PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Ciências Contábeis

Projeto de Monografia

 

 

 

 

 

Patricia Brande Pereira dos Santos

 

 

 

 

 

DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA: CONCEITO,  ESTRUTURA E ANALISE: UM ESTUDO DE CASO.

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

Belo Horizonte
2013

Patricia Brande Pereira dos Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA: CONCEITO,  ESTRUTURA E ANALISE: UM ESTUDO DE CASO

 

 

 

Projeto de Monografia apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- Unidade Coração Eucarístico, como requisito para obtenção do titulo de bacharel em Ciências Contábeis.

Professora Orientadora: Josimara Sampaio Magalhães

Belo Horizonte

2013


SUMÁRIO

Conteúdo

1 INTRODUÇÃO.. 4

1.1     Tema. 4

1.2     Título. 4

1.3     Caracterização Societária. 4

1.4     Problemática. 4

1.5     Objetivos. 5

1.5.1        Objetivo Geral 5

1.5.2        Objetivo Específico. 5

1.6     Delimitação do estudo. 5

1.7     Justificativa. 6

1.8     Relevância. 6

1.9     Definição de termos. 7

2            REFERENCIAL TEÓRICO.. 8

2.1     Fluxo de Caixa. 8

2.2 Caixa. 9

2.3 Equivalentes de Caixa. 10

2.4 Atividades de Investimento. 11

2.5 Atividades de Financiamento. 12

2.6 Atividades Operacionais. 14

2.7 DFC: Método indireto. 16

2.8 DFC: Método Direto. 18

2.9 Indicadores de análise de DFC.. 20

3            METODOLOGIA.. 21

3.1 Tipo de pesquisa. 21

3.1.1 Quanto aos fins: 21

3.1.2 Quanto aos meios: 21

3.2 Universo. 22

3.3 Amostra. 22

3.4 Seleção dos Sujeitos. 22

3.5 Coletas de dados. 23

3.6 Tratamento de Dados. 23

3.7 Limitação do estudo. 23

CRONOGRAMA.. 24

REFERENCIA.. 25

 

 

 

 

1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema

Demonstração do Fluxo de Caixa

1.2 Título

Demonstração do Fluxo de Caixa: conceito, estrutura e analise: um estudo de caso.

1.3 Caracterização Societária

A empresa a ser analisada para fins deste trabalho será a Locamérica Frotas; Sociedade Anônima, capital aberto. A empresa tem como objeto social a terceirização de frotas para empresas, atuam desde o planejamento até a gestão da frota. Criada em 1993, com o nome de Locarvel e uma frota de apenas 16 carros. Cresceu e expandiu suas fronteiras. Em 2008, se associaram à BV Empreendimentos e se transformaram numa nova empresa: a Locamerica. Hoje é uma das maiores do país, com 27 filiais pelo Brasil e uma frota de mais de 29 mil veículos a serviço dos nossos clientes.

Em 2008 houve a abertura da unidade Recife; Aporte de capital pela BV Empreendimentos; Implantação da Governança corporativa; 3ª empresa em terceirização de frotas do Brasil.

De 2009 a 2011 houve a abertura da unidade de Campinas, Manaus, Ribeirão Preto e Belém. A empresa alcançou a marca de 20.000 veículos. Finalmente em 2012,a nova logomarca Locamérica; IPO.

1.4 Problemática

 

Fluxo de Caixa é um dos principais instrumento da gestão financeira que planeja, controla e analisa as receitas, as despesas e os investimentos, considerando determinado período projetado. (SILVA, 2006).

Segundo Iudicibus (2011) a Demonstração do fluxo de caixa visa mostrar como ocorreram as movimentações de disponibilidade em um dado período de tempo. Essa demonstração não tem obrigatoriedade de divulgação, porem varias empresas a evidenciam voluntariamente.

Muitas vezes a Demonstração de Fluxo de Caixa não é compreendida, como o porquê dela ser feita, ou qual o significado dos dados ali apresentados, qual a relevância dessa demonstração. Sendo assim a problemática deste estudo de caso é:

Quais as variações ocorridas no disponível da empresa podem ser identificadas na Demonstração do Fluxo de Caixa e seus significados?

1.5 Objetivos

1.5.1     Objetivo Geral

 

 Evidenciar as variações ocorridas no disponível da empresa.

1.5.2     Objetivo Específico

 

  • Mostrar o conceito, estrutura e analisar a Demonstração do Fluxo de Caixa nas Empresas
  • Avaliar a Demonstração do Fluxo de Caixa na organização..
  • Identificar informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durante um determinado período.

