Lúcia Helena Pinheiro Serrão Magalhães

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DE LEITURA

Tema: Contar e Recontar, uma divertida aprendizagem através dos livros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Belém-Pará

2013

 

 

 

Justificativa

 

A leitura é um importante mecanismo para o desenvolvimento da aprendizagem, pois os livros participam da formação do indivíduo de maneira objetiva. Não se formam bons leitores sem que se tenha contato com eles desde pequeno.

Segundo Dutra (2011), ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com os alunos, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão de mundo.Através do hábito da leitura o homem pode tomar consciência das suas necessidades,promovendo assim a sua transformação e a do mundo.

Então, a partir desta perspectiva no início do ano de 2013, propomos o Projeto “Contar e Recontar, uma Divertida Aprendizagem Através dos Livros".

A princípio, fizemos o levantamento do acervo existente na escola, e desenvolvemos atividades propostas pelos professores para cada turma de acordo com a faixa etária deles.

Através deste foco, buscamos trabalhar o desenvolvimento da oralidade, da concentração, da socialização, da escrita e da leitura de maneira prática e objetiva. Essa não era uma prática constante em nossa escola,apenas alguns professores trabalhavam essa temática.

 Assim, formalizamos o projeto a partir de nosso planejamento e procuramos aplicá-lo por todo o ano letivo de 2013 com todas as turmas, tempo suficiente para perceber as mudanças de comportamento e aprendizagem dos alunos.

Sabemos que através de práticas constates de leitura, a o desenvolvimento da escrita, oportunizando, uma vasta ampliação cultural, pois causa uma projeção por diversos "mundos" criados por cada leitor a partir dos livros. Isso viabiliza o estímulo à criatividade, o censo crítico, aumenta o vocabulário, etc.

 

Objetivo Geral

Expandir o universo literário do aluno, favorecendo uma aprendizagem significativa a partir do manuseio de diversos livros e gêneros textuais, como forma de facilitar a ampliação de seu vocabulário, sua escrita, sua leitura e seu desenvolvimento social.

 

Objetivos Específicos

-Favorecer a oralidade e a escrita;

-Facilitar a socialização;

-Sensibilizar os alunos quanto aos cuidados com o acervo existente na escola.

Metodologia

 

O projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2013, na Unidade Pedagógica Lions Clube de Belém Centro com alunos da educação infantil e do ensino fundamental na faixa etária de 4 a 6 anos.

A princípio, foi feito o levantamento do acervo de livros existentes na escola para a divisão do trabalho e para saber quais livros poderiam ser trabalhados.

Então, a partir dai foram propostas atividades para cada turma também, ficou acertado que três vezes na semana seria desenvolvido o projeto em sala de aula.

 Depois disso, o trabalho foi divido da seguinte maneira: as turmas de educação infantil trabalhariam com livros com imagens ilustrativas, e histórias que fizessem parte do universo deles como os contos de fadas, fábulas, história do sitio do pica pau amarelo dentre outros de fácil acesso, onde pudesse facilitar a oralidade e a socialização elementos tão importante nessa faixa etária.

Já para as turmas do ensino fundamental, mas precisamente para alunos de seis anos, buscamos trabalhar com livros que priorizasse a leitura e a escrita e a consulta ao dicionário, elementos fundamentais para alfabetização deles.

Dessa forma, as professoras trabalharam livros como: contos, poesias, trava línguas, parlendas e a utilização do dicionário para consulta. Com os alunos foram feitos também, rodas de leitura,apresentação e confecção de textos,peças teatrais, também,a cada bimestre os alunos apresentavam suas criações para toda a escola,como forma de socialização.

Percebemos que no início eles ficavam tímidos, não davam muita atenção aos livros, nem a leitura feita pelas professoras, não sabiam manusear os livros, e ate mesmo os rasgavam. Mas com o incentivo das professoras e o trabalho da coordenação da escola,eles passaram a valorizar os livros e se sentiram responsáveis por eles.

Já final do projeto em dezembro do mesmo ano, percebemos que eles não só começaram a desenvolver seus trabalhos como houve uma melhora significativa em seu aprendizado. Eles passaram a exercitar mais a escrita,a leitura,a criação de desenhos a partir das histórias,e também,criaram suas próprias histórias fazendo até livros com a ajuda dos professores.Isso deu um impulso e motivação para o trabalho desenvolvido e a certeza de que estamos no caminho certo.

 

Avaliação

 Foi contínua começando em fevereiro até dezembro do mesmo ano.

Percebemos depois do início do projeto que na educação infantil, 70% dos alunos melhoraram sua socialização e sua oralidade, também, houve um avanço significativo na escrita deles a partir do desenvolvimento da coordenação motora com a criação de desenhos a partir da leitura de livros, e que 60% dos alunos do ensino fundamental, já fazem a relação do texto com palavras e fazem a contagem de histórias criadas por eles e apresentadas como peças teatrais, também, melhoraram a leitura e a escrita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas:

 

-ABRAMOVICH, F “Literatura Infantil: gostosuras e bolos, Pensamento e ação no magistério”. São Paulo, Scipione, 1997.

- DUTRA, Vânia L.R. Abordagem funcional da gramática na Escola Básica. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin.Curitiba,2011.Disponível em :www.abralin.org.Acesso em janeiro de 2013.

- FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam.23ª Ed.São Paulo:Cortez,1989.

-SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: Caminhos e Descaminhos. Revista Pátio, n.29 fevereiro de 2004.

-VANOYE, F.”Uso da linguagem. Problemas e Técnicas na produção oral e escrita”. São Paulo, Martins Fontes, 1983.