Lucivânia da Silva*

Patrícia Freire Santa Rosa dos Santos**

Josefa Elizabete Ferreira***

Adeilson França de Moura ****

RESUMO

  A Prefeitura Municipal de João pessoa por meio da Secretaria de educação e Cultura - SEDEC, realiza “A Mostra de Projetos Interdisciplinares - Poesia, música e dança no cotidiano escolar”. Nesse contexto é escolhido, através de votação, um paraibano a ser homenageado nas escolas e CREIs. Este ano, temos a honra de ter como homenageada, duas personalidades que consideramos dignas de tal, Elba Maria Nunes Ramalho, conhecida no meio artístico como Elba Ramalho e interprete e atriz e Catarina Maria de França Carneiro, conhecida como Cátia de França, compositora, cantora e poetisa. Dentro desse universo escolhemos para trabalhar como tema gerador as músicas: “Coito das araras e Ponta dos Seixas” que com a primeira trabalharemos a beleza do sertão em flor e a segunda a cidade de João Pessoa onde o sol nasce primeiro, fazendo com isso a ponte entre o sertão e da cidade, objetivo maior do nosso trabalho. Partindo desse pressuposto, o projeto Interdisciplinar será desenvolvido baseado nos eixos temáticos da educação infantil, enfatizando música e artes, focando Aspectos sociais e culturais tema das músicas em tela.

 Palavras- chave: Arte, cultura e interdisciplinaridade.

*Pedagoga, especialista em gestão educacional, gestora de um Centro de Referência em Educação Infantil na Cidade de João Pessoa

**Pedagoga, especialista em psicopedagogia, coordenadora pedagógica de um Centro de Referência em Educação Infantil na Cidade de João Pessoa

***Pedagoga, professora de um Centro de Referência em Educação Infantil na Cidade de João Pessoa

****Especialista em Arte educação e professor de artes no Centro de Referência em Educação Infantil na Cidade de João Pessoa, também músico compositor e designer gráfico.

 1  JUSTIFICATIVA

 O Centro de Referência em Educação Infantil na cidade de João Pessoa, atende crianças de 3 anos e seis meses à 5 anos de idade, em período integral de segunda a sexta, com 126 crianças divididas em turmas, conforme faixa etária, ficando 3 turmas de pré I (3 e 6 meses a 4 anos) e 2 de pré II (5 anos).

Na educação infantil, deve ser sempre considerado as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, a qualidade das experiências oferecidas, que podem contribuir para o exercício da cidadania são embasadas nos princípios básicos de respeito à dignidade e aos direitos das crianças e principalmente nas suas diferenças individuais. 

A estes princípios deve-se acrescentar que as crianças têm direitos, antes de tudo, a vivência de experiências prazerosas no ambiente escolar. 

      Na sétima edição, o projeto do Ano Cultural foi criado no ano de 2007 com o objetivo de homenagear personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro. O projeto já homenageou Ariano Suassuna (2007), José Lins do Rego (2008), Sérgio de Castro Pinto (2009), Zé Ramalho (2010), Políbio Alves (2011) e Hebert Vianna (2012).

                 Este ano nos deparamos em mais um presente da Secretaria de Educação de João Pessoa em promover este encontro entre duas grandes paraibanas, Cátia de França e Elba Ramalho e nada melhor de que ser homenageadas em sua terra.

                 O projeto Ano Cultural tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos estudantes da rede municipal de ensino sobre os grandes artistas paraibanos e suas obras.

2.1 Homenageadas

2.1.2  Cátia de França nasceu em João Pessoa e desde menina aprendeu a dominar instrumentos como o piano, sanfona e violão. Foi professora de música por algum tempo, até começar a compor. No final da década de 1970, já no Rio de Janeiro, contatou outros músicos nordestinos, como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Amelhinha e Sivuca, e começou a despontar no cenário nacional com seu primeiro disco.

2.1.2 Elba Ramalho - Da cidade de Conceição, no Sertão paraibano, o Brasil ganhou a atriz e cantora Elba Ramalho, que se familiarizou cedo com os mais diversos ritmos nordestinos. Nos anos 70, ela saiu da Paraíba para o Sudeste, onde solidificou a carreira com sua voz e seu estilo. A artista consegue estar em destaque no cenário artístico nacional há mais de 30 anos, sem perder a vigor e a energia.