1.6 Delimitação do estudo

 

Em relação ao estudo de caso da empresa Locamerica será realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em livros, teses, dissertações, artigos científicos, meios eletrônico e Jornais, no qual são fornecido informações sobre a Empresa e sobre o conceito e a estrutura das demonstrações do Fluxo de Caixa. Para que possa ser feita a analise do mesmo da presente empresa.

Serão analisadas as Demonstrações de Fluxo de Caixa da empresa no período de 3 anos, respectivos a 2010, 2011 e 2012, disponibilizados em meio eletrônico pela empresa, juntamente com suas notas explicativas.

1.7 Justificativa

 

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser obrigatória no Brasil, a partir da Lei n° 11.638/07, para todas as sociedades anônimas e demais empresas consideradas de grande porte. Segundo o pronunciamento técnico CPC 03, em seu item 11 “a demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa por período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento”.

As informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para fornecer aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as necessidades da entidade de utilização desses fluxos de caixa. As decisões econômicas que são tomadas pelos usuários exigem avaliação da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como da época de sua ocorrência e do grau de certeza de sua geração (COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTABEIS 03, 2013).

A Demonstração do Fluxo de Caixa é uma ferramenta importante para organização, que no geral representa a direção das retiradas e entradas de caixas e equivalentes de caixa, logo, o estudo se inicia no conceito, na estrutura e analise da DFC na sociedade empresária, demonstrando os benefícios que ela pode trazer aos seus gestores.

Sendo a demonstraçao de Fluxo de Caixa um dos principais instrumentos da gestão financeira que planeja, controla e analisa as receitas, as despesas e os investimentos, considerando determinado período projetado. O presente artigo visa mostrar como ocorreram as movimentações de disponibilidade em um dado período de tempo, as variações ocorridas no disponível de tal empresa.

1.8 Relevância

Este estudo é viável por ter observado a necessidade do estudo da estrutura , do conceito e da analise das demonstrações de fluxo de caixa de uma empresa em geral,  no caso de uma empresa de locação de veículos para pessoa jurídica, por meio de pesquisas bibliográficas, meios eletrônicos e consulta em jornais.

As contribuições acadêmicas auxiliam no desenvolvimento profissional, possibilitando o conhecimento sobre a extrema importância da DFC.

1.9 Definição de termos

 Para esse estudo serão definidos os seguintes termos: Fluxo de Caixa, Caixa, Equivalentes de Caixa, Atividades De Investimento, Atividades de Financiamento, Atividades Operacionais, DFC Método Indireto, DFC Método Direto e Indicadores de Analise de DFC.

2     REFERENCIAL TEÓRICO

 

2.1 Fluxo de Caixa

 

Entre três principais razoes de falências ou insucessos de empresa segundo Marion (2009) , “uma delas é a fala de planejamento financeiro ou ausência total de fluxo de caixa e a previsão de fluxo de caixa (projetar as receitas e as despesas da empresa)”.

Essa Demonstração de Fluxo de Caixa visa mostrar como ocorrem as movimentações de disponibilidades em um dado período de tempo (IUDICIBUS, 2011).

Para Silva (2006) o principal instrumento da gestão financeira que planeja, controla e analisa as receitas, as despesas e os investimentos, considerando determinado período é o Fluxo de Caixa.

O acompanhamento constante do fluxo de caixa é de essencial importância aos gestores, devendo estes observar tanto a empresa, como o mercado, na realização de novas demonstrações de Fluxo de Caixa e verificar se estas ocorreram conforme o planejado.

Para Silva (2006):..

Para o fluxo de caixa tornar-se referencia de gestão, é necessário que seja possível: mensurar o efeito resultante entre as decisões gerenciais e o nível de liquidez; aumentar o horizonte de projeção, consequentemente aumentar uma visão futura da empresa; acompanhar os processos vigentes, bem como fazer uma revisão continua desses processos no caso de eventuais mudanças nos negócios..

Segundo a FIPECAFI (2010) “o objetivo primário da Demonstra­ção dos Fluxos de Caixa (DFC) é prover in­formações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma em­presa, ocorridos durante um determinado período”.

Os resultados da DFC também são importantes para auditar as informações contábeis na busca por erros e possíveis fraudes contábeis, conforme comentado por Lamas e Gregório (2009).

Segundo o Banco Central do Brasil, quanto ao método de apresentação dos fluxos de caixa das atividades operacionais, o IAS 7 faculta às empresas optarem pelo método direto ou indireto, mas incentiva a utilização do primeiro, uma vez que propicia informações mais abrangentes e, por conseguinte, mais úteis para o usuário .

