesmas. Sendo assim, estaremos formando indivíduos comunicativos, capazes de organizar-se, de receber e dar opiniões, transmitir conhecimentos e preparar para integrar-se ao mundo global e competitivo.

JUSTIFICATIVA:

A realização deste justifica-se pela historia da escola, pois é uma instituição que atende alunos do Pré, serie inicial e ate o ensino fundamental, trata-se de series iniciais cabemos-a nós, o corpo docente aproveitar e oportunizar situações que desperte e crie no aluno o gosto pela leitura. Num mundo globalizado como o nosso a leitura acaba ficando de lado, sendo que as informações chegam de forma rápida. Tudo isso redobra a responsabilidade da escola, de formar nossos leitores. Pensando nisso, estaremos desenvolvendo este projeto onde as crianças terão contato com o mundo da leitura de forma prazerosa.

DAS METAS.

Realizar uma campanha de arrecadação de livros, jornais, historia em quadrinhos, visando à participação efetiva da comunidade extra-escolar, de modo que venha contribuir com a escola e dessa forma desenvolver nos educando habilidades de leitura, interpretação e produção escrito. Integrar a comunidade escolar a extra-escolar. Realizar uma noite de culminância para os pais, onde serão apresentados todos os trabalhos realizados no percurso de execução do projeto, como:

1. Painéis;
2. Livros arrecadados;
3. Livros construídos pelos alunos;
4. Teatros;
5. Musicas;
6. Dança;
7. Desfile.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO.

I ? ETAPA.

Pesquisa de livros de histórias, fábulas e tipos de textos existentes na escola para iniciarmos o projeto.

II ? ETAPA.

Elaboração de documentos pala equipe gestora para informar a secretária de educação sobre o desenvolvimento do mesmo e em seguida, solicitar ônibus para passeios e visitas a biblioteca municipal.

III ? ETAPA.

Abertura do projeto, apresentado aos pais as metas a serem traçadas.

IV ? ETAPA.

Inicio da execução do projeto em toda a escola que terá uma duração do projeto de carga horária de 40h (quarenta horas).

V ? ETAPA.

Motivar o aluno a escolher o livro para a hora do conto.

VI ? ETAPA.

Finalização do projeto apresentação de histórias pelos alunos.

OBJETIVOS.

1.0 ? OBJETIVO GERAL.

Proporcionar aos alunos meios adequados que favoreçam o desenvolvimento da linguagem, da critica oportunizando suas criações artísticas, criar e recriar seus próprios raciocínios, possibilitando o aprimoramento e o conhecimento de desenvolver a pratica da leitura. Valorizando assim os clássicos da literatura e seus criadores, como forma de aprendizagem de valores morais, éticos, culturais e também apresentar formas de aprendizagem integrada à literatura buscando a interdisciplinaridade, para as questões cotidianas que a escola tem como finalidade de prepará-los.

1.2 ? OBJETIVO ESPECIFICO.

_ Desenvolver as habilidades de leitura;

_ Produzir textos usando a escrita alfabética com coerência textual;

_ Organizar as idéias de acordo com as características textuais de cada gênero (narrativo, história, noticia. etc.);
_ Estabelecer relações de compreensão de texto para interpretação oral e escrita;

_ Utilizar letras maiúsculas no inicio de frases, nos nomes próprios e nos títulos,

_ Reconhecer o valor expressivo dos sinais de pontuação.

EDUCAÇÃO INFANTIL.
Pré I e Pré II.

_ Encenar histórias;

_ Identificar letras do alfabeto e títulos dos textos trabalhados;

_ Representar a história lida através de gravuras;

_ Produzir seus textos orais;

_ Dar outro final ao texto de acordo com a história real;

_ Expressar-se corretamente diante do público, montar murais e painéis de acordo com as atividades do texto trabalhados;

_ Identificar quantidades e numerais;

_ Desenvolver a coordenação motora e a socialização;

_ Conhecer os limites que devem ter para viver em sociedade.



SUGESTÕES DE CONTEÚDOS: Além dos Objetivos Propostos.

AS FÁBULAS:

_ A Tartaruga e a Lebre;
_ A Cigarra e a Formiga;
_ O Leão e o Rato;
_ Outros.

CONTOS DE FADAS:

_ Rapunzel;
_ Branca de neve;
_ Outros.

HISTÓRIAS:

_ Chapeuzinho Vermelho;
_ João e o Pé de Feijão;
_ Histórias em quadrinhos.

