PERCEPÇÃO VISUAL DOS PROFESSORES QUANTO À DISLEXIA 

Cíntia Marques Andreatti Parreira

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tatiane Lebre Dias 

RESUMO 

Este trabalho teve por objetivo procurar conhecer a percepção dos professores a respeito da dislexia, se estes conseguem identificar um aluno portador dessa dificuldade e se sabe qual a maneira de trabalhar para que seu quadro possa ser amenizado. Os resultados revelaram que os professores ainda desconhecem a temática, tem dificuldade para identificar um disléxico em sala de aula e também como trabalhar com o mesmo. Observa-se assim a necessidade de maior divulgação do tema, com cursos de capacitação para que os professores consigam entender as dificuldades de um aluno disléxico e ajudá-los a superá-las, pois disléxicos tem a mesma capacidade de um aluno com desenvolvimento normal.

Palavras chave: Dislexia, professor, percepção.

INTRODUÇÃO

                Ao colocar seus filhos na escola, os pais aguardam ansiosamente o momento em que eles começarão a ler, e quando isso acontece é uma maravilha. Infelizmente nem sempre é assim. Nessa fase algumas crianças apresentam algumas dificuldades de aprendizado, que muitas vezes são desconhecidas pelos pais.

         Segundo Santo (2009) num passado ainda próximo, nos casos de dificuldades de aprendizado detectados, geralmente a criança era encaminhada para classes ou escolas especiais que ofereciam um ensino diferenciado. As dificuldades de aprendizagem na escola podem ser consideradas uma das causas que podem conduzir o aluno ao fracasso escolar. É preciso que o professor atente para as diferentes formas de ensinar, pois, há muitas maneiras de aprender. O professor deve ter consciência da importância de criar vínculos com os seus alunos através das atividades cotidianas, construindo e reconstruindo sempre novos vínculos, mais fortes e positivos.

O aluno, ao perceber que não consegue aprender com facilidade, muitas vezes começa a apresentar desinteresse, desatenção, irresponsabilidade, agressividade, etc. Uma das dificuldades de aprendizado que pode ser apresentada durante a fase de aquisição da leitura se dá o nome de dislexia.

         Com base nessas considerações o presente trabalho teve por objetivo conhecer as causas da dislexia, elucidar suas principais características verificar se os professores da rede de ensino têm conhecimento a respeito da temática e se estão aptos a trabalhar em sala de aula com alunos com esse tipo de dificuldade.

DISLEXIA: Apresentação, Características, avaliações e formas de tratamento do disléxico.

A respeito das dificuldades dos alunos WEISS (apud SILVA, 2009) argumentam que “a aprendizagem dá-se de forma integrada no aluno (aprendente), no seu pensar, sentir, falar e agir. Quando começam a aparecer “dissociações de campo” e sabe-se que o sujeito não tem danos orgânicos, pode-se pensar que estão se instalando dificuldades na aprendizagem: algo vai mal no pensar, na sua expressão, no agir sobre o mundo”.

Segundo Instituto de Neurologia Funcional (INF, 2009), dificuldade de aprendizagem é uma expressão que se refere a um grupo heterogêneo de distúrbios manifestados por dificuldades intensas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.

Segundo Ensinando o Cérebro (ENSCER, 2009), os Distúrbios de Aprendizagem e Comportamento se caracterizam por dificuldades experimentadas pela criança no desenvolvimento de habilidades cognitivas específicas e que não estejam associadas a uma redução global da cognição que caracteriza a deficiência mental. Entre os distúrbios de aprendizagem mais comuns estão a Dislexia e Discalculia e entre os distúrbios de comportamento temos a Hiperatividade, a Impulsividade e o Déficit de Atenção.

A dificuldade em identificar um aluno disléxico se torna mais evidente na dificuldade dos professores em trabalhar com os mesmos, pois apesar de alguns professores afirmarem saber identificar, aparentemente não possuem capacitação para se adequar a uma nova forma de trabalho diferenciado, que o disléxico necessita.

 A falta de informação sobre a dislexia por parte dos professores pode ser uma das causas da evasão escolar. Se o professor não tem conhecimento a respeito do assunto não poderá ajudar um aluno com esse tipo de dificuldade.

Tal falta de informação pode ser explicado pelo motivo de os professores não receberem formação suficiente durante sua graduação, como os mesmos afirmaram no questionário, talvez porque a dislexia ainda é um fato pouco conhecido e divulgado, o assunto não é valorizado como de fato deveria ser.

Entretanto, como de fato a dislexia ainda é pouco conhecida, faz se necessário um conjunto de ações que envolvem mídia, governo, pais e professores para que todos possam ter maior conhecimento a respeito da dislexia, facilitando assim o reconhecimento e o aprendizado do aluno disléxico de modo que ele possa adequar a sua dificuldade sem ser julgado e sem prejuízo escolar.

BIBLIOGRAFIA

 

ABD. Associação Brasileira de Dislexia. Disponível em:< http://www.dislexia.org.br/ > Acesso em 29 nov. 2009.

AND. Associação Nacional de Dislexia: Disponível em:< http://www.andislexia.org.br/ > . Acesso em 17 dez. 2008.

INF. Instituto de Neurologia Funcional: Disponível em:< http://www.neurologia.srv.br/> .Acesso em 25 maio 2009.

DISLEXIA DE LEITURA, Distúrbios de aprendizagem. Disponível em: HTTP://www.dislexiadeleitura.com.br/dislexia.php?tratamento=tratamento.

SILVA, Nadia Maria Dias da.Dificuldades de aprendizado. São João de Mereti, 03 jun. 2003. Disponível em:http://www.colegiosantamaria.com.br/santamaria/aprenda-mais/artigos/ver.asp?artigo_id=1 Acesso em: 23 maio 2009.