A movimentação das disponibilidades de uma empresa de um determinado período estruturada na DFC através dos fluxos de atividade operacionais, investimento e financiamento. Segundo Iudicibus e Marion (2002) podem ser expostas as informações da Demonstração de Fluxo de Caixa - DFC de uma empresa por dois métodos o direto e o indireto.

2.2 Caixa

 

Caixa é uma conta devedora do Ativo, que inclui dinheiro, bem como cheques em mãos, recebidos e ainda não depositados, pagáveis irrestrita e imediatamente. Normalmente o caixa pode estar registrado na empresa em uma ou diversas contas, dependendo de suas necessidades operacionais e locais de funcionamento (IUDICIBUS, 2011).

A conta Caixa registra o numerário em poder da empresa. Quando a empresa realiza vendas à vista o dinheiro entra na contabilidade da empresa por meio de lançamento na conta Caixa (BARRETO, 2011).

A conta caixa é utilizada para registrar a movimentação de dinheiro em espécie realizada pela companhia (GOUVEIA, 2001).

Os fluxos de caixa excluem movimentos entre itens que constituem caixa ou equivalentes de caixa porque esses componentes são parte da gestão financeira da entidade e não parte de suas atividades operacionais, de investimentos ou de financiamento. A gestão do caixa inclui o investimento do excesso de caixa em equivalentes de caixa (CPC 03, 2013).

Considerando que "caixa" representa toda a disponibilidade da empresa, alguns cuidados básicos devem ser observados no sentido de preservar referido disponível, tanto no que diz respeito a movimentação quanto no que se refere a comprovação das operações. Estes cuidados básicos são (CONTAR CONTABILIDADE):

a)     Organização cronológica (entradas e saídas) - Indicar adequadamente as entradas e saídas nos registros de caixa. No caso das contas bancárias, lembrar que o extrato não representa o fato contábil e sim a posição do correntista junto a instituição financeira. É muito importante que as saídas de caixa sejam precedidas da existência de saldos, dentre outros.

 

 

 

Figura 1:  Balanço Patrimonial

 

 
   


Fonte: CFC. 2012.

 

 

2.3 Equivalentes de Caixa

 

Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor (CPC 03, 2013).

De acordo com o CPC 03 (2013), os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e, não, para investimento ou outros propósitos. Para que um investimento seja qualificado como equivalente de caixa, ele precisa ter conversibilidade imediata em montante conhecido de caixa e estar sujeito a um insignificante risco de mudança de valor. Portanto, um investimento normalmente qualifica-se como equivalente de caixa somente quando tem vencimento de curto prazo, por exemplo, três meses ou menos, a contar da data da aquisição. 

Os equivalentes de caixa são detidos com a finalidade de satisfazer os compromissos de caixa a curto prazo e não para investimento ou outros propósitos. Para um investimento se qualificar como um equivalente de caixa, ele tem de ser prontamente convertível para uma quantia conhecida de dinheiro e estar sujeito a um risco insignificante de alterações de valor. Por isso, um investimento só se qualifica normalmente como um equivalente de caixa quando tiver um vencimento a curto prazo, seja três meses ou menos a partir da data de aquisição (NUNES, 2009).

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

É importante destacar que os investimento em equivalente de caixa, segundo Iudicibus, Martins e Gelbcke (1999) “não são investimentos de caráter especulativo, de obter lucros anormais com tais aplicações, mas apenas o de assegurar a estas sobras temporárias a remuneração correspondente ao preço do dinheiro no mercado”. Portando equivalente de caixa serve como forma de remunerar as atividades operacionais, também como meio de pagamento das obrigações e como forma de reserva para futuros desembolsos.

 

2.4 Atividades de Investimento

As Atividades de Investimento são os gastos efetuados no não circulante, em Investimentos, no Imobilizado ou no Intangível, bem como as entradas por venda dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas. (PORTAL DE CONTABILIDADE).

Segundo Iudicibus, Martins, Gelbcke (2007) atividades de investimento relacionam-se normalmente com o aumento e diminuição dos ativos de longo prazo que a empresa utiliza para produzir bens e serviços. Incluem a concessão e recebimento de empréstimos, a aquisição e venda de instrumentos Financeiros e patrimoniais de outras entidades e a aquisição e alienação de imobilizado.

Quadro 1: Entras e Saidas de Atividades de Investimentos

Entradas

Saídas

- recebimento do principal dos empréstimos concedidos ou de venda desses ativos e outras entidades;

- desembolso dos empréstimos concedidos pela empresa e pagamentos pela aquisição de títulos de investimento de outras entidades;

- recebimento pela venda de títulos de investimento e outras entidades;

- pagamento pela aquisição de títulos patrimoniais de outras empresas;

- recebimento pela venda de participações em outras empresas;

- pagamento no momento da compra ou em data próxima a esta, de terreno, edificações, equipamentos ou outros ativos fixos utilizados na produção;

- recebimento pelo resgate de participações pelas entidades investidas;

- venda de imobilizado e de outros ativos fixos utilizados na produção;

Fonte: IUDICIBUS, MARTINS, GELBCKE , 2007.

