PROJETO ARTE E EDUCAÇÃO: um leque de oportunidades na educação infantil.

 Lucivânia da Silva*

Patrícia Freire Santa Rosa dos Santos**

  RESUMO

 

            Projeto Artes e Cultura na Educação Infantil promove o desenvolvimento integral das crianças por estar inserido em um ambiente de dispõe de proposta lúdicas ao mesmo tempo em que contempla o educativo, pois a cultura de um povo é um bem mais precioso o qual devemos cultivar, por revelar sua identidade. Como os meses de julho, agosto e setembro são contemplados com atividades culturais a exemplo do folclore brasileiro, dia do soldado, dia dos pais e o ano cultural que teve como  homenageadas as artistas da terra Cátia de França e Elba Ramalho,  aproveitamos para trabalhar as lendas, parlendas, cantigas de rodas e mitos da cultura popular brasileira riquíssima em sua intensidade como as festas populares, jogos, brincadeiras, teatros entre outros.

            Expressar tradições culturais, conhecimentos, contos e cantigas de roda nos faz viajar no tempo, lembrar como podemos resgatar essa infância que desenvolve os eixos temáticos da educação infantil, contemplando de forma interdisciplinar: A linguagem oral e escrita, a matemática, natureza e sociedade, artes, movimentos e músicas.

            Sendo assim, trabalho com a literatura nos traz a possibilidade de explorar várias habilidades e competências desta faixa etária da educação infantil, transformando a aprendizagem num lindo faz de conta.

PALAVRAS-CHAVES: Arte, educação e educação infantil.

 _____________________________________________________

*Pedagoga, especialista em gestão educacional. Gestora de uma Crei no Municipio de João Pessoa/PB.

** Pedagoga, especialista em psicopedagogia. Supervisora escolar de uma Crei no Municipio de João Pessoa/PB.

1 JUSTIFICATIVA

 Nenhuma atividade na Educação é tão relevante como de criar desenhos, pinturas, montar, colar, ir ainda mais longe à meio ao mundo da imaginação infantil. A criatividade é uma potencialidade do ser humano e sua realização é uma das suas necessidades, uma vez que, é através dessa habilidade que despertamos a imaginação, a concentração, a coordenação motora, a realização, o desenvolvimento cógnito e motor das crianças, além de estimular o gosto pelas artes.

Reconhecemos que a criança que chega num âmbito escolar pode desenvolver-se socialmente e individualmente através de processos de vida e de aprendizagem, o que as biociências já confirmam que eles são interdependentes. É na interligação destes dois importantes níveis: individual e cultural que se dá o processo imaginativo e criativo.

Cada criança traz em si um potencial em sua particularidade, que é moldado de acordo com a realidade social em que vive e o produto deste encontro é a criação. Criar é formar no sentido de dar vida a alguma coisa.  É através desse contexto que criando a criança ordena, configura, amplia, e com isto desenvolve seus processos mentais, sua inteligência matemática, musical, intelectual e interpessoal. Manusear, amassar, transformar algo em uma coisa pessoal com uma interferência própria é estabelecer para si mesma o sentido da forma, do limite, do equilíbrio, pode ser com um simples rabiscos, mas que reflete aspectos expressivos de seu desenvolvimento tais com: Crescimento, maturação, mudanças de níveis.

“Todo o desenvolvimento da criança deve ter, como ponto de partida, a experimentação e a sensibilização. O que a criança é, o que sente e sabe ela aprende através dos sentidos e dos contatos diretos.” (Stabile, 1998, p. 158).

 O componente curricular arte e cultura em suas abrangências de conhecimentos - a música, o teatro, o faz de conta, a brincadeira lúdica, os fantoches, as lendas e paralendas são oportunidades que proporcionamos de expressão interior do individuo moldando e transformando sua conduta pessoal, capaz de obter segurança no relacionamento social e pessoal.

Ressaltamos que é na sala de aula que o relacionamento social acontece, no convívio com os colegas, com os educadores, uma vez que cada individuo traz consigo uma bagagem de conhecimento. A partir disso a sala de aula torna-se um espaço acolhedor das manifestações artístico - culturais capazes de facilitar o desenvolvimento individual e coletivo, prezando a qualidade dos conteúdos explorados. A educação de qualidade deve chegar até a criança respeitando seus ritmos e limites, sua realidade de vida, seus movimentos contínuos, sua natural desatenção e seu eterno desejo de brincar e  explorar o mundo ao redor.

É exatamente por isso que o educador deve aproveitar-se dessa curiosidade e trabalhar a leitura de contos de fadas, fazendo com que sua imaginação seja estimulada e transformada em desenhos artísticos interpretativos, expressando seu entendimento a cerca do relatado.