O Projeto interdisciplinar do ano cultural Elba Ramalho e Cátia de França, será trabalhado envolvendo a arte e a música como inspiração e criatividade nas construções diárias do projeto. De forma interdisciplinar e lúdica as crianças se divertem e aprendem sobre os aspectos sociais e ambientais, confrontando as duas realidades, a realidade da vida no campo que ora sofrida e saudosa, e a vida urbana, na cidade grande, com várias oportunidades de crescimento pessoal e profissional, mas que traz consigo a saudade dos familiares e amigos deixados para trás. 

Indiscutivelmente não se pode negar o prazer de ensinar brincando, seja em cada fase de desenvolvimento da criança e de diferentes formas e tendências no comportamento humano, experimentando e vivenciando a sua aprendizagem, num grupo onde o respeito e confiança sejam os principais elementos de trabalho. 

Queremos enquanto instituição de Ensino, formar cidadãos e profissionais seguros para enfrentar os desafios da vida, capazes de tomar decisões sensatas e principalmente, capazes de lutar por aquilo que almejam.

Já alguns anos, estamos trabalhando com a pedagogia de projetos interdisciplinares, que aponta para uma construção de um CREI mais participativo, articulando saberes, conhecimento e vivência. 

 Diante disso, podemos afirmar que “A interdisciplinaridade, não se ensina, não se aprende, apenas vive-se, exerce-se e por isso exige uma pedagogia, a da comunicação” (Fazenda, 1979.p.10-18)

Para abordar os referidos temas, se fez necessário uma roda de conversa com os profissionais a fim de sondarmos ideias relacionadas ao proposto. A principal preocupação do grupo seria trabalhar  aspectos sociais e culturais de forma lúdica e envolvendo musicalidade das cantoras em tela através das canções “Coito das araras e Ponta do Seixas”, com o intuito de propiciar de uma maneira divertida e instigante os contextos sociais e culturais existentes em nosso país, em nosso Estado e também em nossa cidade, afunilando aos do nosso bairro. 

Percebe-se  na execução do projeto, que a música é um modo de expressividade de quem faz, e podemos expor os nossos verdadeiros sentimentos.

As letras ora trabalhadas é  enfatizada, dentro de um contexto lúdico que fora vivenciado confrontando as duas realidades, com uma perspectiva de fé e esperança de que um dia a realidade da vida no campo possa ser diferente.

Ainda nesse contexto será trabalhada a questão do êxodo rural, onde as famílias estão se mudando para a cidade em busca de uma melhor qualidade de vida, abandonando suas origens e nos fazendo refletir a cerca do futuro, quem será os novos trabalhadores da zona rural?

Será que teremos o prazer de ver o homem do campo feliz com o fim da seca?  Trazendo fertilidade as suas plantações e criações?

Há muitos anos o sertão era um lugar paradisíaco, hoje já não é mais tanto assim, devido as redes sociais, a influência da tecnologia que está ao alcance de todos. A maneira das pessoas se deixarem ser influenciadas pela cultura social é bastante predominante, partindo do ponto em que estão vivendo o presente do cotidiano, alterando assim, o modo de vida e comportamento social de cada indivíduo.

Uma das formas de se analisar a extensão da influência de uma nova tecnologia sobre a cultura da sociedade é através de sua influência visível na linguagem falada por esta sociedade. Existe a possibilidade de que a Internet venha a ter um papel importante no estabelecimento de uma língua universal no planeta terra, provavelmente alguma forma de inglês. Hoje é comum que jovens universitários, apesar de não falarem esta língua, sejam capazes de ler e escrever razoavelmente bem nela, devido ao seu contato constante com a rede. Com a disponibilização de forma rotineira da transmissão de serviços de telefonia de áudio e vídeo pela rede, além da linguagem escrita, é possível que a capacidade de entender e falar a língua venha a se adicionar a estas num futuro próximo.

 3 OBJETIVO GERAL 

 Proporcionar através da música e da arte, a ampliação de conhecimentos interdisciplinares, enfocando os tipos de aspectos culturais e sociais do campo e da cidade de forma lúdica e participativa. 

 3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

 Explanar o ano cultural e as homenageadas “Elba Ramalho e Cátia de França” (quem é, e o que faz); 

  • Proporcionar momentos de prazer ao ouvir a músicas e poesias; 
  • Enfatizar a importância cultural e social do campo e da cidade;
  • Apresentar os diversos instrumentos musicais; 
  • Estimular o gosto pela música e pela poesia

 

4  METODOLOGIA 

 As atividades pedagógicas se realizam através da Pedagogia de Projetos e de forma interdisciplinar que durante esse período são trabalhados as ações a serem realizadas com o intuito de favorecer um melhor aprendizado e uma melhor integração entre crianças e a dinâmica dos eixos temáticos da educação infantil. 

