Projeto de intervenção

 

 Tema: trabalhando com artes na educação infantil.

 

Por: Cristiane Salvador Batista

  Vivalda de Jesus Souza²

 

 

INTRODUÇÃO

 

Pretende-se por meio deste projeto “Trabalhando Com Artes Na Educação Infantil”, trabalhar com alunos da pré-escola, conhecimentos sobre alimentação saudável, criando condições para que o aluno trabalhe a coordenação motora de forma contínua e progressiva através de atividades artísticas.

Portanto o trabalho com arte desperta na criança a criatividade, o gosto artístico, a sensibilidade e a autoconfiança etc.

 

 

 

 

¹Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciência e Tecnologia Albert Einstein – FACTAE –Cruz das Almas/BA

 

²Graduada em Pedagogia pela FACTAE.

 

PÚBLICO ALVO

Alunos da pré-escola.

 

JUSTIFICATIVA

 

Acredita-se na ideia de que produzindo arte também se aprende, pois as artes visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação infantil.

Partindo deste principio pretende-se por meio deste projeto, criar ambiente artístico que permitem aos alunos a viajar através da imaginação, proporcionando aprendizagem com prazer e animação.

Segundo o pensamento das autoras Ferreira e Caldas (2002), “Na pré-escola é importante não perder de vista a potencialidade criadora dos alunos, despertar a criatividade deve ser a preocupação fundamental”.

A estimulação das crianças nesse aspecto merece ser trabalhada em todas as atividades, embora algumas delas ofereçam oportunidades mais ricas para isso acontecer.

Portanto este projeto de intervenção “Trabalhando Com Artes Na Educação Infantil” foi elaborado com intuito de favorecer a aprendizagem de uma alimentação saudável através das artes.

 

OBJETIVO GERAL

 

  • Desenvolver um trabalho com a linguagem artística, que leve a criança a compreender a importância de uma alimentação saudável, favorecendo a interação com o mundo e a criatividade através de atividades artísticas.

 

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Trabalhar a leitura de imagens;
  • Ampliar o conhecimento de mundo que possuem através do trabalho com artes
  • Conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável através dos trabalhos artísticos;
  • Propor trabalhos artísticos para que as crianças adquiram habilidades e soluções próprias através do desenho da pintura e da colagem.

RESULTADOS ESPERADOS

 Espera-se que, os alunos percebam a importância de uma alimentação saudável, e que as crianças se expressem livremente, desenvolvendo assim sua capacidade criadora, aumentando sua sensibilidade, de forma lúdica, respeitando e valorizando o trabalho de seus colegas, criando oportunidade de uma interação pessoal e amigável.

 

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Ao longo dos anos as Artes Visuais na Educação Infantil tem demonstrado uma incoerência no que diz respeito à relação da produção teórica e a prática pedagógica, sendo utilizadas só para preencher o tempo sem um objetivo definido.

Desde os primeiros anos de vida as crianças já se interessam em produzir seus primeiros rabiscos e no decorrer do tempo esses rabiscos transformam em formas definidas, que geralmente estão associadas ao cotidiano da criança. Ao mesmo tempo em que desenham ou criam objetos também brincam de faz de conta, expressando suas figuras imaginárias.

Como afirma o Referencial Curricular Nacional (1998), “Em muitas propostas as práticas de artes visuais são entendidas apenas como meros passatempos em que atividades de desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha são destituídas de significados” Neste sentido a prática das artes na sala de aula pelas crianças está sendo desvinculada de seus princípios como manifestação espontânea e auto expressiva, que visa valorizar a livre expressão, desenvolvendo assim o ser criador.

Sabemos que as artes deste cedo influenciam as crianças através das imagens visuais que estão presentes no seu cotidiano como em televisão, em revistas, em gibis, rótulos etc., desenvolvendo a imaginação criadora, a percepção, a intuição e a cognição.

 Segundo o Referencial Curricular Nacional (1998), no que diz respeito às leituras das imagens, deve-se eleger materiais que contemple a maior diversidade possível e que sejam significativos para as crianças. Neste sentido podemos dizer que os materiais utilizados devem manter uma relação com o cotidiano da criança e estimula-las a expressarem verbalmente, o sentido que elas atribuem a essas imagens. A arte na verdade é uma forma do homem interagir com o mundo.

Partindo-se da realidade que brincar é indispensável à educação, surgiu a necessidade da construção deste projeto de intervenção “Trabalhando com Artes na Educação Infantil”, tendo como finalidade conscientizar que a escola precisa se dar conta que através de atividades artísticas as crianças têm a chance de crescerem e se adaptarem no mundo coletivo, pois, além disso, as crianças vêm por meio de suas criatividades nos fornecerem informações elementares: suas emoções, a forma como interagem com os colegas, seu desenvolvimento físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível lingüístico e sua formação moral. Neste contexto vale ressaltar a afirmação do Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil 1998.

