Faculdade Aldete Maria Alves

Liliene Gonçalves

 

PLATAFORMA MOODLE: O SISTEMA SOB O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE FAMA

Iturama – MG

2015

                                                         Liliene Gonçalves

PLATAFORMA MOODLE: O SISTEMA SOB O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE FAMA

Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Aldete Maria Alves, como requisito parcial para obtenção do título Licenciatura em Pedagogia. Orientadora Ma. Kellen Cristine de Almeida.

 

 

 

Aprovado em ____ de _______ de 2015

 

 

         

______________________________

Kellen Cristine de Almeida Kellen Cristine Almeida.

Mestre em Educação

Professora da FAMA

 

Mestre em Educação

Professora da FAMA

 

 

 

_______________________________ 

 

 

_________________________________ 

 

 

 

   PLATAFORMA MOODLE: O SISTEMA SOB O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE FAMA

 

Liliene Gonçalves¹

Kellen Cristine de Almeida²

RESUMO

 

O presente artigo reflete-se sobre o ensino educacional com uso de ferramentas tecnológicas, muito usadas em Cursos Superiores, em Instituições de ensino atualmente. A presença marcante dessas ferramentas de interação motiva a instituição a inclusão de seus alunos no mundo virtual. Nesse sentido, o “MOODLE” (Modular Object-oriented Dynamic Learning Environment), surgiu, e foi-se aperfeiçoando e expandindo. O sistema MOODLE é uma ferramenta de ensino que foi baseada na teoria do construtivismo social, e tornou-se grande aliado no processo de interação, oferecendo condições favoráveis para que ocorra o processo de ensino e de aprendizagem entre os professores e aluno aprendendo de maneira virtual utilizando-se a ferramenta de ensino. Dessa forma, a presente “pesquisa de campo” visa mostrar sob o ponto de vista dos professores que ministram aulas na instituição – FAMA, utilizando-se do sistema Moodle. Para a coleta de informações utilizou-se um questionário com perguntas claras e objetivas, que foram respondidas por professoras experientes e preparadas para ministrarem aulas via MOODLE. Mediante os resultados, os questionamentos como: Ensino a Distância; interação virtual online e ensino e aprendizagem de professores e alunos usando o sistema, tornou-se itens compreensível e significante.

                                                                                                                        

Palavras-chave: MOODLE. Professor. Aluno. Ensino e aprendizagem.

 

1 INTRODUÇÃO

 

Devido a crescente evolução tecnológica e a informatização do sistema em vários setores como: bancos; indústrias; comércios dentre outros, a tecnologia faz-se necessária. Nesse sentido, a escola, principalmente de ensino superior sofre as mesmas influências que qualquer outro setor, ou seja, o ensino e a tecnologia devem estar sempre aliados.

1 Bacharel em Ciências da Computação. Servidora Pública lotada no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Itapagipe/MG - [email protected]

1 Bacharel em Ciências da Computação. Servidora Pública lotada no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Itapagipe/MG - [email protected]

1 Bacharel em Ciências da Computação. Servidora Pública lotada no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Itapagipe/MG - [email protected]Segundo Moore (2007, p.311), o começo do novo milênio tem sido descrito, sobre diferentes designações, como Era da informação, Era digital, ou Sociedade do Conhecimento.

As modificações globais são – em grau expressivo – o resultado de transformações na tecnologia. Chegamos a um ponto da história em esses avanços tecnológicos, bem como as tendências econômicas, demográficas e pedagógicas convergem e reforçam mutualmente  criando um impulso que resulte em mudanças aceleradas nos próximos anos (MOORE, 2007) 

_____________________________________________________

           

¹ Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade Aldete Maria Alves- [email protected][email protected]

² Mestre em Educação na área de Concentração: Instituição e Formação do [email protected] Mestre em Educação na Área de Concentração: Instituição e Formação do Educador

Segundo o mesmo autor, só podemos entender o avanço significativo do ensino com a tecnologia na atualidade, se conhecermos pelo menos um pouquinho da história e trajetória da (EaD) Educação a Distância, educação esta, que evoluiu bastante ao longo de diversas gerações.  

                O modelo de geração de ensino virtual mais recente e que mais tem crescido ultimamente, envolvendo processos de ensino e aprendizado, é o sistema de plataforma “MOODLE”, que tem se mostrado uma importante ferramenta inserida em cursos superiores, favorecendo significativamente a inclusão digital e social de estudantes a terem acesso ao computador tornando-se assim integrante da modernidade tecnológica.

O presente artigo responde a seguinte problemática: “Em que medida a inserção do ensino via MOODLE para alunos do curso superior contribui para o aprendizado com o uso da tecnologia”?   

