PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO

Vamos analisar o que é necessário para se planejar um treinamento para que o custo x benefício do programa seja o maior possível.
Essa é uma dúvida que pode acompanhar muitos profissionais que lidam com o planejamento e prescrição de exercícios.
Para conseguir otimizar o nosso planejamento de treino devemos seguir algumas orientações e sempre respeitar os princípios científicos do treinamento desportivo e a periodização do treinamento.
A periodização compreende a divisão do treinamento em períodos, onde em cada fase se atingem objetivos esperados e programados de acordo com a necessidade da temporada.
Os princípios científicos do treinamento desportivo são os guias para que ocorra o sucesso do planejamento. É através dos princípios do treinamento desportivo que conseguimos ter a melhor seleção de exercícios, sistemas de produção de energia, determinação do volume e intensidade e sobrecarga do programa.
Os princípios do treinamento desportivo são: individualidade biológica, especificidade, variabilidade, interdependência volume x intensidade , reversibilidade e sobrecarga progressiva. Sabendo a importância dos princípios, fica mais fácil planejar e prescrever exercícios.
Entender que o treino tem que ser individualizado, pois cada individuo responde ao treinamento de uma forma diferente (Individualidade Biológica), entender que cada atividade requer um gesto motor especifico e sistemas de produção de energia diferentes (Especificidade), entender que conforme ocorrem adaptações ao exercício é necessário aplicar a sobrecarga (Sobrecarga Progressiva) e que é necessário a manutenção da freqüência de treinos para que se mantenham os resultados e até mesmo aumento da capacidade física (Reversibilidade), é respeitar os princípios e otimizar os resultados.
Resumindo planejar o treino e respeitar os princípios do treinamento é a forma mais eficiente de alcançar o seu resultado.