A NOSSA REFLEXÃO DE SÁBADO                                                                                          (Céu Versus Inferno)

A possibilidade ou não da existência tanto de um Céu como de um Inferno tem sido motivo de grande discussão no meio religioso, principalmente. Porque para alguns, ambos não passam de um folclore, de uma ficção; conforme afirmou recentemente o maior representante do cristianismo no mundo, o Papa Francisco, que o Inferno não existe, servindo apenas como um mito para ameaçar as pessoas; o que veio a render uma forte revolta dentro da própria Igreja Romana por meio de sua cúpula.

Primeiramente, o vocábulo “céu” tem muitas traduções, sendo que a mais usada se refere ao Céu Físico, aquele que é composto de Astros e Estrelas. Em suma, o Céu é o espaço indefinido em que se movem todos os astros. Enquanto que no sentido teológico, em sua mais exata linguagem, o Céu é o lugar da habitação de Deus; bem como daqueles intimamente associados com Ele, e que futuramente se apossarão dele: “NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS. SE ASSIM NÃO FORA, EU VO-LO TERIA DITO. POIS VOU PREPARAR-VOS LUGAR” (João 14:2).

A Bíblia trata o Céu como um lugar, um estado e uma morada eterna. Para a fé judaica, por exemplo, há três céus. O primeiro é a região nublada do ar onde voam os pássaros, e de onde cai o orvalho; o segundo é aquela parte do espaço onde luzem o Sol, a Lua e as Estrelas, chamados de firmamento; o terceiro acha-se simbolizado pelo Santo dos santos, ou seja, o lugar de habitação de Deus: “ASSIM DIZ O SENHOR: O CÉU É O MEU TRONO; E A TERRA, O ESTRADO DOS MEUS PÉS...” (Isaías 66:1).

É preciso entender que o Céu é um mundo espiritual que nós não estamos, ainda, preparando para compreender. Porque tentar entender agora esta vida futura para a nossa mente finita, seria o mesmo que tentarmos colocar o Oceano dentro de uma xícara. Ademais, o Céu como morada é no momento apenas uma promessa vindoura para o povo de Deus, porque a Bíblia afirma categoricamente que ninguém (por enquanto) subiu até o céu senão o próprio Jesus que de lá desceu: “ORA, NINGUÉM SUBIU AO CÉU, SENÃO AQUELE QUE DE LÁ DESCEU, A SABER, O FILHO DO HOMEM”  (João 3:13).

Por outro lado, nós não podemos confundir o Céu com o Paraíso. Porque o Céu é o lugar definitivo como morada eterna para os salvos em Cristo, enquanto que o Paraíso é o lugar de descanso e de estado intermediário após a morte física desses salvos que estarão aguardando pela redenção final; lugar este que eu costumo chamar de a anti-sala do Céu: “ACONTECEU MORRER O MENDIGO E SER LEVADO PELOS ANJOS PARA O SEIO DE ABRAÃO; MORREU TAMBÉM O RICO E FOI SEPULTADO” (Lucas 16:22). Veja agora o que Jesus falou para o ladrão que foi salvo por Ele na cruz: “JESUS LHE RESPONDEU: EM VERDADE TE DIGO QUE HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO” (Lucas 23:43). No Paraíso, e não no Céu.