            Por esse motivo, o presente trabalho tem por objetivo geral Avaliar o grau de efetividade da plataforma MOODLE no processo de avaliação do aprendizado de aluno adquirido por meio do uso da tecnologia e de procedimentos didáticos adotados pelo sistema e desenvolvidos pelo professor de ensino.

 E como objetivos específicos: - Conceituar o uso da plataforma MOODLE como ambiente virtual de aprendizagem, ressaltando a influência da ferramenta como instrumento de apoio e desenvolvimento no aprendizado de alunos. - Analisar sob o ponto de vista dos professores o grau de satisfação diante da utilização do sistema. - Avaliar características quanto à funcionalidade, a acessibilidade e a dificuldade dos licenciados em dominar a ferramenta.

O estudo tem por finalidade mostrar o desenvolvimento e o uso da plataforma MOODLE, verificando a efetividade do sistema, bem como, os procedimentos didáticos usados por professores tutores que ministram o sistema; o grau de satisfação diante do uso da plataforma; a acessibilidade e as possíveis dificuldades na utilização da ferramenta “MOODLE”, sendo este um ambiente virtual de aprendizagem online importantíssimo de interação e desenvolvimento no aprendizado de alunos.

Como metodologia, realizou-se um levantamento bibliográfico desenvolvido com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos fazendo um aprofundamento sobre o uso e o desenvolvimento do sistema de plataforma MOODLE e, para conhecimento direto da realidade do estudo em questão, foi  desenvolvida uma “pesquisa de campo” com finalidade de observar, analisar, descrever e registrar os fatos do estudo em questão.

Para coletar as informações necessárias para o esclarecimento das informações, foi elaborado um questionário com (08) oito questões direcionadas a (03) três professoras que  responderem sobre o sistema MOODLE e suas funções, bem como as finalidades e o objetivo principal: A contribuição no processo ensino e aprendizagem na instituição de ensino superior na qual ministram aulas utilizando-se da plataforma.

                Diante de tais informações percebe-se a importância da pesquisa para o desenvolvimento e exploração de ideias sobre determinado tema exploratório. No caso do Sistema de plataforma MOODLE, mostrou ser uma importante ferramenta que foi criada para auxiliar de forma efetiva o trabalho de professores, o aprendizado de alunos e o ensino com tecnologia na educação de ensino superior.  

  

2  AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA)

 

            O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), assim como o MOODLE, surgiram como ferramentas de auxílio na educação Semi-presencial e a Distância como instrumento muito útil para professores, para alunos e para as instituições de ensino favorecendo a integração, a aprendizagem e consequentemente o conhecimento coletivo.

            Ambiente Virtual de Aprendizagem, segundo Dias (2010 p.92), pode ser definido como uma sala de aula virtual acessada via web. Nesse sentido, um Ambiente virtual, possibilitado pela tecnologia, faz com que a distância física e comunicacional entre alunos e professores seja menor.

            Ainda nesse sentido, Moore (1993) já defendia que a distância transacional faz distinção entre distância física e comunicacional, ou seja, não importa a distância, pois quanto maior a comunicação entre professores e alunos, menor a distância entre eles, destacou também que exagero na programação de atividades, e o não respeito às atividades individuais e coletivas maior serão a distância transacional entre ambos (MOORE, 1993.p, 37).

Sendo assim, e de acordo com ambos os autores, os Ambientes Virtuais de Aprendizagens usados de maneira coerente e adequada reduz efetivamente a distância transacional entre alunos e professores favorecendo aprendizagens significativas.

2.1  O que diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)

 

De acordo com o artigo:80,  da Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional

( LDB ). Educação a Distância é:

Modalidade educacional na qual a intervenção didático pedagógica nos procedimentos de ensino e aprendizagem ocorre com o emprego dos meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e educadores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos distintos  (DIAS 2010, p.17).

 Ainda de acordo com Dias (2010, p.18), ao afirmar que a Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, estabelece que os recursos da EaD também possam ser utilizados como suporte ao ensino presencial. A lei estabelece que instituições de ensino superiores possam introduzir na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semi-presencial.

Vale destacar também em conformidade com o mesmo autor, Dias (2010), que a legislação define ainda no disposto da portaria, que as disciplinas ofertadas integral ou parcialmente não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso (Dias 2010 p.18).

3 PLATAFORMA MOODLE: CONCEITOS E DEFINIÇÕES DA FERRAMENTA VIRTUAL

 

O MOODLE é um ambiente virtual muito usado nas Instituições de Ensino Superiores como importante ferramenta de apoio no processo de aprendizagem interativa e colaborativa.

