Prática Leitora

Diário de Pilar na Grécia

Flávia Lins e Silva

FLÁVIA LINS E SILVA, formada em jornalismo pela PUC/RJ, é escritora, roteirista, documentarista e autora de diversos outros títulos infanto-juvenis desta editora, entre eles As peripécias de Pilar na Grécia, A folia de Pilar na Bahia, O agito de Pilar no Egito, O estranho Bicho Zim e Mudança às vezes cansa.

Diário de Pilar na Grécia

Que tal embarcar para a Grécia numa rede mágica? Junto com Pilar e seus amigos, você descobrirá o fascinante mundo da mitologia, repleto de deuses e heróis. Conhecerá o lado mais inesperado de Zeus, Hércules, Orfeu, e chegará ao Olimpo montado em Pégaso, um cavalo alado. Nessa viagem por mitos e lendas, Pilar descobre alguns dos maiores mistérios da vida e anota tudo em seu diário, onde inclui mapa da região, listas com as características dos fantásticos seres que encontra e até a pronúncia de certas palavras gregas. Bem-vindo ao diário de Pilar! 

Materiais e recursos

Livro Diário de Pilar na Grécia, de Flávia Lins e Silva

Projetor multimídia

Computador

Etapas propostas

  1. Apresentar aos alunos a autora Flávia Lins e Silva e a obra Diário de Pilar na Grécia. Depois questioná-los a respeito de que eles imaginam que se trata esse livro.
  2. Mostrar aos alunos o comercial do livro (http://www.youtube.com/watch?v=Us2Gdv-End0&feature=player_embedded)
  3. No livro Pilar propõe pedir ajuda dos Deuses gregos para conseguir encontrar seu avô. Você já ouviu falar de alguns deles? Qual? Propor aos alunos uma breve pesquisa sobre os deuses gregos para comentarem na próxima aula.
  4. Solicitar aos alunos que contem o que mais gostaram no livro. Se eles já sabiam alguma coisa sobre os personagens que Pilar encontra na Grécia.
  5. Questionar os alunos a respeito de diários se eles tem ou já tiveram. O que vocês escreviam nele? Segredos? Narração do cotidiano? Fatos inusitados?E no diário de Pilar, sobre o que ela escreve?
  6. Propor a leitura do blog Diários da Bicicleta (http://diariosdabicicleta.blogspot.com/).

Trabalho Final

Sugestão 1

Cada aluno deve escrever uma página no seu diário, contando suas aventuras, seus sonhos ou seu cotidiano realçando as coisas boas que lhe acontecem, os fatos engraçados, as brincadeiras com amigos. Posteriormente os alunos irão apresentá-lo para a turma.

 Sugestão 2

Propor aos alunos que formem dois grupos. Cada grupo escolhe uma cena de Pilar encontrando um dos seres mitológicos da Grécia e irão representá-la.  A turma deve convidar outra turma para assistir sua apresentação. E antes do início da mesma, os alunos devem contar brevemente um pouco da história do livro.

Sugestões de interdisciplinariedade

Informática: Internet

História: História Grega dos locais citados por Pilar

Na mídia

Seguir o blog Diário de Pilar:  http://diariodepilar.wordpress.com/

Referências

SILVA, Flávia Lins e. Diário de Pilar na Grécia. Ilustrações   Joana  Penna.-2.ed- Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

http://www.youtube.com/watch?v=Us2Gdv-End0&feature=player_embedded

http://diariosdabicicleta.blogspot.com/

http://www.diversaocerta.com.br/v5/?dinamico/5//977

http://www.amigasdapracinha.com.br/?page=ver_materia&id=1670&cat=Em%20casa%20-%20Livros