“As crianças têm suas próprias impressões, idéias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seus próprios fazer. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências”.

Vivemos em uma época de profundas e significativas mudanças e em busca de uma educação de qualidade, há necessidade de que os educadores busquem novos caminhos e utilizem mais a arte como ferramenta pedagógica, que venham favorecer aos alunos melhor atuação junto ao objeto de conhecimento.

As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia, nos cadernos, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das artes. Acredita-se que produzindo arte as crianças desenvolvem sua criticidade e autonomia, possibilitando o conhecimento satisfatório, prazeroso e significativo além de lhe proporcionar alegria e descoberta, possibilitando que assim, a criança sinta interesse em participar das aulas.

Para elaboração deste projeto, pesquisando em algumas fontes, pudemos observar que o trabalhar com arte possibilita as crianças a valorizar suas criatividades.

 

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

 

 

Serão aplicados procedimentos direcionados ao alcance dos objetivos propostos na expectativa de transformar o espaço escolar em educativo pela construção de conhecimentos pedagógicos com ênfase em aprender arte.

Este projeto será executado por etapas, que se seguem:

 

 

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÂO

 

 

O projeto ”Trabalhando com Artes na Educação Infantil“ será realizado em num período de 15 encontros, cada um com duração de 4 horas, totalizando 60hs.

 

 

 

ETAPAS

 

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

 

 

Apresentação do projeto

 

 

Apresentação do filme

 

Processo de compra de frutas, legumes e verduras na feira livre

 

 

Pintura com lápis de cor

 

 

Construção de painel

 

 

Pintura utilizando pincel

 

Impressão utilizando carimbos e colagem utilizando sementes

 

 

Brincadeiras com músicas e danças

 

 

Decoração

 

10ª

 

Montagem de quebra-cabeça

 

11ª

 

Pintura utilizando dedos e contorno com lápis de cor

 

12ª

 

Artes com massa de modelar e tinta

 

13ª

 

Construção de receita

 

14ª

 

Observação do preparo de receita

 

15ª

 

Culminância

 

 

 

 

 

 

DESDOBRAMENTO DAS ATIVIDADES

 

 

 

1º encontro:

Apresentar o projeto de intervenção para os alunos e instituição, e a proposta de confecção de um caderno com as atividades realizadas pelos alunos;

  • Aplicar um teste de sondagem com atividades artísticas, onde os alunos iram pintar alguns desenhos;
  • Verificar o conhecimento prévio dos alunos em atividades artísticas.

 

2º encontro:

Acolhida: música

  • Oração: Pai Nosso
  • Perguntar quais são as frutas, legumes e verduras que gostam mais, estimulando a interagir;
  • Falar a respeito da importância das frutas e verduras;
  • Assistir um filme, o qual retrata a importância das frutas e verduras;
  • Abrir discussão sobre o que assistiram e o que eles entenderam a respeito do filme;
  • Cantar uma canção relacionada à alimentação.

 

3º encontro:

  • Acolhida: música
  • Oração: Pai Nosso
  • Informar às crianças que iremos fazer um passeio a feira livre, esclarecendo os objetivos deste passeio;
  • Conversar com as crianças esclarecendo como devem se comportar no trajeto;
  • Pedir aos alunos que observe tudo que iram ver neste passeio;
  • Levar as crianças à feira livre para reconhecer os processos de compra de algumas frutas e verduras;
  • Será feito juntamente com as crianças, relato oral do passeio, o que observaram, gostaram e não gostaram.

 

4º encontro:

  •  Acolhida: música
  • Oração: Pai Nosso
  • Fazer a leitura de uma poesia;
  • Falar da importância das frutas (abacate, abacaxi e banana), para a saúde;
  • Fazer algumas perguntas a respeito do que foi dito a respeito destas frutas;
  • Os alunos realizaram pinturas em desenhos dessas frutas com lápis de cor.

 

5º encontro:

  • Acolhida: música
  • Oração: Pai Nosso
  • Trabalhar com movimentos corporais, juntamente com os alunos, cantar músicas e ao mesmo tempo fazer os gestos relacionados a letra da música;
  • Construir um painel junto com os alunos, que será confeccionado com recortes de jornais e revistas de frutas e verduras.

 

6º encontro:

  • Acolhida: música
  • Oração: Pai Nosso
  • Enfatizar qual a importância da laranja, mamão e alface para a saúde, seus benefícios e vitaminas;
  • Os alunos farão pintura em desenhos de laranja, mamão e alface utilizando o pincel.