 De acordo com Silva (2010, p.17) “O MOODLE é um sistema é um software de fácil manuseio não necessitando de conhecimentos técnicos de programação, permitindo que aprendizados ocorram por meio da interação online”.

Sobre os conceitos e definições da ferramenta virtual, conforme descreve Rocha (2007) que:

O MOODLE é um sistema de gerenciamento (LMS – Learning Management System)  ou ambiente virtual de aprendizagem de código aberto livre e gratuito. Os usuários podem baixa-lo, utiliza-lo, demudá-lo e distribui-los seguindo somente os termos constituídos pela licença GNU, GPL. Ele pode ser executado, sem nenhum tipo de alteração, em sistemas operacionais Unix, Linux, Windows, Mac OS X, Netware e outros sistemas que suportem a linguagem PHP. Os dados são registrados em bancos de dados MYSQL e Postgre SQI, mas ainda podem ser utilizados Oracle, Access, Interbase, ODBC e outros. O sistema conta com traduções para cinquenta idiomas distintos, entre eles, o Português (Brasil), o Espanhol, o Italiano, o japonês, o Alemão, o Chinês e muitos outros. (ROCHA, 2007, p.3).

                Ainda, segundo esclarecimentos da mesma autora:

O portal do MOODLE (http/www.moodle.org) na web é mantido por uma comunidade formada pelos administradores do sistema , designers instrucionais, pesquisadores, professores e programadores de sistema. O portal oferece suporte gratuito com relatórios de perguntas mais frequentes, além de orientar para instalações, documentações e planejamento de atualizações futuras no ambiente (ROCHA, 2007, p.4).

            Para oferecer um curso on-line de qualidade de forma efetiva, torna-se necessário a criação e manutenção no computador de um software de qualidade. Nesse sentido Zacariotto, (2012) afirma que “O software (programa de computador) é composto por uma ordem de instruções, que é executada pelo computador. Em um programa correto e funcional, essa sequência segue padrões específicos que resultam em comportamento desejado”. (ZACARIOTTO, 2012, p.43).

3.1  Histórico e filosofia do Moodle

 

            O MOODLE começou a ser idealizado na década de 90, pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas em uma Universidade da Austrália, mas foi somente em 2001 que o sistema foi aperfeiçoado e começou a se popularizar. A partir dessa aceitação o Moodle melhorou significativamente em qualidade e oferta. (ROCHA, 2007.p, 5)

 De acordo com Silva (2010), A filosofia do MOODLE é baseada na teoria da Pedagogia sócio-construtivista.

Ao referir-se sob abordagens do construtivismo na construção de conhecimentos Zacariotto (2012, p.40) destaca que as aplicações pedagógicas no computador são estruturadas em: “instrucionismo”, a ferramenta é o computador que  executa instruções pré-progamadas. E o “construcionismo”, ações no computador favorecendo aprendizado e conhecimentos.

            Conclui-se que, o MOODLE criado por Martin Dougiamas, desde a sua criação até os dias de hoje, evoluiu bastante e contribui de forma significante com o setor educacional favorecendo o ensino com tecnologia.

4 APRENDIZAGEM COLABORATIVA ON-LINE

Partindo do princípio colocado por Maia Carmen (2007, p.18), que educação online é, um processo de interação intermediado pela tecnologia considerada um meio e não um fim. A aprendizagem depende de interação e colaboração uns com os outros. A internet permite a aproximação de forma virtual de várias pessoas, distantes ou não, a qualquer hora de forma assíncrona.

            Carvalho (2011) declara que:

Uma rede de aprendizagem online distingue–se das demais redes do ciberespaço por apresentar uma proposta de aprendizagem inicialmente planejada - mas que permite novas preposições pelos participantes -, a presença do educador e um objetivo explícito. Quando, além dessas características, encontram-se nessa rede fortes laços e frequentemente colaboração entre os participantes com certo compromisso de aprendizagem  o que não exclui a possibilidade de um agrupamento já surgir como comunidade (CARVALHO. 2011, p.72).

               

No âmbito do ambiente de aprendizagem online, o MOODLE se destaca, Santana (2008) em seu artigo sobre o Moodle na Educação a Distância, entende o sistema além de ser o melhor e mais usado virtualmente, destacam-se pelas ferramentas de criação, administração de componentes e a comunicação que se faz necessária na aprendizagem.

            Certamente, o sistema de aprendizagem colaborativa online, presentes na Plataforma Moodle contribui diretamente resultando num processo significativo na forma de aprender e ensinar.

