PLACENTA

Tatiane Fontana de Carvalho

      Aplacenta  é um anexo embrionário característico dos mamíferos, a placenta resulta a fusão do alantocórion com a mucosa uterina. Assim, é constituída de uma porção fetal – Alantóide e córion – mucosa do útero. A placenta permite nutrição do embrião, as trocas respiratórias e a eliminação de excretas. Além disso, tem função hormonal, uma vez que produz dois hormônios fundamentais para a gestação: Gonadotrofina coriônica  e  progesterona.

A placenta aparece apos a  fecundação essa que  compreende no processo de fusão dos núcleos masculino e feminino dos gametas, formando célula-ovo ou zigoto. Na ejaculação em condições normais, um homem libera cerca de 300 milhões de espermatozoides no canal vaginal. Os gametas masculinos, então,penetram pelo colo uterino, atingem o útero e, finalmente, alcançam a tuba uterina,onde o óvulo é fecundado.

        A placenta se comunica com o embrião através do cordão umbilical, uma estrutura que abriga a vesícula vitelínica e o alantoide reduzidos.  O cordão umbilical é longo, possui inúmeros vasos sanguíneos e é preenchido por um material gelatinoso denominado gelatina de Wharton.

       Durante o processo de nascimento,a placenta, o cordão umbilical e as membranas são lançadas pra fora.

     O cordão umbilical é o ligamento entre o feto á placenta.