A pedagogia de projetos apresenta-se como uma concepção de posturas pedagógicas e não meramente como uma técnica de ensino mais atrativa. 

Para contemplar esta metodologia realizamos da seguinte forma: 

  1. Escolhemos o tema; 
  2. Há uma preparação, reuniões e planejamentos; 
  3. Realizamos e desenvolvemos; 
  4. A culminância. 

 Trabalhando dessa forma acredita-se ter uma aprendizagem ativa, interessante, significativa, real e atrativa para o aluno, englobando sua realidade de forma prazerosa e lúdica. 

Ainda como embasamento, temos a proposta de Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, que é uma Formação Continuada, oferecida as docentes e monitoras, favorecendo aspectos considerados, envolvendo os eixos importantes para o desenvolvimento integral da criança e principalmente estimulando a criatividade. 

Com essa prática afirmamos que seja uma maneira de enriquecer os conhecimentos para poder mediar às atividades realizadas no cotidiano das crianças. 

No Projeto do Ano Cultural de Elba Ramalho e Cátia de França, contamos com a participação de todas as salas de aula juntamente com os educadores e o docente de música e outro de artes, que se envolvem com a temática fortalecendo laços de aprendizagem mais sólidos e concretos. 

Serão divididas as atividades da seguinte forma: Cada sala de aula ficou responsável por trabalhar as músicas mencionadas, utilizando a arte e a criatividadede cada uma, sem fugir do objetivo proposto.

Em cada momento, as educadoras formam uma roda de conversa em sala explicando a importância e a diferença entre do campo e da cidade, envolvendo de forma interdisciplinar os eixos temáticos da educação infantil. 

As salas do Pré I coordenadas pelas docentes fará uma apresentação com a música interpretada por Elba Ramalho “Paraíba Masculina”

As salas do Pré II coordenadas pelas docentes fará uma  apresentação de uma peça teatral Baseada nas composições de Cátia de França: O Coito das Araras e a Ponta dos Seixas.

Nessas atividades  vai está presente a criatividade das educadoras e das crianças, mantendo o interesse em despertar na criança diversas formas de expressões artísticas e além de tudo compreender a diversidade de produção artística

Tivemos como fonte de trabalho também histórias infantis como: a Fábula O rato da cidade e o rato do Campo” (Grisola, 2001) que de maneira lúdica e de expressão teatral irão ser representados pelas crianças, criando e recriando personagens de acordo com a imaginação.

Podemos identificar outro componente prazeroso da criança, a música, é uma forma de expressão cultural do ser humano e como uma importante forma de conhecer e representar o mundo. 

Podemos trabalhar a letra da música Coito das Araras através de histórias infantis como: O sítio de seu Lobato, onde conta um pouco sobre a vida no campo.

Através das atividades expostas trabalhamos os eixos temáticos:

 A linguagem oral e escrita tem esse objetivo de comunicação e expressão de desejos e necessidades. Vivenciamos momentos de leitura e escrita através da música dentro do universo da criança, com jogos quebra-cabeça, produção de texto, diferenciando números de letras etc. 

No eixo de matemática, trabalhamos com contagem e operações adição e subtração de animais moradores do sítio de seu Lobato. Com materiais concretos: pincéis, as cores, as quantidades de tintas guache, dessa forma trabalhamos com divisão, pois não tinha material para todos e fizemos um momento compartilhado, por exemplo, uma cor de tinta para duas crianças. 

Nessa interdisciplinaridade, as crianças podem aprender e se envolver em eixos importante para seu desenvolvimento, em caráter lúdico e intencional. Podem perceber a importância cultural e social do campo e da cidade. Visto que no eixo Natureza e sociedade podemos destacar fortemente os pontos sobre “A influência social e cultural”, predominante nas zonas rural/urbana, as crianças compararam as vivências diversas de cada, desenharam suas formas de vidas baseando-se nos estudos feitos no decorrer do projeto.

A nossa intenção para a culminância do projeto é socializar a peça teatral ensaiada pelas crianças juntamente com música interpretada por Elba Ramalho visando um momento de encerramento do Ano Cultural.

 

5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES    

 

AÇÃO 

 

METODOLOGIA 

 

ONDE 

 

QUANDO 

 

RESPONSÁVEIS 

Exposição para as crianças. 

Conversa informal sobre Elba Ramalho e Cátia de França 

Sala de aula 

 

Maio 

Professores, monitores e crianças. 