 

7º encontro:

  • Acolhida: música
  • Oração: Pai Nosso
  • Falar sobre o chuchu, quiabo, feijão e a soja;
  • Os alunos farão impressão através de carimbo com legumes (chuchu, quiabo), onde molharam rodelas de chuchu e quiabo em tinta colorida e aplicaram em papel;
  • Os alunos farão colagem de sementes de feijão e proteína de soja texturizada.

 

8º encontro:

  • Acolhida: música
  • Oração: Pai Nosso
  • Desenvolver brincadeiras com músicas e danças, em que as brincadeiras desenvolvam as habilidades motoras como: dança da cadeira, amarelinha, bambolê, pé na lata etc., e músicas as quais se faz movimentos relacionados a letra da música.

 

9º encontro:

  • Acolhida: música
  • Oração: Pai Nosso
  • Falar da importância da abóbora, cenoura e batata para uma alimentação rica em vitaminas;
  • Os alunos farão decoração em desenho de abóbora de utilizando papeis coloridos;
  • Decoração em desenho de cenoura utilizando emborrachado;
  • Decoração em desenho de batata utilizando areia.

 

10º encontro:

  • Acolhida: música
  • Oração: Pai Nosso
  • Mostrar aos alunos os quebra cabeças, explicando como procederá a atividade;
  • Em cada grupo fazer demonstração desmontando os quebra-cabeças e montá-lo para que os alunos tenham a noção do que irão fazer;
  • Cada grupo terá disposto dois quebra cabeça;
  • Os alunos iram montar em grupos os quebra-cabeças com figuras de algumas frutas;
  • Observar os alunos, intervir caso necessite.

 

11º encontro:

  • Acolhida: música
  • Oração: Pai Nosso
  • Informar aos alunos os cuidados que deveram tomar ao manusear as tintas;
  • Explicar o procedimento da pintura com os dedos, que deverá ser realizada apenas com as pontas dos dedos;
  • Os alunos farão pinturas em desenhos de (aipim, beterraba, caju, manga) utilizando-se os próprios dedos;
  • Os alunos iram traçar o contorno da mão com o auxilio de lápis de cor, sobre uma folha de papel.

12º encontro:

  •  Acolhida: música
  • Oração: Pai Nosso
  • Os alunos irão fazer desenhos com massa;
  • Cada criança receberá uma porção de massa no centro do papel e espalhará, com os dedos;
  • Os alunos irão fazer pintura com assopro;
  • Colocar algumas gotas de tinta no centro de cada papel que será entregue às crianças;
  • A criança soprará o canudinho, espalhando a tinta em várias direções.

 

13º encontro:

  • Acolhida: música
  • Oração: Pai Nosso
  • Fazer a apresentação de uma receita para a turma;
  • Falar sobre os benefícios desta receita;
  • Refazer a receita com as figuras dos ingredientes;
  • Apresentar uma dinâmica para as crianças, a qual as crianças irão participar.

 

14ºencontro:

  • Acolhida: música
  • Convidar as crianças para sentarem no chão fazendo uma roda;
  • Ler uma historinha e comentar sobre a mesma;
  • Convidar as crianças para desloca-se até a cozinha, onde deverão observar a preparação de uma receita;
  • Informar como deveram comporta-se na cozinha para que não ocorram acidentes;
  • Levar os alunos para observarem a preparação da receita trabalhada na sala de aula;
  • Após preparo da receita os alunos iram degustar a receita preparada.

 

15º encontro:

  • Começar com uma oração de agradecimento;
  • As crianças participaram de alguns jogos e brincadeiras;
  • Teremos um lanche;
  • Teremos a entrega do caderno contendo as atividades realizadas pelos alunos.

 

RECURSOS

 

Papel metro, massa de modelar, lápis de cor, cola, som, CD, tintas, revistas, jornais, tesoura, papel ofício, DVD, TV, papel colorido, areia, pincel, cola colorida.

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

 

A avaliação será realizada de forma processual, durante toda execução do projeto, para tanto será observado a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas e na criatividade das crianças.

Segundo as autoras Idalina Ferreira e Sarah Caldas, a avaliaçãoem Educação Artísticatambém deve ser especial, os trabalhos não podem ser julgados do ponto de vista da perfeição.

Valorizar a criatividade e respeitar as diferenças individuais são os objetivos mais importantes para uma avaliação.

 

 

 

 

 

CULMINÂNCIA

 

  • Festa de encerramento, onde as crianças participarão de jogos e brincadeiras;
  • Lanche com alimentos preparados a base de frutas, legumes e verduras;
  • Entrega do caderno contendo as atividades realizadas pelos alunos.

 

 

REFERÊNCIAS:

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental;Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Brasília:MEC/SEF, 1998.

 

FERREIRA, Idalina Ladeira;CALDAS, Sarah P.Souza.Atividades na pré-escola.18ª ed.São Paulo:Saraiva,2002.