5 CARACTERÍSTICAS, FUNCIONABILIDADES, ACESSIBILIDADE E RECURSOS DO MOODLE.

 

Silva (2010, p.61) afirma que as ferramentas de atividades no Moodle, é o grande dinamizador da aprendizagem, sendo possível a disponibilização de importantes funcionalidades para interatividade e interação.

Uma das principais e melhor característica da Plataforma Moodle é a facilidade de uso tanto para professores, como para alunos. É certo que para ministrar aulas no sistema o professor recebe treinamento, do mesmo modo o aluno, para acompanhar e executar as tarefas também necessita primeiramente de orientações sobre o ambiente. Dentre os recursos aplicáveis no sistema de Plataforma Moodle para desenvolvimento e aplicação dos conteúdos da disciplina, destacam-se as ferramentas de interação usadas tanto de forma síncrona, quanto da forma assíncrona (SILVA, 2010).

O termo usado: síncrono e assíncrono são termos técnicos que Moore (2007), define como: Síncrono; comunicação interativa sem defasagem de tempo. (...) eventos que ocorrem são mantidos em sintonia e em tempo real. No assíncrono, a comunicação não ocorre ao mesmo tempo, permitindo o aluno responder em ocasião diferente. (MOORE, 2007, p. 353; 356).

Compreende-se então, sobre as ferramentas de interação, e conforme descreve Falqueto (2010) que:

O ambiente do Moodle é simples, amigável, fácil de usar e possui diversos recursos e possibilidades, tanto de forma síncrona, com chats ( salas de bate-papo ) e web conferências   ( salas de explanação da matéria para o grupo via áudio e vídeo ), quanto da forma assíncrona, como fóruns de debate e d dúvidas; tarefas; questionários; lições; glossários, wiki, pesquisas e avaliações (FALQUETO,2010.p,4).

                Vale ressaltar que as ferramentas de avaliação tarefas e exercícios, muito utilizada pelos alunos, que conforme explica Silva (2010) “possibilita atividades que devem ser realizadas online ou off-line”. Possibilitando o aluno enviar para o professor mais de um arquivo para avaliação. (SILVA, 2010, p.63).

5.1. MOODLE como apoio ensino-aprendizagem

 

            Ensinar e aprender requerem ações colaborativas e formas objetivas de ação.  O uso dos recursos tecnológicos no Sistema de Plataforma MOODLE, tem se destacado como importante matéria prima para obtenção de informações e aprendizado do aluno e, excelente meio para elaboração e transmissão de conhecimento por parte do professor-tutor. Essa forma de ensinar e aprender permite que o aluno aprenda no seu próprio ritmo, pressupondo que, o aluno seja capaz de aprender de forma autônoma desenvolvendo seu potencial cognitivo. Sendo assim, fator favorável no processo ensino e aprendizagem com tecnologia (ZACARIOTTO, 2012).

            Uma das formas de colaboração para ampliar o conhecimento, segundo Zacariotto (2012, p.15), vem da realização de processos de aprendizagem com tecnologia, gerando  condições de acesso à informação, minimizando as restrições de tempo, espaço, consentindo agilizar a comunicação entre educadores, alunos e instituições de ensino.

 “As mídias como tecnologias de comunicação, invadem o cotidiano das pessoas e passam a fazer parte dele. Para seus frequentes usuários, não são mais vistas como tecnologias, mas como complementos, como companhias, como continuação de espaço de vida” (KENSKI, 2003, p.25).

            Na educação contemporânea, principalmente no Ensino Superior é imprescindível e necessário que o aluno tenha contato com a tecnologia, pois o profissional do futuro precisa aprender usar a tecnologia a favor da educação.

 Nesse sentido, Zacariotto (2012), mostrou um estudo desenvolvido em uma escola superior de São Paulo e considerou a diferença entre a sala de aula tradicional e aquela com tecnologia de uso da internet, apontando delinear quais foram às modificações que aconteceram nas formas de aulas, antes e após o emprego dos recursos aplicados na escola.

Em quadro comparativo definimos a situação e as mudanças do ensino tradicional e com o uso das novas tecnologias.

 

Na educação tradicional

Com a nova tecnologia

O professor

Um especialista

Um facilitador

O aluno

Um receptor passivo

Um colaborador ativo

A ênfase educacional

Memorização de fatos

Pensamento crítico

O método de ensino

Repetição

Interação

O acesso ao conhecimento

Limitado ao conteúdo

Sem limites

Fonte:  (ZACARIOTTO, 2012, p.17)

6 PESQUISA DE CAMPO: O MOODLE SOB O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES.

 

6.1  Descrição da amostra e Análise da Pesquisa

 

            A pesquisa objetiva mostrar a utilização da tecnologia, mais especificadamente o sistema de Plataforma MOODLE, analisado a partir da opinião de professores que ministram aulas no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade – FAMA, tendo como objetivo parâmetro identificar o grau de satisfação e a efetividade do sistema no processo de ensino e aprendizado.

