Resenha do Texto : “O que é Pedagogia de Projetos ?”

Apresenta considerações importantes para a implantação de projetos pedagógicos.

Pedagogia de projetos

Todo e qualquer agir humano que vise a excelência, necessita de um plano preparatório para ser executado, numa realidade cada vez mais mecanicista a idéia de projetos serve como instrumento para o alcance de uma perfeita operacionalização de ações sejam elas pedagógicas ou não, pois para se alcançar metas, objetivos, faz-se premente a organização e o planejamento de forma coletiva.

Dentre as inúmeras definições sobre projetos escolheremos a seguinte “Projeto é atividade organizada que tem por objetivo resolver um problema”. Ele é um recurso que dá dinâmica as tarefas corriqueiras, aquelas sem expectativas futuras. Concordando com Torres (2001):

"A idéia de projetos permeia todas as atividades e está presente em praticamente todas as novas propostas pedagógicas. Como estratégia educacional, tem de fato inovado e ajudado a resolver algumas das deficiências do ensino tradicional. Projetos inovadores e bem-sucedidos têm ajudado estudantes a estarem mais motivados e engajados no que estão realizando na escola e a aprender de maneira significativa os conceitos envolvidos nestes projetos.

Só dá pra pensar em projeto se houverem metas objetivas e possíveis de serem alcançadas num futuro com metas, datas e hora marcada e determinada.

Porém todo é qualquer projeto necessita de recursos financeiros, estruturais e de pessoal caso contrario teremos uma tarefa mais difícil, neste sentido quando são encontrados os recursos necessários os resultados são velozes.

Na Pedagogia os Projetos são uma maneira de trabalhar a educação para que ela construa conhecimentos envolvendo toda a comunidade escolar de forma coletiva.

Neste sentido os projetos são a solução para os problemas que normalmente são encontrados na escola, considerando a existência de uma equipe gestora atenta e compromissada com a escola, esta deve apontar as inúmeras problemáticas e contextualiza-las para uma execução eficaz. Pois uma equipe confusa, sem comando, com falhas na comunicação, descompromissada gera projetos ineficazes. 

      Ações comunicativas operaram positivamente no êxito de projetos, ações comunicativas geram debates, que apontam as especificidades das situações problemas evidentes e das situações problemas que podem ocorrer, garantindo assim uma equipe gestora, preparada para agir em todas as situações. 

A importância de um gestor é importantíssimo para o bom gerenciamento e administração do projeto, estes deve juntas além das habilidades técnicas na execução das atividades, tem que ter um bom relacionamento com a equipe, sabendo dá a liberdade necessária para o alcance das metas.

Estudos revelam que o sucesso de projetos esta intimamente ligado ao cumprimento de um cronograma bem elaborado que prevê possíveis problemáticas e contem um plano B em caso de problemáticas, e ações comunicativas em todo o decorrer dos processos de execução. Percebemos que ações dialógicas contribuem para ao sucesso de projetos.

Um outro fator importante para o sucesso de projetos é o fator financeiro e estrutural, porém sem estes ainda é possível sucesso, com maior dificuldade, entretanto seria impossível sem uma equipe gestora compromissada. Um exemplo seria fazer uma festa junina em uma escola com quadra coberta, recursos financeiros abundantes e uma equipe compromissada, seria sucesso certo.

Mas sem equipe gestora desmotivada, não compromissada seria insucesso na certa. Por essa razão que Torres diz: “vive-se atualmente na educação a síndrome da projetite e a idéia de projeto educacional está sendo banalizada” (p. 65).

No momento da implantação do projeto não se pode perder de vista a necessidade de fiscalização e acompanhamentos das tarefas atribuídas aos indivíduos que devem esta estar com consonância com o coletivo, és então, a necessidade de encontros periódicos com a equipe para avaliação e discursão das ações e para encaminhamentos necessários, este é o momento de retomada e correção de ações com base na realidade. Sem perder de vista a liderança que “constitui na capacidade de influenciar positivamente pessoas, para que, em conjunto, aprendam, construam conhecimentos, desenvolvam competências, realizem projetos e promovam melhorias em alguma direção” (LUCK, 2008, p.25)

            No plano da pedagogia os projetos devem gerar uma melhor administração e funcionamento da escola, que deve contar com o compromissos da todos os que compõem a comunidade escolar e a participação direta ou indireta deve ser gerida por um professor que decidirá uma participação participativa ou assistida.

Nas primeiras series os projetos devem ter como foco principal não o final do projeto, ou seja, no produto final, mas sim no fato de que os alunos e a comunidade escolar aprende muito mais nos processos de construção, nas fases e não no produto final.

            Concluímos que na execução de projetos existe a necessidade de se estar sempre interagindo como os alunos e a comunidade escolar, desse modo haverá a dinamização das atividades, avaliação de tarefas, o incentivo e a participação de todos em todas as fases do projeto, ou seja, um acompanhamento sistemático, que não deve deixar de levar em consideração os comportamentos, os valores, as percepções para o alcance do êxito em projetos.

Bibliografia

 

LÜCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.

Torres, R. M. (2001). Itinerários pela educação latino-americana: caderno de viagem. Tradução de Daisy Vaz de Moraes, Porto Alegre: Artmed Editora.