Planejamento de Ensino 

Tamires de Miranda Almeida

Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi 

COLIDER

2013

RESUMO 

Planejamento de ensino são planos elaborados por professores. Esse é de suma importância na carreira profissional de um professor. Sem este não é possível um educador adentrar em uma sala de aula, pois estará totalmente despreparado. O plano de ensino é um dos planejamento mais utilizado pelos professores. Este é composto por vários itens, sendo os mas importantes os objetivos gerais, os objetivos específicos, os conteúdos e o desenvolvimento metodológico. Através do plano de ensino o educador pode também elaborar o plano de aula. Este é composto por conteúdo, objetivos, procedimentos de ensino e procedimentos de avaliação. Tendo em vista este contexto, o meu objetivo é transmitir através deste, o que é um planejamento de ensino, qual sua finalidade e como manejar esta ferramenta. 

ABSTRACT

Planning teaching plans are prepared by teachers. This is of paramount importance in the career of a teacher. Without this you can not enter an educator in a classroom, because he will be totally unprepared. The teaching plan is a plan used by most teachers. This consists of several items, but the important general objectives, specific objectives, content and methodology development. Through the teaching plan the educator can also prepare the lesson plan. This consists of content, objectives, teaching procedures and evaluation procedures. Given this context, my goal is to convey through this, which is an education planning, what its purpose and how to wield this tool.

PALAVRA CHAVE: Professor. Planejamento de ensino. Alunos.

INTRODUÇÂO

O Planejamento de ensino também conhecido como planejamento didático é um relato onde o professor descreve os objetivos que deseja alcançar em sala de aula com os alunos ao decorrer do ano. Esse é um planejamento exclusivamente elaborado pelo o professor, como diz Haydt:

Os planos devem ser pessoais. Precisam retratar a personalidade do professor, suas concepções individuais, sua capacitação profissional. Planos elaborados por outros ou mesmo por equipes de educadores, poderão ser consultados como fonte de idéias, mas nunca deveremos copiá-los. Todo trabalho didático tem de ser criativo jamais repetitivo. (CARVALHO apud HAYDT,2001 p.100 ) 

Existem três tipos de planejamento didático ou ensino, sendo eles: o plano de curso, plano de unidade didática e o plano de aula. Entre esses, o mais usado pelos professores e o plano de ensino e o plano de aula.

Entretanto, foi escolhido este tema por descobrir o quanto ele é importante para os acadêmicos que pretendem ser futuros professores(as). Por isso este trabalho foi elaborado com intensão de repassar aos leitores deste trabalho o que é um planejamento de ensino, qual sua importância e como maneja-lo, e enfim, conceituar ao interessados o que descobri e aprendi.

DESENVOLVIMENTO

O plano de ensino é um roteiro o qual o professor elabora e utiliza para  a administração do seu trabalho e para controle dos coordenadores escolares, os quais devem supervisionar os professores e auxilia-los em que preciso for, havendo assim um ensino aprendizagem conforme é preciso.

Muitos são os modelos de plano de ensino utilizado pelos professores e não sendo exigência da escola obter todos os componentes do plano de ensino, o mais comum e mais usado é composto por objetivos gerais, objetivo específicos, conteúdos metodologia e avaliação.

Segundo Libaneo, no objetivo geral o professor relatara  como “[...] formar nos alunos a capacidade de critica e criativa em relação as matérias de ensino e a aplicação dos conhecimentos e habilidades em tarefas teóricas e praticas “ ( 2008, p. 124). Trabalhar com o objetivo de ensinar e que os alunos desenvolvam “[...] qualidades de caráter, como a honradez,  a dignidade, o respeito aos outros, e a lealdade.”

No objetivo especifico é onde se faz um desdobramento dos objetivos gerais, onde o professor expressa suas expectativas em relação ao que os alunos devem desenvolver no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. “A cada matéria de ensino correspondem objetivos que expressam resultados a obter: conhecimentos, habilidades e hábitos, atitudes e convicções, através dos quais se busca o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos. (LIBÂNEO, 2008, p. 126).