            Todas as informações contidas sobre o número de disciplinas e a quantidade de professores que ministram aulas no sistema, foram baseadas na Matriz Curricular do Curso de Pedagogia do turno: Matutino.

            A coleta de dados foi concluída com as respostas de (03) três professoras que ministram aulas por meio da plataforma e se prontificaram responder a (08) oito questões objetivas.

Na distribuição de ofertas de disciplinas ministradas pelos professores no MOODLE, durante o período de (07) sete  semestres necessários para conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, são no total (12) doze disciplinas. Essas (12) doze disciplinas são destinadas via MOODLE para alunos do curso, e são ministradas por professores que se utilizam do sistema.

 O número de professores que ministram as doze disciplinas destinadas via MOODLE e distribuídas em todos os semestres do curso são (07) sete no total.  O questionário da pesquisa foi concluído com a resposta de (03) três  professoras.

A pesquisa permitiu concluir que, o percentual de professoras que responderam o questionário corresponde a aproximadamente ( 43% )  quarenta e três por cento do total de professores que ministram aulas via MOODLE no Curso de Pedagogia.

Portanto, é importante destacar que de acordo com a Coordenação do Curso, atualmente são destinados (19%) dezenove por cento das disciplinas ofertadas ao ensino semi-presencial via MOODLE.   

  

6.2  Resultados obtidos na pesquisa

 

 

             No gráfico 1 mostrado anteriormente, dentre as (12) doze disciplinas destinadas e ministradas pelos professores através da Plataforma MOODLE, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, (09) nove são ministradas pelas (03) três professoras que responderam ao questionário.

 

Fonte: Elaborado pela autora (2015).

A questão 2, do gráfico, todas as professoras responderam que receberam treinamento na instituição, com aulas e orientações de orientadores experientes que utilizam a plataforma.

 

 

 

Fonte: autoria própria (2015).

Dentre os recursos das ferramentas aplicadas para interação mais utilizada, destacaram-se a base de dados (imagens, links e textos) e as tarefas (atividades realizadas online e off-line), seguidas do chat (bate-papo), do questionário (questões e exercícios) e a lição (arquivos diferentes).

 

Fonte: autoria própria (2015)

Sobre o questionamento, se o Moodle contribui com aprendizado de alunos, as respostas foram variadas. A opção ( b):  cuja resposta especifica-se que:  o Moodle contribui sim com o aprendizado, e o aluno tem interesse em aprender, além do professor poder acompanhar o seu desenvolvimento através da execução de tarefas e participação. A escolha da resposta (c) mostra também que sim, o aluno sente se motivado ao utilizar o computador nos estudos, permitindo-o desenvolver o conhecimento cognitivo de forma autônoma. A opção de resposta ( f):  excluía todas as respostas admitindo –se opinião pessoal.  E  a opinião pessoal da professora revelou que acredita que o Moodle contribua sim, porque estimula a independência e autonomia nos estudos, mas ainda é perceptível a resistência do aluno com relação a essa ferramenta, no caso o “MOODLE”.

 

Fonte: autoria própria (2015)

Quando um aluno não consegue dominar o computador e desenvolver adequadamente tarefas propostas via moodle, como deve ser a atitude do professor para ajuda-lo?  Duas professoras escolheram que a atitude seria motivar, ajudar e oferecer informações adequadas para melhorar os conhecimentos do aluno. A alternativa  escolhida,  sugere dar dicas, sugerir leituras, vídeos, sites de acordo com a necessidade do aluno, do professor e da disciplina.

 

Fonte: autoria própria (2015)

Todas as entrevistas foram unânimes em escolher a alternativa que diz que “sim”, os recursos tecnológicos do moodle aliados à intervenção e avaliação do professor, juntamente com desenvolvimento das atividades de tarefas executadas e enviadas pelo aluno garante aprendizado eficaz.

 

Fonte: autoria própria (2015)

Ao utilizar-se do ambiente de Plataforma Moodle, a maioria das professoras escolheu que o ambiente é satisfatório, principalmente para alunos que podem desenvolver suas atividades online, em ambiente fora da instituição e a qualquer hora. A outra opção afirma que o grau de satisfação é muito bom para ambas as partes.