De acordo com Iudicibus, Marion (2010) a divulgação em separado dos fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimento é importante porque tais fluxos de caixa representam a extensão em que os dispêndios de recursos são feitos pela entidade com a finalidade de gerar resultados e fluxos de caixa no futuro. O quadro acima retrata alguns exemplos de fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimentos.

2.5 Atividades de Financiamento

As Atividades de Financiamento são os recursos obtidos do Passivo Não Circulante e do Patrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros.(PORTAL DE CONTABILIDADE)

As Atividades de Financiamento segundo Iudicibus, Martins, Gelbcke (2007) relacionam-se com o empréstimos de credores e investidores à entidade. Incluem a obtenção de recursos dos donos e o pagamento a estes de retornos sobre seus investimento ou do próprio reembolso do investimentos ou do próprio reembolso do investimento; incluem também a obtenção de empréstimos junto a credores e a amortização ou liquidação destes; e também a obtenção e pagamento de recursos de credores via creditos de longo prazo.

Quadro 2 : Entradas e Saídas da Atividade de Financiamento

Entradas

Saídas

- venda de ações emitidas;

- pagamento de dividendos e juros s/ capital próprio ou outras distribuições aos donos, incluindo o resgate de ações da própria empresa;

- empréstimos obtidos no mercado, via emissão de letras hipotecarias, notas promissórias, títulos de divida ou outros instrumentos, de curto ou longo prazo;

- pagamento dos empréstimos obtidos (exceto juntos);

- recebimento de contribuições, de caráter permanente ou temporário, que, por expressa determinação dos doadores, têm a finalidade estrita de adquirir, construir ou expandir a planta instalada, aí incluídos equipamentos ou outros ativos de longa duração necessários na produção;

- pagamento do principal referente a imobilizado adquirido a prazo;

Fonte: IUDICIBUS, MARTINS, GELBCKE , 2007.

Para Iudicibus, Marion (2010) a divulgação separada dos fluxos de caixa decorrentes das atividades de financiamento é importante por ser útil para prever as exigências sobre futuros fluxos de caixa pelos fornecedores de capital à entidade. Alguns exemplos de fluxos de caixa decorrentes das atividades de financiamento estão no Quadro 2.

2.6 Atividades Operacionais

As Atividades Operacionais são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante líquido da empresa. (PORTAL DE CONTABILIDADE).

Segundo Iudicibus, Martins, Gelbcke (2007) as atividades operacionais envolvem todas as atividades relacionadas com a produção e entrega de bens e serviços e os eventos que não sejam definidos como atividades de investimento e financiamento. Normalmente, relacionam-se com as transações que aparecem na Demonstração de Resultado.


 

Quadro 3: Entradas e Saidas das Atividades Operacionais

Entradas

Saídas

- recebimentos pela venda de produtos e serviços a vista, ou das duplicatas correspondentes no caso de vendas a prazo. Incluem também os recebimentos decorrentes dos descontos das duplicatas emitidas contra as vendas a prazo efetuadas, de curto ou longo prazos, em bancos;

- pagamentos a fornecedores referente ao suprimento da matéria-prima para a produção ou de bens para revenda. Se compra a prazo, pagamento do principal dos títulos de curto ou longo prazos a que se refere a compra;

- recebimento de juros sobre empréstimos concedidos e sobre  aplicações financeiras em outras entidades;

 - pagamentos aos fornecedores de outros insumos de produção, incluídos os serviços prestados por terceiros;

- recebimento de dividendos e juros s/ capital próprio pela participação no patrimônio de outras empresas;

- pagamentos aos governos federal, estadual e municipal, referentes a impostos, multas, alfândega e outros tributos e taxas;

- qualquer outro recebimento que não se origine de transações definidas como atividades de investimento ou financiamento, como: recebimentos decorrentes de sentenças judiciais; indenizações por sinistros, exceto aquelas diretamente relacionadas a atividades de investimento ou financiamento, como o sinistro em uma edificação, por exemplo; e reembolso de fornecedores.

- pagamento dos juros (despesas financeiras) dos financiamentos (comerciais e bancários) obtidos.

Fonte: IUDICIBUS, MARTINS, GELBCKE, 2007.

