Professor - Ser político por natureza

         Acreditamos que todo professor é um "ser político", motivador, agregador de conhecimentos, opiniões e competências,  capaz de transformar, através da sua ação e prática pedagógica.

Pergunta-se: Onde estão as falhas? Na Universidade que não mais prepara para a prática e os encaminhamentos das dificuldades diárias; na sociedade que não o valoriza; na questão financeira que não compensa; no aluno que não o respeita; no uso de metodologias ultrapassadas; no não envolvimento com as novas tecnologias; na família desestruturada que não participa da vida escolar; na violência do cotidiano da escola e da sociedade; na ausência de relações afetivas e humanas e tantos outros entraves que poderíamos elencar para exemplificar, porém sem querer justificar sendo estas as únicas causas do fracasso escolar e da insegurança do professor no desempenho de sua função.

         As escolas públicas estão repletas de programas assistencialistas, que por vezes não atendem a demanda educacional de gerir educação de qualidade e resultados, mas sim para  oferecer espaço em contra-turno para atender a demanda de  alimentação e segurança para as crianças em vulnerabilidade social. Sabemos que não é esta a principal função da escola, mas também é uma delas. E muitas vezes estes recursos de tais programas são geridos inadequadamente, não trazendo resultado satisfatório. Precisamos da Escola em Tempo Integral com proposta educacional transformadora e de qualidade para todos e assumida pela escola como equipe e pela família e sociedade.

         A Educação brasileira precisa de políticas de Estado e não de políticas de governos, onde a cada espaço de tempo  rompe-se um trabalho ou uma prática e  inicia-se  outra, sem que haja uma avalição séria e sistemática. Precisa-se avaliar constantemente o planejamento, objetivos,  metas, ações e a avaliação do Plano em execução.

         Precisa-se retomar o papel das Universidades na  formação adequada dos professores. Valorizá-los na profissão. Oferecer-lhes formação continuada séria, responsável e que produza eficiência. Repensar a escola e sua função na transformação social. Dar a ela o valor e a atenção que merece.

         O Estado tem a função de nutrir as escolas com políticas públicas educacionais, com Planos eficazes e eficientes e realmente inclusivos.  E que o professor - ser político transformador - conquiste  seu espaço por merecimento e conhecimento  e consiga realmente desempenhar seu papel e obter o reconhecimento como tal.

Gentil, 30 de março de 2015.     Profª Marines Tonin Schuster