 

Fonte: autoria própria (2015).

No último questionamento, a pergunta foi feita da seguinte maneira: O MOODLE é uma ferramenta que está em constante evolução. Ao utilizá-lo na Faculdade- FAMA, e de acordo com as necessidades das suas disciplinas, a plataforma atinge os objetivos propostos ou necessita de aspectos e fatores que precisam ser melhorados?  A alternativa (a) foi à escolhida por todas as professoras cuja resposta mostrou que o “MOODLE atinge os objetivos propostos, não havendo necessidade de melhorias”.

 

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS E RESULTADO DA PESQUISA

 

Conclui-se que considerando a trajetória, transformações e a evolução do Ensino a Distância em instituições de ensino superior, o “MOODLE” tem se mostrado o principal e melhor parceiro em educação online de qualidade.

Com o resultado da pesquisa de campo, do ponto de vista dos professores, permitiu concluirmos que a Plataforma MOODLE é um ambiente virtual favorável para alunos e professores.

Os professores recebem treinamento na própria instituição de ensino, e ao se fazer essa escolha de ministrarem aulas no sistema revelamos que o grau de satisfação é elevado e excelente para ambas as partes. Os alunos aprendem estudando de forma autônoma, melhorando seus conhecimentos cognitivos e tecnológicos.

 Outro fator notável é a dedicação e o otimismo demonstrado pelos professores que consideram o ambiente satisfatório para docentes e alunos; atingindo os objetivos da disciplina, estimulando a autonomia e independência dos alunos nos estudos, mas é perceptível a resistência do aluno em relação à ferramenta de ensino. Sobre esse questionamento vale destacar que, alguns alunos de MOODLE iniciaram o contato com o computador por exigência do Curso em destinar algumas disciplinas via MOODLE.

Para amenizar a resistência do aluno em relação a ferramenta de ensino, é necessário que ao iniciar o contato com a tecnologia do Moodle, seja feito um bom e adequado treinamento, ressaltando a importância e a necessidade do contato, dando lhe motivação, apoio e incentivo para pesquisar e desenvolver o aprendizado na realização das tarefas.

Vale ressaltar que sobre a oferta de disciplinas na modalidade semi-presencial, utilizando-se do ensino com tecnologia, mais especificadamente o uso da ferramenta via “MOODLE”, que a Faculdade FAMA, de acordo com a coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia, atualmente destina 19% ( dezenove  por cento ) das disciplinas com a oferta de ensino on-line de qualidade.    

            O MOODLE é uma ferramenta que está em constante evolução e aperfeiçoamento. Atualmente o sistema tem se mostrado de extrema importância ajudando na interação de forma virtual, e na maneira de aprender e ensinar, principalmente no setor educacional que tanto necessita eficiência no processo de ensino e aprendizagem de qualidade.

MOODLE PLATFORM: THE SYSTEM UNDER THE POINT OF VIEW OF TEACHERS

 

ABSTRACT

 

This article reflects on the educational teaching with use of technological tools, widely used in Colleges currently in educational institutions. The strong presence of these interactive tools motivates the institution to include their students in the virtual world. In this sense, the "MOODLE" (Modular Object-oriented Dynamic Learning Environment), arose, and went into improving and expanding. The MOODLE system is a teaching tool that was based on the theory of social constructivism, and became great ally in the interaction process, providing favorable conditions for the occurrence of the process of teaching and learning among teachers and student learning in virtual way using a teaching tool. Thus, this "field research" aims to show from the point of view of teachers that teach in the institution - FAME, using the MOODLE system. To collect information used a questionnaire with clear and objective questions, which were answered by experienced and prepared teachers to minister classes via MOODLE. From the results, questions such as: distance education; online virtual interaction and teaching and learning of teachers and students using the system, it became understandable and significant items.

 

Keywords: MOODLE. Teachers. Student. Teaching and learning.

REFERÊNCIAS

 

CARVALHO, Jaciara de Sá. Redes e comunidades: ensino aprendizagem pela internet – São Paulo – Editora e Livraria Instituto Paulo Freire – SP, 2011.

DIAS, Rosilâna Aparecida; LEITE Ligia Silva Educação a Distância: da Legislação ao Pedagógico.  Petrópolis-RJ: Editoras Vozes, 2010.

FALQUETO, Douglas Nodari.Tecnologia na EaD e o ambiente virtual de aprendizagem. Artigo pdf – 2010. Acesso em 24 de out. 2015

GIL, Antôni Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa – 4 ed. – São Paulo: atlas 2012.

