Introdução

 

Esse trabalho é um artigo cientifico desenvolvido através da metodologia  de pesquisa bibliográfica, intitulado “Problema Ambiental: Mudança Na Matriz Energética”. O problema abordado foi conhecer o efeito dos recursos energéticos ao meio ambiente e que pesquisas estão sendo realizadas para a mudança da matriz energética. O estudo foi realizado através de pesquisa de livros e sites. Teve como objetivo ampliar os conhecimentos sobre os problemas ambientais e a mudança na matriz energética, compreendendo os problemas ambientais e seus efeitos há economia globa. Este trabalho se torna relevante na medida que ao seu temino a sociedade elitora consiga ter uma compreensão mais critica dos temas a serem estudados. Neste trabalho se trata sobre estudos de problemas ambientais, recursos naturais e fontes de energia, encontros mudiais e debates sobre o meio ambiente e sobre a matriz energética.

Vive-se em um mundo onde a sociedade há cada vez mais utiliza os recursos naturais, tanto para as necessidades básicas ou mesmo para satisfazer o ego. Sabe-se que de uma forma ou de outra estes recursos fazem parte do meio ambiente e interage-se com ele, essa utilização brusca e desenfreada dos recursos naturais e seus derivas faz com que ocorra várias transformações no meio ambiente que conseguintemente pode ocorres vários problemas ao meio ambiente.

Dias (2006, p.44), na tabela abaixo mostra de forma clara os principais problemas ambientais, fontes do problema e grupos sociais afetados.

 

            Tabela- Principais problemas ambientais

 

             Fonte: DIAS, Rubens Alves, et al Apud Goldemberg (1998).

O mesmo explica que,[1] “todos esses problemas têm um grande número de causas, tais como o aumento populacional, as formas de crescimento econômico e a mudança de padrões de indústria, do transporte, da agricultura e da habitação”.

Percebe-se deste modo que a sociedade de forma direta ou indireta, consciente ou inconsciente está a todo tempo alterando o meio de convívio, alterações estas que formaram problemas imagináveis há anos atrás, mas atualmente frequente.

RECURSOS NATURAIS E FONTES DE ENERGIA

Recursos Naturais Renováveis

 

Para Valquíria (2009, p.179), Recursos naturais renováveis são “recursos que podem ser recriados ou renovados pela natureza quando são utilizados de maneira racional e preservados pela sociedade”. Desta maneira as florestas, os solos e as águas dos rios são exemplos aplicados a este conceito, pois de forma geral todos estes três exemplos podem ser renovados pela natureza.

Recursos Naturais não Renováveis

Segundo Valquíria (2009, p.179), Recursos naturais não renováveis são “recursos que não podem ser recriados pela sociedade e leva milhões de anos para serem repostos pela natureza”. Assim pode se dizer que os combustíveis fósseis como: carvão e petróleo e os minerais como: cobre, ferro, manganês, diamante e ouro, são bons exemplos de recursos naturais não renováveis.

Fontes de Energia Renováveis

 

Faria, explica fontes de energia renováveis como sendo “aquelas capazes de favorecer energia através da utilização dos chamados “combustíveis Renováveis”: que podem ser utilizados infinitamente e jamais se esgotarão.” Ou seja energia vinda dos recursos naturais renováveis. Dessa forma podem ser citados como fontes de energia renováveis Energia hidráulica, Biomassa, Energia solar, Energia eólica, Energia geotérmica, Energia maremotriz, energia do hidrogênio entre outras.

Fontes de Energia não Renováveis

 

De acordo com Santos, fontes de energia não renováveis “são as fontes de energia que estão presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas caso acabem”. Dessa forma as fontes de Energia não Renováveis são vindas dos recursos naturais não renovais. Tem-se como exemplo o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e combustíveis nucleares.

Na atualidade a sociedade global utiliza-se de vários recursos naturais para a criação e obtenção de energia, para o consumo e demais fins, recursos estes que estão a seus limites na natureza e podem chegar a seu fim em pouco tempo, mas percebe-se que pouco está sendo feito para mudar este cenário, sendo que cada vez mais estão explorando sem pensar nas futuras gerações.