Conhecimentos quer dizer adquirir conceitos, idéias, teorias e fatos. Habilidades são qualidades intelectual capaz de  assimilação de conhecimentos. Os hábitos são modos de agir que torna os processos de aprendizagem mais eficaz. Segundo Libaneo “[...] hábitos podem preceder habilidades e à habilidades que se transformam em hábitos. Por exemplo, habilidade em leitura pode transformar-se em habito de ler e vice-versa.”( 2008, p. 131)

As atitudes e convicções refere-se ao modo de sentir e agir e de se posicionar frente a tarefas da vida social. O autor Libaneo diz que: “[...] os alunos desenvolvem valores e atitudes em relação ao estudo e ao trabalho, à convivência social, à responsabilidades pelos atos, à preservação da natureza e ao civismo, aos aspectos humanos e sociais dos conhecimentos científicos.” ( 2008, p. 131).  

Segundo Piletti (1997), os objetivos podem referir-se aos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor. O cognitivo refere-se à memoria, à razão e a inteligencia, compreensão de informações e conhecimentos intelectuais, capacidades mentais de analise e síntese. O afetivo refere-se as atitudes, valores, interesses e apreciações. E o psicomotor refere-se as habilidades motoras ou operativas.

Na metodologia o professor descrevera os métodos os quais utilizara em sala de aula para que os alunos tenham um bom desenvolvimento intelectual, através de tarefas e atividades que exijam a atividade mental e pratica dos alunos. Observe o que diz Libaneo em relação a esse assunto:

Não é suficiente, pois “passar” a matéria, é preciso que a matéria se converta em problemas e indagações para os alunos. A função deste componente do plano de ensino, o desenvolvimento metodológico, é articular objetivos e conteúdos com métodos e procedimentos de ensino que provoquem a atividade mental e praticados alunos (resolução de situações-problemas, trabalhos de elaboração, discussões, resolução de exercícios aplicação de conhecimentos e habilidades em situações distintas dos trabalhos em classe etc.) (Libaneo, 2008, p.159).

 

Na área de geografia, por exemplo, o professor deve trabalhar de forma que favoreça aos alunos a construção de uma visão de atores, construtores de paisagem e lugares, e que esse resultem de múltiplas interações entre o trabalho do homem, natureza e cultura.

O aluno precisa construir um a consciência e aprender a valorizar não somente o seu lugar, mas transcender a dimensão local e avançar na busca da valorização geográfica do mundo. Mas para que isso aconteça o educador precisa usar estratégias, metodologias diferenciadas para que os educandos consiga alcançar os objetivos desejados.

No conteúdo serão registrados os conteúdos os quais vão ser trabalhados no bimestre ou semestre. Essa escolha depende da opção de que a escola optar, ou seja trabalhar por bimestre ou semestre.

Na avaliação é descrito como os alunos serão avaliados no decorrer das aulas.

O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino, esse é uma descrição desenvolvida diariamente, onde o professor detalha as atividades a serem desenvolvidas por alunos e professor em um dia letivo.

São muitos os modelos de plano de aula usado por professores, e nesse plano pelo menos quatro componentes são indispensáveis; veja:

Conteúdos: neste se encontra os itens ou subitens do conteúdo programado, já descrito no plano de ensino.

Objetivos: neste se encontra os objetivos específicos a serem alcançados ao final da aula.

Procedimentos de ensino: aqui se descreve os passos a serem seguidos naquela aula e previsão do material necessário.

Procedimentos de avaliação: de que maneira será avaliada, tanto os alunos quanto o processo como um todo.

Esses são os mais utilizados e indispensáveis em um plano de aula.          

CONSIDERAÇÔES FINAIS

 

           Em todo decorrer deste trabalho, o  objetivo foi transmitir de que forma elaborar um bom plano de ensino e um excelente plano de aula, decifrando os mais usáveis componentes dessas ferramentas, da melhor forma possível.

Estes serão de suma importância em nossa carreira profissional como professor (a), pois sem estes não é possível desenvolver um bom trabalho e um ensino-aprendizagem de boa qualidade.

REFERENCIAS 

MARTINS, Josenei. Didática e Metodologia do Ensino de Geografia. Indaial: Uniasselvi, 2011.

SAMPAIO, Francisco Coelho. Redescobrindo o planeta azul: a terra pede ajuda. Curitiba: Positivo, 2005.

TAFNER, Elisabeth Penzlien. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: Uniasselvi, 2009.

NETO, Aristides Januário da Costa. ACELERAÇÂO. Cuiabá: Central de texto, 2002.

KIMURA, Shoko. GEOGRAFIA NO ENSINO BASICO: QUESTÔES E PROPOSTAS. São Paulo: contexto, 2010