O montante dos fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais é um indicador - chave da extensão na qual as operações da entidade têm gerado suficientes fluxos de caixa para amortizar empréstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar dividendos e juros sobre o capital próprio e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento. Segundo Iudicibus, Marion (2010) as informações sobre os componentes específicos dos fluxos de caixa operacionais históricos são uteis, em conjunto com outras informações, na projeção de futuros fluxos de caixa operacionais.

Para Iudicibus, Marion (2010) os fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais são basicamente derivados das principais atividades geradoras de receita da entidade. Sendo assim, eles geralmente resultam das transações e de outros eventos que entram na apuração do lucro liquido ou prejuízo.

Algumas transações, como a venda de um ativo imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que é incluído na apuração do lucro liquido ou prejuízo. Os fluxos de caixa a tais transações são fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento. Entretanto, pagamentos para a produção ou aquisição de ativos destinados a aluguel para terceiros e, em sequencia, serem vendidos, são fluxos de caixa das atividades operacionais. Os recebimentos de alugueis e das subsequentes vendas de tais ativos são também fluxos de caixa das atividades operacionais. (IUDICIBUS,MARION, 2010).

2.7 DFC: Método indireto

Para Iudicibus e Marion (2002) o método indireto consiste em “estender a analise dos itens não-circulantes (própria daquele relatório) as alterações ocorridas nos itens circulantes, excluindo, as disponibilidades, cuja variação se está buscando demonstrar”. Ainda complementam que por este método “são efetuados ajustes ao lucro liquido pelo valor das operações consideradas como receita e despesas, mas que, não afetaram as disponibilidades. De forma que se possa demonstrar a sua variação no período”.

De acordo com Iudicibus, Martins e Gelbcke (2003) “o método indireto faz a conciliação entre o lucro liquido e o caixa gerado pelas operações, por isso, é também chamado de método de reconciliação”.


 

Figura 2:  Demonstração do Fluxo de Caixa pelo Método Indireto

Fonte: adaptado do CRCSP (1997:114), baseado no FASB-95.

Indícibus, Martins e Gelbcke  (2010) afirmam que esse método é também conhecido por método da reconciliação, pois concilia o lucro liquido e o caixa desenvolvido pelas operações. 

O método indireto caracteriza-se por apresentar o fluxo de caixa líquido oriundo da movimentação líquida das contas que influenciam na determinação dos fluxos de caixa das atividades operacionais, investimentos e de financiamentos.

Este método é estruturado por meio de um procedimento semelhante ao da Doar (Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos) podendo mesmo ser considerado como uma ampliação da mesma. Consiste em estender à análise dos itens não circulantes – própria daquele relatório – as alterações ocorridas nos itens circulantes (ativo e passivo circulante), excluindo, logicamente , as disponibilidades, cuja variação busca demonstrar.

A Demonstração de Fluxo de Caixa pelo Método Indireto procura concilia o lucro contábil com o fluxo de caixa líquido originado das atividades operacionais, investimentos e de financiamento mostrando como se compõe a diferença, sendo que este método não explica diretamente a entrada e saída de dinheiro e que seja considerado por alguns de ser sem clareza e de possuir a mesma metodologia da Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.

2.8 DFC: Método Direto

No que diz respeito ao método direto Santi Filho (1999) que este método “consiste em classificar os recebimentos e pagamentos de uma empresa utilizando as partidas dobradas”, ou seja, gera informações com critérios técnicos.

No entendimento de Padoveze (2007) pelo método direto “estrututa-se a DFC a partir das movimentações efetivadas financeiramente e constantes nos relatórios contábeis do caixa e equivalentes de caixa”.

Figura 3: Demonstração de Fluxo de Caixa – Método Direto

Fonte: adaptação do CRCSP (1997, p.114), baseado no FAZ-95.

Como se verifica a demonstração pelo método direto facilita ao usuário avaliar a solvência da empresa, pois evidencia toda a movimentação dos recursos financeiros, as origens dos recursos de caixa e onde eles foram aplicados.

No entender de Iudícibus (1998), a referida demonstração deve iniciar por apurar o recebimento das vendas ocorridas no período. Para tanto, utilizam-se os balanços patrimoniais consecutivos e a demonstração do resultado do exercício. Somando-se o valor do saldo do balanço patrimonial mais antigo da conta de clientes com as vendas registradas na DRE e diminuindo-se o saldo da conta de clientes do último balanço patrimonial, obtém-se o valor do recebimento das vendas.

O mesmo raciocínio é aplicado para apurar o total de pagamentos realizado aos fornecedores, utilizando-se as contas dos balanços patrimoniais de fornecedores e a conta de compras de mercadorias. O mesmo princípio também pode ser aplicado para apurar os pagamentos realizados para fornecedores de despesas em geral, inclusive impostos e remunerações. Neste caso, toma-se o cuidado de extrair, das despesas registradas na DRE, aquelas que não transitaram pelo caixa no exercício estudado e não o farão no futuro, como as depreciações, por exemplo. Do total das despesas depuradas, conforme o recomendado, subtrai-se o total de obrigações constantes no passivo circulante do último balanço patrimonial (IUDÍCIBUS, 1998).