As crianças atuam em um mundo marcado culturalmente e, desde que nascem, compartilham das formas de viver e de pensar dos adultos. Elas constroem suas experiências, em meio a objetos e fenômenos criados pelas gerações anteriores, integram os seus significados e estabelece suas relações interpessoais, utilizando-se de linguagens e expressões.

É na relação com o outro que a criança vai se apropriando das significações socialmente construídas. Desse modo, é o grupo social que por meio das linguagens e das significações possibilita o acesso a formas culturais de perceber e estruturar a realidade. A partir de suas relações com o outro, a criança reconstrói internamente as formas culturais de ação e pensamento.

                                                      (FONTANA & CRUZ, 1997, P.60).

 O Centro de Referência em Educação Infantil, o qual trabalhamos, tem a preocupação de mostrar a cultura em seus diferentes significados, pois  com a promoção de atividades organizadas e significativas, provocamos avanços nas percepções das crianças sobre os diversos conhecimentos que o cercam, a partir do processo de escolarização, nas situações de ensino e de aprendizagem que aproxime a criança do repertório já construído pela humanidade e as façam reconstruir seu própria forma de interpretação de mundo.

2 OBJETIVO GERAL

  • Resgatar e envolver a cultura popular brasileira e regional, através da arte e da música numa perspectiva interdisciplinar.

 

  • 2.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

    Promover a criatividade das crianças;
  • Facilitar a construção de suas competências e habilidades culturais;
     
    • Oportunizar o conhecimento do próprio corpo experimentando: força, flexibilidade, equilíbrio;


• Exercitar as habilidades motoras;

  •  Oportunizar a criança o conhecimento das diferentes linguagens de artes plásticas;
  • Explorar o espaço físico através de brincadeiras;
  • Trabalhar a diversidade sonora e cultural;
  • Resgatar as diversas culturas populares regionais;

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 O referido projeto Arte e Cultura, poderá ser desenvolvido contemplando, de forma interdisciplinar, os eixos temáticos norteadores da educação infantil, em consonância com o Referencial Curricular da Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, faremos um apanhado do que pode ser trabalhado em meio ao universo com o qual a arte e a cultura estão inseridos:

 3.1 A hora do Conto: Atividades desenvolvidas dentro do componente curricular linguagem oral e escrita através de diálogos com adultos e/ou seus próprios pares nas diversas situações de interação social e no faz de conta em que estas crianças se expressão via imitação, observação, familiarização com a escrita e leitura através do manuseio e audição de livros, revistas, escuta e encenação de diversos tipos de textos.

 

3.2  Artes Cênicas: As atividades desenvolvidas dentro deste componente curricular, o fazer artístico/ teatro, tem como um dos objetivos a exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas e complementando com os trabalhos o objetos produzidos individualmente ou em grupo ( RECNEI, Vol. 3, p. 97).

  3.3 Desenvolvimento da Identidade e Autonomia: Na construção deste conceito a criança gradualmente, permite-se enquanto ser social a compreender-se e comunicar-se através de múltiplas formas tendo em vista a aquisição de seus próprios limites corporais e isso ocorre de forma efetiva na oportunidade do trabalho com o teatro via histórias infantis entre como a história “Menina Bonita do Laço de Fita”, entre outros diversos contos de fadas da nossa literatura.

 4.1 Conteúdos reflexivos interdisciplinares

 Os conteúdos irão prioriza, de forma interdisciplinar,  o desenvolvimento das capacidades de leitura, escrita, expressivas e estéticas, matemática, natureza e sociedade, música e movimento e artes visuais, possibilitando a apropriação do conhecimento em diversas situações de aprendizagem, de forma gradual e espontânea com a participação em diferentes atividades pedagógicas e lúdicas, envolvendo a percepção de pontos de vista e experiências vividas. Neste contexto, dramatizar a realidade é apropriar-se dela para poder entender a vida, os diferentes papeis sociais e as relações entre eles.

Nesta perspectiva, o teatro na Educação Infantil trata-se mais de um jogo dramático, onde brincando exercitam outros tons de voz testam a autoridade ou a submissão, a coragem e o medo.

Os fantoches, marionetes, fantasias e maquiagens contribuem para esse exercício de faz de conta e também compõem esse delicioso cenário.

Busca-se neste projeto, compreender a nossa cultura, os elementos do folclore, os costumes e as regras sociais permitem que nossas crianças possam estabelecer comparações e ampliar o seu repertório. Através do conhecimento de outras culturas e seus alimentos, ou ainda das preferências culinárias de cada criança da turma.