KENSKI, V, M – Tecnologia e Ensino Presencial a Distância, Campinas-SP. Papirus 2003.

MAIA, Carmen – ABC da EAD- Educação a Distância hoje/Carmen Maia e João Mattar -1 Ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.p,18.

MOORE, Michael G. (s.d) Teoria da Distância Transacional/ tradução de Wilson Azevêdo. Disponível em: <http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.html?infoi. 1993.> Acesso em:  13 de Outubro de 2015.

________. Educação a Distância: uma visão integrada/Greg Kearsley; tradução Roberto Galman. São Paulo; Thonson Learning – 2007.

 

ROCHA, Julciane Castro. Reflexões sobre o contemporâneo. O que é moodle. Disponível em <http:/julcirocha.wordpress.com 2007/11/28/0-que-é-moodle. 2007.> Acesso em 12 de set.2015.

SANTANA, Deusimar Angélica – Uso da Plataforma Moodle na educação a distância como forma de democratizar o ensino-artpdf, SRTVN, Faculdade Fortium. Brasília-DF, 2008.

SILVA, Robson Santos da. MOODLE para autores e tutores, Robson Santos da Silva.São Paulo; Novatec Editora , 2010.

ZACARIOTTO, William Antônio, Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação/ caderno de estudos e pesquisa da UNIP  – São Paulo, 2012.  

           

APÊNDICE 1- FORMULÁRIO DE PESQUISA

 

ORIENTADORA: Kellen Cristine de Almeida

ALUNA:  Liliene Gonçalves

 

1.Identifique a Disciplina ministrada através da Plataforma MOODLE de ensino.

(   ) Antropologia (   ) Currículos e programas (   ) Ética e Cidadania (   ) Educação Ambiental

(   ) Educação em Direitos Humanos (   ) Filosofia da Educação (   ) Gestão Educacional

(   ) História e Cultura Afro-brasileira (   ) História da Educação I (   ) Metodologia e Prática em Educação Inclusiva  (   ) Política Educacional (   ) Teorias da educação.

2. Para o desenvolvimento do trabalho didático e pedagógico, espera-se que o docente esteja preparado, atualizado e receba treinamento para utilizar o recurso, no seu caso:

a) (  ) Recebi treinamento da Instituição Fama, de forma, presencialmente, com apoio de orientadores  experientes que utilizam a Plataforma, e aulas práticas ministradas por professores experientes também utilizam a Plataforma.

b) (    ) Recebi treinamento a distância, indicado pela Instituição Fama, seguindo passo a passo todas as orientações e instruções sobre uso da plataforma MOODLE.

c) (   ) Busquei por conta própria treinamento e aprimoramento em cursos disponíveis em outras instituições através de professores conhecedores do assunto.

d) (   ) Não busquei treinamento, usei os critérios e as explicações para o uso da Plataforma, e coloquei em práticas educacionais de ensino para alunos.

e) (   ) Não fiz treinamento, as aulas são ministradas no sistema e desenvolvidas de acordo com a experiência adquirida e a  prática tecnológica.

f) (   ) Outros________________________________________________________________

3. Entre os recursos aplicáveis no sistema de plataforma MOODLE para o desenvolvimento da disciplina aponte os utilizados na sua metodologia de ensino.

(   ) Base de dados – Imagens, arquivos, links e textos.

(   ) Chat – bate papo, interação online simultânea (síncrona).

(   ) Flashcard-trainer – Perguntas e respostas.

(    ) Fórum – Ferramentas de discussão.

(   ) Glossário -  Criação de questionários com termos relacionados aos conteúdos.

(   ) Lição – Perguntas e respostas com apresentações de arquivos diferentes.

(   ) Móbile-tag – permite indicar local para ser visualizado via dispositivos móveis e celulares.

(  ) Objetos de aprendizagem móvel – criado especialmente para o acesso via dispositivos móveis e celulares.

(   ) Pesquisa de avaliação – Pesquisas rápidas com os participantes do curso.

(   ) Questionário – viabiliza grande variedade de exercícios e avaliações online. Permite a criação de questões objetivas e dissertativas.

(   ) Scorm/AICC – rastreamento das ações dos participantes ( número de acessos e pontuação obtida em testes realizados).

(   ) Tarefas – possibilita a solicitação de atividades que devem ser realizadas online e off-line.

(   ) Wiki – possibilita que os participante construam coletivamente um hiperdocumento.

(   ) Outros recursos -_____________________________________________________.