Para obtenção da DFC pelo método direto, Campos Filho (1999) não apresenta exatamente uma técnica passo a passo. Argumenta que as empresas dispõem de relativa abundância de informações pelo regime de competência gerada pelas melhores técnicas e tecnologia de informática, porém, “quase nenhuma informação pelo regime de caixa”. Ainda para o autor, o método direto basicamente “consiste em classificar os recebimentos e pagamentos de uma empresa utilizando as partidas dobradas” .

Com alguns poucos lançamentos reproduzidos no método T, Campos Filho (1999) elabora uma DFC pelo método direto, capturando os valores diretamente das contas reproduzidas no método T. Considerando a quantidade relativamente expressiva de lançamentos que normalmente ocorrem nas empresas, o exemplo é sobremaneira econômico, mas suficiente para permitir identificar as ocorrências no interior das contas contábeis.

 

 

 

2.9 Indicadores de análise de DFC

 

As Demonstrações contábeis fornecem por meio de indicadores, informação relevante sobre as situações das empresas e a DFC não é diferente. Ela serve de base para calculo de muitos indicadores financeiros. A importância da DFC está ligada ao fato que através dela se conhece a situação financeira da entidade e sua analise tem como consequência a diminuição dos riscos e aumento de oportunidade.

Conforme Braga e Marques (2001) “as medidas mais importantes encontram-se dispostas em quatro categorias distintas”, que segundo os autores seriam: Quociente de cobertura de caixa, Quociente de qualidade do resultado, Quocientes de Dispendio de Capital, Retornos do fluxo de caixa.

A analise mais detalhada de cada indicador resulta numa melhor visualização da situação financeira da empresa, como também deixa mais claro os resultados obtidos com a gestão dos recursos financeiros.

A respeito de indicadores que avaliam a recuperação sobre o investimento pode ser evidenciado o retorno de caixa sobre os ativos que pode ser obtido por meio da seguinte expressão: FCO (fluxo de caixa operacional) antes juros e impostos dividido pelos ativos totais, nesta relação evidencia-se a geração de caixa sobre os ativos totais. No que concerne ao retorno sobre o passivo e patrimônio liquido, este pode ser calculado da seguinte maneira: FCO dividido PL (patrimônio liquido) mais o exigivel a longo prazo, sendo este indicador financeiro responsável pela sinalização do potencial de recuperação de caixa do negocio para os credores e investidores. (BRAGA E MARQUES, 2001).

Ainda a respeito dos indicadores financeiros que avaliam a recuperação de caixa, pode ser observado o retorno sobre o patrimônio liquido que esclarece aos acionistas a taxa de recuperação de caixa de seus investimentos, podendo ser extraído calculando o FCO e dividendo pelo patrimônio liquido da entidade.

Os indicadores expostos fornecem base para a orientação sobre a capacidade da entidade em gerar fluxos de caixa futuros. Cabe ressaltar que na analise das demonstrações contábeis não deve ser utilizado indicadores financeiros de forma isolada, tem que compará-los e tirar o máximo de suas relações. É com o auxilio das demonstrações contábeis e seus relatórios gerenciais que se atinge um melhor aproveitamento do conjunto de indicadores aqui apresentados.

3             METODOLOGIA

3.1 Tipo de pesquisa

 

Segundo a Vergara (2010), uma pesquisa pode ser dividida em dois tipos de critérios, sendo eles, quanto aos fins e quanto aos meios. Esta primeira é descriminada por vários sub-critérios, são elas: exploratória, descritiva, explicativa e metodológica.

Analisando esses critérios, percebe-se que pertence aos tipos de pesquisas descritiva, explicativa e metodológica.

3.1.1 Quanto aos fins:

De acordo com a Vergara (2010) a pesquiesa Descritiva:

“faz-se a descrição detalhada de todos os passos da coleta e registro dos dados. Quem? Quando? Onde? Como? Descrevem-se ainda as dificuldades, as preocupações, a supervisão e o controle e registro dos dados.” (Vergara 2010).

Sub-critério esse representado pela identificação da empresa que será analisada para fins deste, que será a Locamerica Frotas S.A, no período de 2010,2011 e 2012. Com as dificuldades de se localizar o Jornal em que suas Demonstrações foram disponibilizadas.