ENCONTROS MUNDIAIS E DEBATE SOBRE O MEIO AMBIENTE

 

Com a necessidade de mudança no padrão de consumo dos recursos existentes, grupos de países ao longo dos anos veem buscando soluções e acordos para a diminuição do consumo e das emissões de resíduos tóxicos a natureza, logo abaixo pode ser compreendido quando e quais providencias foram tomadas.

Clube de Roma

 

Segundo Franco (2008, p. 141),

o Clube de Roma foi criado em 1968 na Academia dei Lincei, em Roma, por cientistas de vários países, na tentativa da proposição de soluções para os complexos problemas decorrentes das crescentes pressões demográficas, que já se exerciam sobre o delicado equilíbrio do ecossistema do planeta, atingindo os recursos não renováveis. O informe denominado “Limites do Crescimento” foi então proposto por D. Meadows e alguns cientistas ao Clube de Roma em 1971, onde expunham um complexo modelo matemático mundial, embasado numa nova metodologia de dinâmica de sistemas. Esse estudo mostrava que se o crescimento demográfico e econômico continuasse a longo prazo, inevitáveis efeitos catastróficos iriam ocorrer em meados do próximo século, como escassez de recursos, poluição, fome, doenças, culminando em grande mortandade, ocasionando uma diminuição da população e chegando aos índices do início do século XX.

 Dessa forma pode-se observar uma preocupação de vários estudiosos com o crescimento populacional e a diminuição dos recursos não renováveis. Como os países ricos com a diminuição do seu crescimento populacional consequentemente diminuiria seu crescimento econômico, buscaram novas formas para continuar seu crescimento cimento populacional e econômico, mesmo diante esta perspectiva.

Conferência de Estocolmo

 

Godotti (2000, p. 105) explica a conferência de Estocolmo como sendo

A conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo, junho de 1972) que introduziu, pela primeira vez na agenda internacional, a preocupação com o crescimento econômico em detrimento do meio ambiente. Pela primeira vez, percebeu-se que o modelo tradicional de crescimento econômico levaria ao esgotamento completo dos recursos naturais, pondo em risco a vida no planeta.

Juntamente com o relatório do Clube de Roma, líderes de vários países sente a necessidade de mudar os hábitos de consumo mesmo que esta mudança ofereça riscos a suas economias.

RIO-92 OU ECO-92

Veiga e Zatz explicam RIO-92, como sendo,

O grande encontro internacional após o final da Guerra Fria. Com a participação de delegações oficiais de 175 países e de inúmeras organizações governamentais, a conferência trouxe muita expectativa pela importância de suas resoluções e documentos assinados como a Convenção sobre Mudança do Clima, a convenção sobre a Diversidade Biológica, e a Agenda 21.

Percebe-se, que ao final do RIO-92, há uma melhor compreensão do que cada nação deverá fazer para diminuir os efeito nocivos ao meio ambiente.

Protocolo de Quioto

Sister (2007, p. 8), explica que objetivo do Protocolo de Quioto era,

buscar reverter a tendência histórica de crescimento das emissões iniciadas no países desenvolvidos e, desse modo, evitar os efeitos decorrentes da mudanças climáticas que já podem ser observados nos dias atuais. Assim, na consecução de tais objetivos, o Protocolo de Quioto conferiu aos países relacionados no Anexo I[2] da Convenção-Quadro metas de redução de emissões individuais.

Através dos documentos do protocolo de Quioto, pode ser cobrado de cada país o proporcional a qual polui. Logo abaixo na nota de roda pé observa-se os países que deveram diminuir a emissão de Gases Efeito estufa, isso demonstrando que os países de menor emissão também devem fazer sua parte mas que os grandes poluidores devam arcar severamente pelo seu feito muda dessa forma o seus conceito de produção, consumo e conservação, voltado para o bem maior que é o desenvolvimento sustentável.

 

Outros

 

Dentre os encontros mundiais e debates sobre o meio tem-se: Agenda 21, Carta da Terra ou Declaração do Rio, RIO +10, Protocolo de Montreal, Protocolo de Cartagena, etc.

Em virtude de todos debates e encontros, alguns países se opuseram com os relatórios argumentando que seria impossível uma diminuição tão expressiva nas indústrias e na cultura consumista da população, esse fator levou a criação de um mecanismo que ajudaria tanto os países poluidores como os países de poluição irrisória.