LEITURAS DE JORNAIS E REVISTAS:

_ Atitudes;
_ Notícias;
_ Noções de tempo, pois pode ser que algum aluno traga notícia antiga.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

RELATÓRIO PESSOAL DA PRATICA.

O presente relatório tem por finalidade essencial descrever o aproveitamento e o desenvolvimento dos alunos com relação ao ensino e aprendizagem da mesma forma analisamos os métodos pedagógicos, a didática e a relação aluno e professor na educação Infantil.

Assim observou-se na escola E. M. E. I. E. F. Josué de Castro a partir do dia 19/10/2009, onde a aula inicia-se às 07h30min com a organização dos alunos em fila pela inspetora de pátio para entrarem para sala de aula. Onde a professora Elza inicia a aula fazendo uma oração em seguida cantou uma música após pediu aos alunos que pegassem os cadernos para copiar o cabeçalho, a professora sempre orientando os mesmos e verificando os cadernos. Ao termino do cabeçalho a educadora distribui folhas mimeografadas com atividades de juntar as silabas e pintar de cores diferentes de acordo com o pedido no exercício e depois todos juntos fizeram a leitura.

As 09h30min acontecem o recreio antes uns 10 minutos a merendeira passa nas salas avisando a professora para soltar os alunos para lavarem as mãos todos em fila, voltam para a sala e aguardam para lancharem e após terminar eles escovam os dentes, daí a professora as libera para ir brincar sob a vigilância dos professores e o acompanhamento da inspetora. As 09h45min voltam para a sala e aguardam seus pais em sala de aula fazendo atividades e brincadeiras, trabalhando a coordenação motora e às 11h30min é o termino da aula e todos são dispensados sobre a responsabilidade da inspetora de aguardar os pais.

Nesse processo observei ainda que os horários estabelecidos pela escola sejam muito importantes facilitando o desenvolvimento da aprendizagem, pois se organizam para que possam aproveitar cada momento que passam na escola. Além dos horários estipulados pela instituição vi que cada professor tem sua própria rotina em sala e procuram fazer com que todos os alunos participem das atividades propostas e isso não é fácil porque cada aluno tem uma realidade social e intelectual e cabe ao professor traçar estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno.

PRATICA DOCENTE.

Este relatório de docência com base no desenvolvimento no projeto de leitura foi desenvolvido durante o estagio supervisionado, de uma disciplina do 6º período de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil ? Ulbra, pólo universitário de Buritis, com uma turma do Pré II, em uma escola municipal de Buritis. E teve como objetivo desenvolver um trabalho que partisse da realidade dos alunos despertando interesse e envolvendo-os o máximo possível, acontecendo assim uma aprendizagem significativa. A temática deste planejamento gira em torno do projeto de estágio elaborado junto à instituição de ensino visando trabalhar com proposta desenvolvida baseada no projeto "LER POR PRAZER"; ou seja, trabalhar a leitura. No período da docência em que estive em sala de aula como a execução do projeto "LER POR PRAZER" não encontrei muitos obstáculos ou dificuldades pelo motivo de ser bem recebido pela professora e principalmente pelos alunos. O apoio deles foi fundamental para que pudesse desenvolver com segurança e tranqüilidade o meu projeto junto à instituição. Todos os dias os alunos chega a escola, quando da o horário a inspetora organiza os alunos em fila para entrarem para a sala de aula, após em sala de aula como rotina da professora eles segue-se uma rotina onde é feita uma pequena oração, após canta-se a música "Bom dia coleguinha" e em seguida é feito o cabeçalho do dia. Para o desenvolvimento do projeto primeiramente pensei em fazer com que o aluno aprenda a ler lendo, e em seguida o incentivo para atrair eles e fazer gostar da leitura. Com a educação infantil comecei o desenvolvimento do letramento, o alfabeto e a leitura do mesmo mais a junção de vogais com consoantes formando palavras.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

ABRAMOVICH, Franny - Literatura Infantil: Gostosuras e Bolices, São Paulo, Scipione, 1989.
Cunha, Maria Antonieta Antunes ? Literatura Infantil: Teoria e Prática. São Paulo, Ática, 1989.
GARCIA, Edson Gabriel ? A leitura na escola de 1º Grau: Por outra leitura da leitura. Editora Loyola, 1992.
MAGNANI, Maria Rosário M ? Leitura, leitura e escola: A formação do gosto. Editora Martins Fontes, São Paulo, 1992.
CHIAPPINI, Ligia, org. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo, Cortez 1997.
ZIBERMAN, Regina. A leitura e o Ensino da Leitura. Editora contexto 2ª edição, São Paulo, 1991.