Os planos de Deus são perfeitos. Não há dúvidas de que essa verdade pode ser confirmada por vários relatos bíblicos, e também pela história pessoal de cada ser humano. No caso do Apóstolo Paulo encontramos um exemplo fidedigno de que Deus chama e usa quem quer e como quer, e transforma cada situação ao seu gosto e vontade e acima de tudo age de maneira perfeita na condução da vida do homem.

O apóstolo aos gentios, assim denominado Paulo de Tarso, eram um homem de autoridade e desempenhava bem a sua missão de perseguir os que eram do caminho, a saber, os cristãos e para isso pegava carta que o autorizava perseguir os cristão levando os presos e sob açoites com o fim de desestimular a pregação do evangelho. Seu consentimento na perseguição e morte do primeiro mártir cristão, o diácono Estevão é percebido quando as roupas do mártir caem aos seus pés, e o texto bíblico declara que Paulo consentia na sua morte.

Paulo, com o objetivo de dar continuidade a sua saga de perseguidor pegou autorização para ir a damasco para prender os cristão e levá-los par Jerusalém, e quando seguia no caminho de Damasco viu uma grade luz e ouviu a voz dizendo Saulo, Saulo por que me persegues, e não sabendo que falava com ele o Senhor Jesus se identifica e lhe declara que a atitude de Paulo era a perseguição direta que ele fazia aos seus discípulos. Com essa declaração de Jesus tomamos a certeza de que não estamos sozinhos, a bem da verdade, aquele que se une ao Senhor é um espírito só com ele (1Co 6.17), assim, que se levanta contra os eleitos de Deus estão se levantando contra o próprio Deus.

Os companheiros de viagem de Paulo ouviram a voz, mas não viram ninguém. Paulo foi orientado a procurar Ananias, um discípulo que recebera do Senhor a ordem para ir à casa de um homem chamado Judas e procurasse por um homem de nome Saulo apelidado de Tarso. Ananias questiona o fato de saber da fama de Paulo e da sua intenção que inclusive tinha conhecimento de que ele trazia autorização para prender os cristãos. O senhor Jesus lhe diz que aquele perseguidor de cristãos era um vaso escolhido para levar a palavra aos gentios, e aos judeus, e que o Senhor iria lhe mostrar o que era sofrer pelo nome do Senhor.

Saulo recebe a oração de Ananias e tem a vista restabelecida, Pois desde que vira a luz ficou três dias sem ver e sem comer. Paulo fica em damasco um tempo, prega a palavra e muitos ficam confusos, pois sabiam da fama de Saulo, de perseguidor ele em pouco tempo passou a ser perseguido, pois onde pregava no início do seu ministério passou por ameaças e tentativas de tirarem a sua vida.

Na segunda viagem missionária de Paulo, depois de ter se separado de Barnabé por causa de Marcos, que Paulo entendia que ele não era digno de seguir com eles, visto que tinha regredido e se acovardado, Paulo, agora com o nome transformado em pequeno (Paulo) ao contrário de Saulo (grande) segue seu caminho acompanhado de Silas. Eles foram impedidos pelo Espírito de Jesus a segui para a Ásia e em Trôade teve uma visão onde um varão macedônio lhe pedia ajuda dizendo passe a Macedônia e ajuda-nos. Entendendo que o Senhor lhes confirmara como pregadores seguiram para a Macedônia e após passar por alguns lugares chegaram a Filipos.

Paulo e Silas, em um sábado, encontram um lugar de oração unto ao um rio e começam a falar do evangelho para as mulheres que ali estavam, e uma mulher de nome Lidia vendedora de púrpura se converte e os constrange a ir a sua casa, onde os seus também ouvem recebem o evangelho. Retornado ao caminho de oração, sai-lhes ao encontro uma jovem possuída de um espírito adivinhador e dizia em alta voz: esses servos do Deus Altíssimo vos anunciam o caminho da salvação. E fez isso por muitos dias, de modo que Paulo se enfureceu e mandou que aquele espírito a abandonasse em Nome de Jesus, e a mulher foi liberta.