Criaram o Sequestro de Carbono. Funciona da seguinte foram, Supondo dois países X e Y, o país X e um grande poluídos e tem poucas árvores este país polui 200.000 toneladas de Gases Tóxicos e consegue absorver apenas 120.000 toneladas, já o pais Y polui 100.000 toneladas mas consegue absorver 180.000, ou seja o restante de absorção que dá Y seria vendida para o país X.

Dessa forma pode se observar que todos iram ganhas, desde o país poluidor ao país menos poluidor, além que, cada país ao passar dos anos iram buscar novas tecnologias para a diminuição dos gases poluidores, e os menos poluídos continuaram a não poluir.

 

MUDANÇA NA MATRIZ ENERGÉTICA

Surgimento da Matriz Energética

Desde o começo da história da humanidade percebe-se a necessidade, da obtenção de energia, incialmente o surge o fogo e a necessidade de conseguir controla-lo, deste modo utilizando folhas de arvore, garranchos, troncos, pois estes quando secos conseguia se inflamar, muito tempo se passou e durante a Segunda Revolução Industrial a humanidade se via utilizando o Carvão Mineral, primeiramente nas maquinas de tecelagem, com o passar do tempo utilizados nos trens a vapor. A necessidade de outras fontes de energia com o tempo foram surgindo a eletricidade, o petróleo e os seus derivados, deram um novo olhar de possibilidade.

 Mas o surgimento das fontes de energia não trouxeram apenas coisa boas, com sua utilização a vários anos, surge um mundo cada vez mais escravo da economia, competitivo e consumista, levando a emissão de grande quantidade de poluentes, e o surgimento de várias doenças respiratórias, surge desta forma a necessidade de mudança nos meios de consumo, buscando fontes de energias limpas, e com baixo custo.

Projetos de Mudança

 

Com o elevado consumo das fontes de energia fosseis sendo as não renováveis mais poluentes há uma necessidade de mudança nas fontes de energia, sendo assim vários projetos foram e estão sendo criados como: o Álcool, o biodiesel, energia solar, energia eólica, a biomassa.

Logo a baixo há algumas recortes de títulos de pesquisas encontradas no site http://www.cienciahoje.pt Diretos Massada, onde mostra que várias pesquisas já estão sendo desenvolvidas por vários grupos de cientistas:

  • Cientistas utilizam plantas para criarem células fotovoltaicas
·      Universidade do Algarve produz bioetanol a partir da alfarroba
·      Projeto europeu transforma resíduos agrícolas em biogás
·      Engenheiros britânicos produzem gasolina a partir de ar
·      Armazéns refrigerados para equilibrar flutuações de energia solar e eólica
·      Jogar futebol produz eletricidade!
·      Alunos rentabilizam sistema de microgeração de energia
·      Cientistas extraem biodiesel de microalgas da ria de Aveiro
·      Airbus investiga biocombustível à base de eucalipto
·      Projeto europeu consegue reduzir desperdício energético das estufas
·      Produção de energia das ondas começa em 2015
·      Algas podem ser a próxima fonte de energia
·      Dejetos de animais ajudam a poupar na factura de energia
·      UE e IPP com a Galp para obter biodiesel a partir de fruto de Moçambique
·      Cada vez mais perto da energia alternativa das bactérias

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao final do estudo pode-se compreender que em um dado momento a as pessoas usaram os recursos presentes da natureza de forma desenfreada e desordenada, chegando muita das vezes ao consumo extremo. Mas a natureza também ao longo dos anos começou mostrar sua força, foram vários cataclismos que para alguns lugares da terra parecia mesmo um apocalipse, perceberam que teriam que mudar modos de vida e de consumo. Hoje com mais frequência pesquisas estão sendo realizadas, novos comportamentos estão surgindo e asseio de mudança estão no coração. Para se ter uma Humanidade futura forte é necessário policiar-se, conter, pesquisar e acima de tudo ter um ambiente sustentável.    



[1] DIAS, Rubens Alves, et al. Uso racional da energia. p. 45

[2] São Países integrantes do Anexo I do Protocolo de Quioto: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canada, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos da América, Estônia, Federação Russa, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Letônia, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, República checa, Romênia, Suécia e Suíça.