E disse o SENHOR a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo. Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho.

Números 11.16,17

Uma das tarefas mais difíceis na vida é “liderar” pessoas. Moisés libertou os israelitas da escravidão, mas ainda assim foi muito difícil levá-los para a Terra Prometida. Eles eram muito difíceis de lidar. O trabalho de Moisés de liderar pessoas difíceis é o trabalho que todos os pastores têm que fazer.

Deus graciosamente deu a Moisés milagres espetaculares e sensacionais. Esses sinais e maravilhas ajudaram a estabelecer sua autoridade sobre o rebanho de Deus. Apesar disso, o fardo de liderar o povo era maior do que o que ele poderia levar. A Bíblia chama isso de um fardo – e isso é o que é! Moisés acabou sucumbindo às pressões de liderar pessoas difíceis e perdeu a chance de entrar na Terra Prometida.

Existe um Fardo Real

Se você tem um coração de pastor e ama as pessoas, não pode desvincular-se dos problemas delas. Elas se tornarão seu problema e suas cargas irão afetá-lo!

Quando Deus o usa para ministrar a um grande número de pessoas, Ele espera que você divida o fardo. Falhar ao compartilhar esse fardo simplesmente significa que você pode entrar em colapso ou chegar a um impasse no ministério. Existem várias igrejas estagnadas. Elas crescem até um ponto, mas não conseguem mais crescer. A razão é que elas não conseguem compartilhar o fardo do ministério.

Uma igreja equilibrada é aquela que tem em seu rol de membros pessoas de todo tipo; jovens, idosos, educados e iletrados, ricos e pobres, homens e mulheres. Todas essas pessoas devem ser chamadas para compartilhar o fardo.

Não exclua ninguém

Notei que muitas igrejas excluem os ricos e aqueles com maior grau de educação do ministério. Normalmente, os ricos são aqueles que contribuem com dinheiro, enquanto os mais escolarizados melhoram a imagem da igreja. No entanto, descobri que tanto os ricos como os mais escolarizados podem ser úteis espiritualmente.

Há muitos médicos, carpinteiros, encanadores, especialistas, professores,arquitetos e engenheiros, que atuam como pastores leigos. Esses pastores leigos partilham do fardo do ministério. O fardo do ministério não pode ser levado por uma só pessoa. É simplesmente impossível.

Compartilhe o fardo e tenha uma igreja maior

Se você quer ter um ministério maior do que o que tem atualmente, deve compartilhar o fardo. Às vezes, as pessoas não compartilham o fardo porque querem pegar toda a glória para si. Querem que as pessoas achem que eles são os únicos com um dom sobrenatural. Querem que as pessoas lhes mostrem apreciação exclusiva.

Outros ficam receosos de que haja uma rebelião no acampamento. É muito comum a história de pastores associados se rebelando. Muitos pastores seniores temem que seus assistentes os suplantem algum dia. Não tenha medo, crê somente! Você não pode expandir sem confiar nas pessoas.

O trabalho é tão grande que você nunca vai ser capaz de fazer tudo sozinho.