Aplicada: Segundo Vergara (2010, p.43), “é motivada pela necessidade de resolver problemas concretos, mais imediatos, ou não. Tem, portanto, finalidade prática”.

Tal sub-critérios é representado pela dificuldade na compreençao, pois este realiza um estudo da importância da demonstração de Fluxo de Caixa nas empresas. Este relatará artigos, analise das demonstrações contábeis da empresa Locamerica Frotas S.A, assim como a estruturação da Demonstração de Fluxo de Caixa.

3.1.2 Quanto aos meios:

A pesquisa poderá ser, Documental, Bibliográfica e Estudo de Caso.

Documental: é realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas, registros, anais, balancetes. e outros”. (VERGARA, 2010)

A pesquisa será feita com a disponibilização da Demonstração de Fluxo de Caixa juntamente com suas Notas Explicativas, seja ela feita por meio eletrônico ou por publicação em jornal.

Bibliográfica: “é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral.” (VERGARA, 2010).

Utilizada para a estruturação de uma Demonstração de Fluxo de Caixa, nos conceitos da formação de tal demonstração.

Estudo de caso: “é a pesquisa sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade que seja representativo do seu universo, para examinar aspectos variados de sua vida” (VERGARA, 2010).

Sub-criterio esse utilizado no momento da analise da Demonstraçao de Fluxo de Caixa da empresa já citada.

3.2 Universo

 

O universo apresentado por Vergara (2010) em se tratar de definir toda a população e a população amostral.

O universo a ser analisado será quantitativo através da DFC ira evidenciar as variações ocorridas no disponível da empresa.

 

3.3 Amostra

 

A amostragem é uma parte do universo escolhida segundo um critério de representatividade. Segundo Vergara (2010) existem dois tipos de amostra: probabilística, baseada em procedimentos estatísticos, e não probabilística (por acessibilidade, aleatória, por tipicidade, e outros).

Para fins deste projeto, será utilizado o Demonstraçao de Fluxo de Caixa de 2010, 2011 e 2012.

 

3.4 Seleção dos Sujeitos

 

Dados fornecidos por meio eletrônico da empresa e pelo Jornal Diário da União com as Demonstrações da empresa publicadas.

3.5 Coletas de dados

 

Para atingir os objetivos específicos será utilizado as Demonstrações de Fluxo de Caixa da empresa de 2010, 2011 e 2012, disponibilizadas pelo Jornal Diário da União ou por meio eletrônico assim como as Notas Explicativas.

“Na coleta de dados, o leitor deve ser informado como você pretende obter os dados de que precisa para responder ao problema. Não se esqueça de correlacionar os objetivos aos meios para alcançá-los.” (VERGARA, 2010)

 

3.6 Tratamento de Dados

 

Para evidenciar as variações ocorridas no disponível da empresa será feita a coleta no Jornal Diário da União e/ou por meio eletrônico da empresa da DFC anual de 2010, 2011 e 2012. Analisando a variação de um ano para o outro

De acordo com a Vergara (2010) o tratamento de dados refere-se:

“...àquela seção na qual se explicita para o leitor como se pretende tratar os dados a coletar, justificando por que tal tratamento é adequado aos propósitos do projeto. Objetivos são alcançados com a coleta, o tratamento e, posteriormente, com a interpretação dos dados; portanto, não se deve esquecer-se de fazer a correlação entre objetivos e formas de atingi-los.”

 

 

3.7 Limitação do estudo

 

Os obstáculos para o aluno na elaboração deste projeto podem ser a falta de tempo, falta de informação, confidenciabilidade, organização e disponibilidade de documentos.

 

 


 

CRONOGRAMA

 

 

Atividades 2014

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Revisão Bibliográfica

Coleta de dados

Analise dos dados

Redaçao preliminar

Revisao e Correçao

Redaçao Final

Entrega

Apresentaçao


 

REFERENCIA

BANCO CENTRAL DO BRASIL. IAS 7 – Cash Flow Statements. Disponivel em:< http://www.bcb.gov.br/nor/convergencia/IAS_07_Demonstracao_dos_Fluxos_de_Caixa.pdf> Acesso em: 04 Nov. 2013.

BARRETO, Gualter Alves. Contabilidade de A a Z. Belo Horizonte. G.A.B . 2011.

BRAGA, Roberto, MARQUES, José Augusto Veiga da Costa. Avaliação da Liquidez das empresas através da análise da Demonstração de Fluxos de Caixa. Revista Contabilidade & Finanças FIPECAFI. N. 25, 2001.

CAMPOS FILHO, Ademar. Demonstração dos fluxos de caixa: uma ferramenta indispensável para administrar sua empresa. São Paulo: Atlas, 1999.