Vygotsky sustenta que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento,, sendo essa teoria considerada, histórico-social. Este processo se dá na relação com o outro, nas trocas onde o professor aperfeiçoando sua prática constrói, enriquece seu aprendizado. Nesse sentido, a troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, assim, o papel do professor é de fundamental importância para a criança ao iniciar a educação infantil, esta criança está na idade de vivenciar o processo de socialização e estabelecer amizades.

A metodologia utilizada neste projeto contempla uma ação educativa que visa garantir que a criança compreenda e contemple a diversidade cultural.

Sendo assim, o trabalho será dividido em várias etapas que deverão estar consonância entre si como:

- Interação dos grupos/ turmas através de jogos de percepção e observação do corpo como um todo brincadeiras, músicas de conhecimento comum a todos.

- História o uso da arte de contar para apresentar diversos contos, observações de figuras humanas nas imagens.

- Após leitura de histórias, uso de desenhos e interpretações destas.

- Valorização da ação artística e o respeito pela diversidade cultural.

- Trabalho individual e em grupo respeitando o limite e o potencial de cada um.

- Criação de trabalhos manuais através de pinturas, colagens, modelagens, texturas, etc.

A partir daí iniciam-se os ensaios de fala, coreografias, leitura, escrita etc.

Temos também a opção da história da Menina Bonita do laço de fita., pode-se explorar a heterogeneidade no CREI, como preconceito racial, buscando, as origens dos participantes suas descendência, culturas em que estão inseridos como: comidas típicas, costumes, danças, lendas não só local mas, global. Com isso, formar cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.

 

5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

  Período: a ser definido pela Instituição

CONTEÚDO

OBJETIVOS

RECURSOS

METODOLOGIA

AVALIAÇÃO

- Escultura e modelagem ( estruturação de imagem, elaboração e imagem);

- Criação de um Ano cultural ou uma Mostra Cultural

- As danças folclóricas;

- Obras e composição de diversos autores;

- Produções artísticas individuais e coletivas.

- Despertar o interesse e o gosto pelas diversas formas de expressões artísticas (pinturas, desenhos, modelagem, colagem etc;)

- Apreciar as imagens artísticas nos diversos meios, como livros, revistas, contatos com artistas etc;

- Conhecer e vivenciar os costumes da região nordestina;

- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam artes e música;

- Valorizar a ação artística e o respeito pelas produções individuais e coletivas.

- Folhas de ofício, cartolinas, tinta guache, massa de modelar etc.

- Imagens dos artistas homenageados, colagem em cartolina para exposição de painéis;

- Adereços para as apresentações regionais;

- Jogo, imagens de revista, cola e cartolina;

- Painel, tinta guache, massa de modelar e lápis de cor.

- A partir das histórias infantis desenvolverem a criatividade em forma de artes.

- Interação das crianças no ano cultural com exposição de cartazes e dramatização.

- Danças regionais folclóricas com apresentação das crianças na “ Estação Cabo Branco”

- Jogo dos artistas criado pela educadora para explorar o universo cultural;

- Com a ajuda da educadora as crianças expressará seu lado artístico estimulado pelos diversos artistas já mencionado nas aulas anteriores.

O processo de avaliação deverá ser contínua, através da observação e registros do professor em fichas e diários de classe, a fim de documentar os progressos de desenvolvimento das crianças, suas habilidades e competências.

 

 

 

 

 6 Avaliação

 O processo de avaliação deverá ser contínua, através da observação e registros do professor em fichas e diários de classe, a fim de documentar os progressos de desenvolvimento das crianças, suas habilidades e competências adquiridas durante o processo de aprendizagem nos eixos temáticos que norteiam a educação infantil.

7  CONSIDERAÇÕES FINAIS

 As atividades a serem desenvolvidas no referido projeto são de cunho educativo e com propostas lúdicas, pois a cultura de um povo é um bem mais precioso o qual se deve ser cultivado e preservado.

Aproveitamos as datas comemorativas do período o qual o projeto será implantado para nos  presentear com a criação eventos culturais ao exemplo do folclore brasileiro, dia do soldado, dia dos pais entre, onde oportunizamos  as lendas, paralendas,  mitos da cultura popular brasileira, festas populares, jogos brincadeiras, além das ações realizadas do projeto trânsito e da semana da família.

            Expressando as tradições culturais, conhecimentos, contos e cantigas de roda resgatamos um pouco do nosso povo, das nossas raízes ancestrais, paralelamente que trabalhamos os eixos da educação infantil de forma interdisciplinar: A linguagem oral e escrita, a matemática, natureza e sociedade, artes, movimentos e músicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8 REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, vol. 3 Brasília: MEC/ SEF, 1998.

FONTANA, R; CRUZ, M. N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

STABILE, Rosa Maria. A expressão artística na pré-escola. São Paulo: FTD, 1998.158p.

VYGOSTSKY, L.S. A Formação social da mente. 6. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.