As expressões “Jardim do Éden”, “Seio de Abraão”, “Pomar” e “Matas do Rei” encontradas na Bíblia significam uma única coisa: Paraíso. Em uma linguagem mais comum, poderíamos dizer que o Paraíso indica um Recinto que nos dará, consequentemente, acesso até ao Céu; sendo que, por enquanto, ele é o espaço  conhecido como Lugar de Delícias: “DISSE, PORÉM, ABRAÃO: FILHO, LEMBRA-TE DE QUE RECEBESTE OS TEUS BENS EM TUA VIDA, E LÁZARO IGUALMENTE, OS MALES; AGORA, PORÉM, AQUI, ELE ESTÁ CONSOLADO; TU, EM TORMENTOS” (Lucas 16:25). Amanhã, dentro da nossa Escola Bíblica Dominical nós estaremos falando sofre a existência do Inferno. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL                                                                                                                                                                                                                                                                      TEMA DO ESTUDO: O Inferno                                                                                                         TEXTO ÁUREO: “Mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:18). 
                                                                                                                                                            INTRODUÇÃO
                                                                                                                                                          Dentro da nossa Palavra de Reflexão de Sábado de ontem, nós falamos sobre a existência do Céu. E prometemos que estaríamos falando na nossa Escola Bíblica de hoje sobre a existência do Inferno, algo que tem sido peremptoriamente negado pela grande maioria das religiões. No entanto, é preciso saber que a realidade bíblica sobre o Inferno é inquestionável; pois o próprio Jesus falou mais dele do que do próprio Céu.
                                                                                                                                                            CORPO DO ESTUDO
                                                                                                                                                            A palavra “inferno” é de origem latina, e significa “profundezas”. Essa palavra não aparece originalmente na Bíblia, mas ela foi utilizada para traduzir quatro termos originais nas Escrituras, como, por exemplo, Sheol, Hades, Gehenna e Tártaro, ou mais comumente “abismo”: “ELA ABRIU O POÇO DO ABISMO, E SUBIU FUMAÇA DO POÇO COMO FUMAÇA DE GRANDE FORNALHA, E, COM A FUMACEIRA SAÍDA DO POÇO, ESCURECEU-SE O SOL E O AR” (Apocalipse 9:2). Então, assim como o Céu é o lugar de descanso eterno; em contrapartida, o Inferno é o lugar de tormento eterno.
                                                                                                                                                         O Inferno é aquele lugar onde o fogo nunca se apagará: “COMO SODOMA, E GOMORRA, E AS CIDADES CIRCUNVIZINHAS, QUE, HAVENDO-SE ENTREGADO À PROSTITUIÇÃO COMO AQUELES, SEGUINDO APÓS OUTRA CARNE, SÃO POSTAS PARA EXEMPLO DO FOGO ETERNO, SOFRENDO PUNIÇÃO” (Judas 1:7). O próprio Jesus assemelhou o Inferno a um estado de intenso sofrimento e dor: “E CASTIGÁ-LO-Á, LANÇANDO-LHE A SORTE COM OS HIPÓCRITAS; ALI HAVERÁ CHORO E RANGER DE DENTES” (Mateus 24:51). O castigo no inferno não é outra coisa senão a exposição máxima da ira de Deus contra o mundo ímpio: “MAS, SEGUNDO A TUA DUREZA E CORAÇÃO IMPENITENTE, ACUMULAS CONTRA TI MESMO IRA PARA O DIA DA IRA E DA REVELAÇÃO DO JUSTO JUÍZO DE DEUS, QUE RETRIBUIRÁ A CADA UM SEGUNDO O SEU PROCEDIMENTO” (Romanos 2:5,6).
                                                                                                                                                  Existe uma teoria completamente equivocada que é chamada de “purgatório”, isto é, um lugar onde as faltas e pecados dos mortos são abrandados pelas constantes orações daqueles que estão vivos. Só que em hipótese alguma esta doutrina tem apoio bíblico, ou seja, depois da morte nada, absolutamente nada, poderá atenuar a culpabilidade do réu, porque no reino de Deus não tem STF para que possa inocentar o culpado: “E, ASSIM COMO AOS HOMENS ESTÁ ORDENADO MORREREM UMA SÓ VEZ, VINDO, DEPOIS DISTO, O JUÍZO, ASSIM TAMBÉM CRISTO, TENDO-SE OFERECIDO UMA VEZ PARA SEMPRE PARA TIRAR OS PECADOS DE MUITOS, APARECERÁ SEGUNDA VEZ, SEM PECADO, AOS QUE O AGUARDAM PARA A SALVAÇÃO” (Hebreus 9:27,28). Veja, “tendo-se oferecido uma vez”, ou seja, não haverá uma segunda vez, a não ser para julgar os vivos e os mortos. Leia depois Mateus 25:31 a 41.
                                                                                                                                                 PALAVRA FINAL
                                                                                                                                                  Resumindo e concluindo este estudo, nós podemos dizer que o inferno é real e não algo fictício. Ele é um lugar de terrível lamento, de castigo e destruição eterna para os ímpios, Satanás e seus anjos. Mas para nós que estamos salvos em Cristo, ele não tem qualquer domínio ou influência sobre a nossa vida: “PORQUE DEUS NÃO NOS DESTINOU PARA A IRA, MAS PARA ALCANÇAR A SALVAÇÃO MEDIANTE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO” (1 Tessalonicenses 5:9). Que Deus te abençoe hoje e sempre
                                                                                                                                                     Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)