UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

CURSO DE PEDAGOGIA

 

 

 

PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR

DESENVOLVENDO A LEITURA

Educação de Jovens e Adultos

 

 

 

 

PATRÍCIA GOUVEIA BATISTA

 

 

 

 

Tabira

2013

 

 

 

SUMÁRIO

 1.    JUSTIFICATIVA__________________________________3

2.    OBJETIVOS_____________________________________4

3.    METODOLOGIA__________________________________5

4.    RECURSOS_____________________________________6

5.   CRONOGRAMA___________________________________7

6.   AVALIAÇÃO______________________________________09

7.   BIBLIOGRAFIA____________________________________10

 

 

 

 

 1.    JUSTIFICATIVA

      Esse projeto é idealizado tendo em vista a necessidade de incentivar o aluno (jovem e adulto) a adquirir o hábito da leitura, uma vez que a maioria desse público se encontra com dificuldades de concentração, raciocínio lógico e exposição de pensamentos. A leitura desse ponto de vista deve ser encarada como parte do cotidiano de cada aluno, remetendo os mesmos a uma aprendizagem significativa. Dada a importância desse trabalho, o estágio será realizado em uma turma de EJA da Escola Municipal José Paulino de Siqueira na cidade de Santa Terezinha - PE, entre os dias 20 e 24 de maio do ano de 2013, com duração de 20 horas.

 

 

 

 2.    OBJETIVOS

         Despertar, incentivar e estimular nos alunos o gosto e o prazer pela leitura, desenvolvendo o comportamento leitor, ampliando o repertório cultural e letrado dos mesmos. Com isso busca-se promover a leitura no âmbito escolar para melhorar a qualidade do ensino aprendizagem e o desenvolvimento.



                                                                               

3.    METODOLOGIA

        Ao tratar da metodologia que vai nortear a prática de leitura nesse projeto, é necessário ter em mente que a aprendizagem ocorre no processo de interação entre textos e sujeitos. Para se trabalhar o tema proposto “Desenvolvendo a leitura” na educação de jovens e adultos, faz-se necessária primeiramente uma sondagem dos conhecimentos prévios dos educandos, pois são de uma faixa educacional marcada pelas dificuldades de aprendizagem. Isso a fim de compreender e identificar o nível de leitura e produção necessária para o efetivo trabalho intelectual. Após essa sondagem os alunos terão em mãos textos em diversos formatos e atividades variadas que lhes proporcionarão prazer diante do exercício da leitura e consequentemente da importância do ato de ler. O contato também se fará com textos desde os clássicos da literatura até as obras contemporâneas adultas e com produções de textos criativos, como forma de interagir e participar do mundo da leitura.  Ainda acontecerão jograis e dinâmicas que facilitarão o entrosamento entre textos e leitores.

 

 

                                                          

 4.    RECURSOS

        Para o desenvolvimento desse projeto serão necessários recursos como:

  • Humanos

Alunos da EJA

Professores e colaboradores

  • Físicos

Sala de aula

Biblioteca da escola

  • Materiais

Livros literários e de outros gêneros

Cartolinas

Canetas

Lápis e borrachas

CDs

Papel sulfite

Isopor

Tintas

Fantoches

 

        

 

5.    CRONOGRAMA

       

      DATA

HORÁRIO

G. HORÁRIA

  ATIVIDADES

     20/05/2013

    18:30 ÀS          22:30

           4 h

Sondagem oral e escrita com resgate de experiências sobre o que é leitura, livros conhecidos/ leitura compartilhada do livro “O Nabo Gigante”, socialização e interpretação em grupo/ dramatização da história lida sob a forma de teatro/ produção de texto sobre a história lida.

     21/05/2013

      18:30           ÀS             22:30

           4 h

História “O Grúfalo” contada através de slides, socialização e interpretação da mesma em grupo/ texto recortado para recontagem da história lida (individual)/ trabalho de pesquisa sobre gêneros textuais na biblioteca da escola.

     22/05/2013 

    18:30 ÀS       22:30

           4 h

Oficina de leitura com diversos gêneros textuais para deleite dos alunos/ construção de painel com recortes de textos escolhidos pelos alunos/ atividades escritas para exercício da leitura.

     23/05/2013

    18:30 ÀS       22:30

           4 h

Atividades de leitura e interpretação de imagens e códigos do cotidiano/ produção de texto enigmático pelos alunos, leitura compartilhada das produções/ trabalho com desenhos ilustrativos de histórias conhecidas produzidas pelos alunos.

     24/05/2013

    18:30 ÀS       22:30

           4 h

Culminância do projeto com dinâmica de grupo, exposição das atividades realizadas pelos alunos/ dramatização em jogral da história “A formiguinha e a Neve”/ depoimentos e avaliação oral e grupal do projeto.

 

 

 

6.    AVALIAÇÃO

         Para que se faça uma avaliação efetiva, a observância sobre o comportamento do aluno em relação à leitura é imprescindível. Um bom termômetro é quando eles começam a pedir momentos de leitura, deixam explícitos quais são os títulos prediletos, comentam e passam a frequentar a biblioteca. É importante também a turma ter comportamento leitor no manuseio das obras e na postura para escutá-los.  Quanto à avaliação do professor mediante este projeto, se dará a partir dos resultados obtidos em sala de aula, como o favorecimento das condições para que os jovens leiam mais e busquem maior interação com o universo dos livros, e, também, nas relações intra e interpessoais, que gerenciam a construção do processo de ensino-aprendizagem.




7.    BIBLIOGRAFIA

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Paraná Editorial, 2003.

GRIMM, Jakob. Os Contos de Grimm. São Paulo: Paulinas, 1989.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria do Socorro Lucena. Coleção Estágio e Docência. Série Saberes Pedagógicos. São Paulo: Cortez, 2004.

Pro-Letramento- Alfabetização e Linguagem – Ministério da Educação     Secretaria de Educação Básica – Brasília- 2007. CD Nova Escola.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. V. 2 Brasília, 1996.

 

 

 

 

_______________________________________________________

Ass. do Aluno

 

_______________________________________________________

Ass. do Gestor da escola

 

_______________________________________________________

Ass. do Professor tutor

 

_______________________________________________________

Ass. Do Professor colaborador.