Resumo

A economia moçambicana ressente-se do impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia uma vez que o país depende de exportações de fertilizantes e cereais produzidos nos dois países em conflito. Segundo relatório da ONU (2020), o sector agrário moçambicano é o que mais sofre do impacto da guerra. Segundo este relatório da ONU,  Moçambique importou um total de 521,3 milhões de dólares em grãos, representando cerca de 8,1% do total das importações do país. Da Rússia, Moçambique importou 76 milhões de dólares em cereais e 9 milhões de dólares em fertilizantes (cerca de 13% do total das importações de fertilizantes). Por sua vez, a Ucrânia forneceu a Moçambique 21,7 milhões de dólares em cereais. Portanto, ao todo, cerca de 19% das importações de trigo provêm da Rússia e da Ucrânia.O jornal o jornal o país (2022) apontava que, embora as importações (de trigo) da Rússia e da Ucrânia no seu conjunto não sejam dramáticas para Moçambique, a crise terá um impacto: antes mesmo do conflito, a taxa de inflação dos alimentos, em Janeiro de 2022, já tinha subido para cerca de 11%, em virtude do aumento dos preços dos transportes, petróleo e fertilizantes. O agora esperado aumento de preços dos produtos alimentares continuará a impulsionar a taxa de inflação anual dos alimentos, que afecta principalmente as camadas mais pobres da população. Como resultado, uma parte muito maior do rendimento terá de ser gasta em alimentos. O objectivo do artigo é analisar o impacto da Guerra entre Rússia e Ucrânia na economia e no sector agrário Moçambicano. É uma pesquisa do tipo descritiva de abordagem quantitativa em que recorre-se as técnicas de entrevista e análise documental para recolha dos conteúdos os quais serão analisados e interpretados com profundidade necessária para tornar explicito o tema. Os resultados esperados certamente irão contribuir para o mundo académico e para entendimento da situação económica do país ajudando assim os decisores a tomar melhores decisões.

Palavras-chave: guerra entre Rússia -Ucrânia, economia; sector agrário moçambicano.


Introduçã

A Guerra entre Rússia e Ucrânia pode ter um impacto significativo na economia e no setor agrário moçambicano, embora seja importante ressaltar que a análise de eventos geopolíticos em tempo real pode ser complexa e sujeita a mudanças rápidas. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia pode causar incerteza e volatilidade nos mercados globais, afetando os preços das commodities, as taxas de câmbio e os fluxos de investimento, isso leva a um ambiente econômico desafiador para Moçambique, uma vez que o país é um participante global no comércio de commodities.  A guerra entre Rússia e Ucrânia esta a interromper as cadeias de abastecimento global, incluindo o comércio agrícoladificultando as exportações agrícolas de Moçambique e afetar negativamente os agricultores que dependem do comércio internacional. A instabilidade no mercado agrícola global pode levar a variações nos preços dos alimentos. Embora Moçambique seja um produtor agrícola, as flutuações nos preços internacionais dos alimentos podem afetar o custo de vida interno e a segurança alimentar das comunidades mais vulneráveis.

Dependendo do contexto e das necessidades do mercado global, a guerra entre Rússia e Ucrânia pode criar oportunidades para o setor agrário moçambicano. Se houver uma escassez de alimentos devido à guerra, Moçambique pode aproveitar a oportunidade para aumentar suas exportações agrícolas e suprir a demanda de outros países. É importante ressaltar que esses impactos são especulativos e podem variar dependendo da duração, intensidade e desenvolvimento do conflito entre Rússia e Ucrânia, bem como das medidas tomadas por Moçambique e pela comunidade internacional para mitigar os efeitos negativos. Para uma análise mais precisa, é necessário acompanhar de perto os desdobramentos da situação e consultar fontes confiáveis de informações econômicas e agrícolas.

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia pode levar a uma reorientação das políticas governamentais e dos acordos comerciais em nível global. Isso pode afetar indiretamente o setor agrícola de Moçambique, caso haja mudanças nas políticas de comércio internacional ou nos acordos preferenciais de exportação de produtos agrícolas. O país pode precisar se adaptar a essas mudanças e buscar novos mercados ou parceiros comerciais.