COMITE DE PRONUNCIAMENTOS CONTABEIS. CPC 03 Demonstração dos Fluxos de Caixa. Disponível em:< http://www.cpc.org.br/pdf/CPC_03n.pdf> Acesso em: 08 Maio 2013.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC nº. 1.418 de 2012. Disponível em:<http://www.crcsp.org.br/portal_novo/legislacao_contabil/resolucoes/Res1418.htm> Acesso em: 08 Maio 2013

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Contabilidade no contexto internacional. São Paulo: Atlas, 1997.

CONTAR CONTABLIDADE. Caixa - Principais características de controle e implicações. Cuidados especiais. Disponivel em:< http://www.contarcontabilidade.com/caixa.html> Acesso em: 08 Maio  2013.

GOUVEIA, Nelson. Contabilidade Basica. 2. Ed. São Paulo. Editora Harbra Ltda. 2001.

IASCF INTERNATIONAL ACCOUNTING STANDAR­DS COMMITTEE FOUNDATION. Normas Interna­cionais de Relatório Financeiro (IFRSs). Incluindo Normas Internacionais de Contabilidade (IASs) e Interpretações , aprovadas em 1º de Janeiro de 2008. Volume 1. IASCF – International Accounting Standards Committee Foundation e IBRACON – Ins­tituto dos Auditores Independentes do Brasil, 2008.

IUDICIBUS, Sergio de, MARTINS, Eliseu, GELBECKE, Ernesto Rubens. Introdução à teoria da contabilidade: para nível de graduação. São Paulo: Atlas. 1999.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade introdutória. São Paulo: Atlas, 1998.

IUDICIBUS, Sergio de. Manual de Contabilidade da Sociedades por ações. 7. Ed. São Paulo. Editora Atlas. 2011.

IUDICIBUS, Sérgio de. MARION, José Carlos. Contabilidade Comercial. 9. Ed. São Paulo. Editora Atlas. 2002.

IUDICIBUS, Sérgio de. MARION, José Carlos. Contabilidade Comercial. 9. Ed. São Paulo. Editora Atlas. 2010.

IUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELPBECKE, Ernesto Rubens FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS CONTABEIS. ATUARIAS E FINANCEIRAS. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável também as demais sociedades. 6. Ed. rev. e atual São Paulo: Atlas, 2003.

IUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELPBECKE, Ernesto Rubens FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS CONTABEIS. ATUARIAS E FINANCEIRAS. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável também as demais sociedades. 6. Ed. rev. e atual São Paulo: Atlas, 2010.

IUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELPBECKE, Ernesto Rubens FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS CONTABEIS. ATUARIAS E FINANCEIRAS. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável também as demais sociedades. 6. Ed. rev. e atual São Paulo: Atlas, 2007.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GEPBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações:  Aplicável às demais sociedades. 7ª edição. São Paulo, Editora: Atlas, 2007.

LAMAS, F. R.; GREGÓRIO, A. A. Demonstração dos Fluxos de Caixa e Contabilidade Criativa. Revista Universo Contábil, Blumenau, v5, n.3, p.99-115, jul./ set. 2009.

LOCAMERICA FROTAS. Nossa trajetória. Disponivel em:< http://www.locamerica.com.br/locamerica/3/nossa-trajetoria.html> Acesso em: 08 Abril 2013.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 15 Ed. São Paulo. Editora Atlas S.A. 2009.

NUNES, Paulo. Equivalentes de Caixa. Disponivel em:< http://www.knoow.net/cienceconempr/contabilidade/equivalentesdecaixa.htm> Acesso em: 05 Nov. 2013.

PADOVEZE, Clovis Luis. Manual de contabilidade básica: uma introdução à pratica contábil : texto e exercícios. 5. ed São Paulo: Atlas, 2007.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema de Bibliotecas. Padrão PUC Minas de normalização: normas da ABNT para apresentação de trabalhos científicos, teses, dissertações e monografias. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: <http: //www.pucminas.br/biblioteca>. Acesso em: 27 Maio 2013.

PORTAL DE CONTABILIDADE. Demonstração de Fluxo de Caixa. Disponivel em:<http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ademonstracaodosfluxos.htm> Acesso em: 07 maio de 2013.

SAINT FILHO, Armando de: Analise do demonstrativo de fluxo de caixa: enfoque sobre o EBITDA , sobre fluxo de caixa operacional e sobre as políticas financeiras. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SILVA, Edson Cordeiro da. Como administrar o fluxo de caixa das Empresas. In: Cap 2 Demonstrações Contábeis.  2. Ed. Sao Paulo: Editora Atlas S.A. 2006.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12a ed. São Paulo: Atlas, 2010.