4. A inserção das ferramentas didáticas e tecnológicas, especificadamente o MOODLE, na sua percepção contribui com o aprendizado do aluno?

a) (   ) Sim, contribui plenamente com o aprendizado do aluno.

b) (   ) Sim,  o interesse do aluno é perceptível, além do orientador  poder acompanha-lo através das tarefas, exercícios, a participação nos chats entre outros recursos.

c) (   ) Sim, o aluno sente-se motivado ao utilizar o computador para estudos, permitindo-o construir e desenvolver o conhecimento cognitivo de forma autônoma.

d) (   ) Não, o desinteresse do aluno é perceptível e pode ser constatado na execução dos exercícios e tarefas e na falta de  participação online.

e) (   ) Não, o MOODLE não contribui, perceptivelmente é notado a desmotivação do aluno acostumado ao contato direto com o professor, dificultando o andamento do processo e do aprendizado do aluno.

f) (   ) Outros________________________________________________________________

5.¨ O MOODLE não pode se tornar um simples importador de conteúdos sem compromisso com a aprendizagem. Nesse contexto, como deve ser a atitude e ação do professor ao constatar que, seu aluno, apresenta muitas dificuldades em desenvolver as atividades, executar e enviar as tarefas; bem como em manusear e dominar a ferramenta de ensino via MOODLE?

a) (   )  Motivar e ajudar o aluno, oferecendo informações adequadas para que melhore seus conhecimentos.

b) (   ) Dar dicas, sugerir leituras, vídeos e sites de acordo com a necessidade do aluno, do professor e da disciplina.

c) (   )  Procura saber em quê o aluno apresenta maior dificuldade,  para poder intervir e dar condições para esse aluno evolua no nível de aprendizado.

d) (   ) Somente intervir se o aluno pedir ajuda, caso contrário, deixar que ele construa e adquira o próprio conhecimento.

e) (   ) Considerar o conhecimento limitado do aluno, avaliando se houve uma progressão no aprendizado, se não houver, aí torna-se necessário intervir.

f) Outros____________________________________________________________________

6. De acordo com os critérios utilizados na escolha dos conteúdos didáticos repassados via MOODLE, o aluno ao final do semestre aprende de modo eficaz e efetivo e com autonomia, via MOODLE, assim como tradicionalmente, com aulas expositivas e presenciais?

a) (   ) Sim, o ensino via MOODLE sozinho já garante o aprendizado do aluno.

b) (   ) Sim, a oferta de variedades de recursos pedagógicos presentes no MOODLE, já são suficientes para que os alunos desenvolvam o aprendizado.

c) (   ) Sim, os recursos tecnológicos do MOODLE aliados a intervenção e avaliação do professor, juntamente com o desenvolvimento das atividades de tarefas executadas e enviadas pelo aluno garante aprendizado eficaz.

d) (   ) Não, não basta explorar os recursos possíveis no MOODLE, é necessário a presença do professor para fixação e exploração dos conteúdos, bem como esclarecer, avaliar e tirar dúvidas dos alunos, garantindo assim um ensino eficaz e de qualidade.

e) (   ) Não, o ensino via MOODLE somente, não é eficaz e suficiente para formar o aluno.

f) (   ) Outras maneiras_________________________________________________________

7. Qual o grau de satisfação de professores e alunos em relação a escolha do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE ?

a) (   ) Muito bom, o ambiente virtual favorece resultado satisfatório para ambas as partes.

b) (   ) É satisfatório, principalmente para o professor que não necessita de estar apenas em um local para expor e acessar os conteúdos.

c) (   ) É satisfatório, principalmente para alunos que podem desenvolver suas atividades online em um ambiente fora da Instituição a qualquer hora.

d) (   ) Não é satisfatório, mas é necessário devido a crescente inserção da tecnologia nas Instituições, manusear o computador é importante fator de aprendizado atual.

e) (   ) Não é satisfatório para o professor, nem para o aluno.

f) (   ) Outros________________________________________________________________

8. O MOODLE é uma ferramenta que está em constante evolução. Ao utilizá-lo na Faculdade FAMA e de acordo com as necessidades das suas disciplinas, a plataforma atinge os objetivos propostos, ou necessita de aspectos e fatores que precisam ser melhorados?

a) (   ) Sim, o MOODLE atinge os objetivos de ensino propostos,  não havendo necessidade de melhorias.

b) (   ) Atinge parcialmente os objetivos, deixando a desejar para o aluno.

c) (   ) Atinge parcialmente os objetivos, deixando a desejar para o professor.

d) (   ) Não atinge os objetivos propostos havendo necessidade de melhorias no sistema.

e)( ) Não é eficaz no processo de ensino e aprendizagem necessitando urgente de aperfeiçoamento.

f) (   ) Outros________________________________________________________________