Realização do projeto “Ano Cultural” 

 Montagem de painel com fotos e música. Passeio até Ponta do Seixas

 Pátio coberto do CREI. Na praia de Cabo Branco.

 

 Junho

 

 Professores, monitores e crianças. 

Seleção de músicas de Cátia de França 

 No planejamento analisamos as músicas Coito das Araras/ Ponta dos Seixas

 Sala de professores 

 

Julho 

 Técnica, professores e monitores, junto com o profº de música. 

 Apresentação das músicas para as crianças na sala de aula 

Cada sala de aula desenvolver coreografia usando a criatividade.

Sala de aula 

 

 

Agosto 

  

Professores, monitores e crianças. 

 Deixar as letras das músicas  Coito das Araras/Ponta dos Seixas expostas no quadro para trabalhar os eixos temáticos

“Produção de texto, contar a história do sítio de seu Lobato; recortes e colagens de animais, etc, como também a historia” o rato do campo e o rato da cidade. 

Sala de aula 

 

 

 

Setembro

Professores, monitores e as crianças. 

 Culminância: apresentação das músicas que foram trabalhadas em sala de aula 

Utilizando coreografia, dança e dramatização das músicas. 

No pátio Coberto 

 

 

 

 

Outubro 

Direção, técnica, professor de música e de artes professores, monitores e as crianças.

 Avaliação do projeto  

Reunião  

Avaliar os pontos positivos e negativos do projeto 

No CREI 

 

 

Novembro 

Direção, técnica e todos os professores junto com os monitores 

  

6 AVALIAÇÃO

 A avaliação foi considerada em todo o processo. Foram desenvolvidas atividades bem significativas na prática em sala de aula. 

Elaboramos relatórios diários de desenvolvimento das crianças, no diário de classe, nas atividades em sala de aula, através da confecção de materiais concretos como jogos educativos, cartazes, colagem e pinturas entre outras. 

As famílias foram envolvidas no processo de excução do projeto através de reuniões periódicas e deram sua contribuição presencial e cultural, enriquecendo nosso trabalho com a participação e dedicação. 

 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

  No Projeto ano cultural “Elba Ramalho e Cátia de França” tivemos o prazer de conhecer e trabalhar com duas personalidade paraibanas de respeito, o qual passamos a admirar ainda mais após vasta pesquisa sobre suas vidas pessoais e profissionais.

Na avaliação da nossa equipe o projeto foi considerado um sucesso pois conseguimos alcançar o objetivos propostos, assim como, conseguimos realizar um trabalho de qualidade.

No decorrer do projeto descobrimos talentos incríveis de algumas crianças que, através do contato com a música, conseguiram se destacar no que tange o aspecto comportamental e cognitivo.

Descobrimos ainda que, através da música, trabalhada no eixo movimento, as crianças especiais se envolveram de uma forma única, demonstrando o quanto a musicalidade pode proporcionar prazer ao processo de aprendizagem.

Nós, como educadores natos, não deixamos que isso passasse despercebido, uma vez que, é através das oportunidades que o docente introduz o conteúdo de forma lúdica, tornando a aprendizagem um fator essencial ao desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

Queremos agradecer a Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Secretaria de educação e Cultura – SEDEC, a oportunidade de participar desse conceituado projeto que, acreditamos um dos mais relevantes já realizados por este Centro. 

 8 REFERÊNCIAS  

 Campos, Maria M. Et. Alli. Creches e pré-escolas no Brasil. São Paulo: Cortez e Fundação Carlos Chagas, 1993. 

 FARIA, Evagelina Maria Brito (org.). A criança e as diversas linguagens na educação infantil. Editora Universitária UFPB, 2009. 

 FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. Tradução Horácio Gonzáles ( ET. Al), 24 ed. Atualizada, São Paulo: Cortez, 2001. 

 GRISOLA, Dulcy. O rato do campo e o rato da cidade, São Paulo: FTD, 2001.

 Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. Educação infantil pré-escola. 

 Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília MEC/ SEF, 1998. 

 Rizzo, Gilda. Educação Pré-Escolar. Rio de Janeiro: Ed. S.A, 1985. 

 GONZAGA, Luiz. Paraíba Masculina, disponível em: http://www.vagalume.com.br/luiz-gonzaga/paraiba.html, acesso em 10/09/2013.

 FRANÇA, Cátia de. Coito das Araras. Disponível em: http://www.letras.mus.br/catia-de-franca/842418/ acesso em 10/09/2013.

 FRANÇA, Cátia de. Ponta dos Seixas. Disponível em: http://www.letras.mus.br/catia-de-franca/1473723/ acesso em 10/09/2013.