A mulher antes da libertação recitava uma frase, que a primeira vista era inofensiva, pois vislumbramos uma verdade. Portanto, naquela cultura, os deuses adoradores pelos idólatras também eram tratados de Deus, o que sugere que a mensagem dos servos de Deus poderia ter harmonia com as adivinhações da jovem, causando com isso uma confusão, e por fim enfraqueceria a divulgação do evangelho. O que aquele espírito queria realmente era confundir.

Quando a mulher ficou liberta, os seus senhores, aqueles que a exploravam perceberam que não havia mais espírito adivinhador, desfazendo assim a esperança de lucro, então arrastaram a Paulo e Silas para a praça, diante das autoridades os chamado de perturbadores, que queriam ensinar costumes incompatíveis com os costumes romanos. A população se levantou contra eles e foram levados ao cárcere ficando sob escolta. Levaram-nos para o cárcere interior e prenderam os seus pés no tronco.

Observe: não houve um julgamento formal, eles não mereciam a prisão, mas foram mandados para lá. Imagina aquela jovem advinha sem aquele espírito opressor, que alegria a aquela mulher gozava, porém a cidade se levantou contra eles.

A vida cristã, para aqueles que querem viver piedosamente em Cristo, será contemplada com as perseguições. O próprio Jesus orientou que se o mundo nos odeia saiba que antes o odiaram também.

Paulo e Silas não se entregaram, não desanimaram, e nem se deram por derrotados, pois sabiam que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Se estavam ali havia um propósito. O senhor os impediu de ir para a Ásia, eles tiveram uma visão de irem para a macedônia, eles pregam a palavra junto ao rio, uma mulher é convertida, a jovem é liberta, muitos sinais os seguia, não eram um cárcere que iria impedir o agir de Deus.

Perto da meia noite Paulo e Silas cantavam louvores a Deus e os outros presos ouviam. Cantar estando preso injustamente parece impossível, imagina a situação desses valorosos homens de Deus. estavam no cárcere interior, o que indica ausência de luz, com o pés no tronco, que eram um instrumento de tortura que colocava a vítima em situação de desconforto.Por certo estavam com dores, com frio, mas todo esse sofrimento não pode calar a voz do adorador, aleluia!

Um adorador por excelência é descoberto quando este adora apesar das circunstâncias, sendo elas boas ou más, no verdadeiro adorador há uma confiança que o faz enxergar com os olhos da fé, além disso, a gratidão a Deus vai além das circunstâncias difíceis da vida.

Em uma análise humana a segunda viagem missionária foi um fracasso, se ela terminasse assim, pois os missionários estavam presos, ainda que acabasse assim essa viagem foi um sucesso. Vidas foram transformadas e a palavra de Deus foi anunciada, como se não bastasse tamanhos feitos do Senhor, durante o louvor dos encarcerados, houve um terremoto que abalou os alicerces da prisão, as portas se abriram e as cadeias caíram de todos. Isso é que chamamos de impacto de louvor. O louvor chegou ao trono de Deus como aroma suave, e como reflexo, Deus operou de maneira surpreendente.

O carcereiro despertou do sono e quando viu que houve grande alteração no seu turno de serviço com a fuga dos presos quis suicidar-se, uma vez que o carcereiro, respondia duramente se deixasse um preso sob sua custódia fugir, porém Paulo gritou: não faças tal coisa, pois estamos todos aqui.

Logo o carcereiro pergunta o que faria para ser salvo e Paulo responde: crer no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa. A vida do carcereiro nunca mais foi a mesma, pois Paulo e Silas foram na sua casa e a salvação chegou lá.

No dia seguinte os pretores, enviam os oficiais para colocá-los em liberdade. Sim era um alvará de soltura, emitido pela autoridade terrena, mas o alvará de soltura do céu saiu primeiro. Quando Paulo toma conhecimento da ordem questiona dizendo: não tivemos um julgamento formal, e fomos acoitados, e somo cidadãos romanos, chame os pretores para virem eles mesmos nos colocar em liberdade. Agora observe a cadeia destruída, os presos em liberdade, isso é a mais pura prova de que quem governa sobre tudo é o Senhor dos exércitos. Ele manda e ninguém questiona das suas ordens, ele dá e tira a vida, faz e acontece, esse é o nosso Deus!

Os pretores quando tomaram conhecimento do questionamento de Paulo acerca de sua cidadania se assusta, pois cidadãos romanos gozavam de benefícios da lei, não podiam ser acoitados em praça pública e tinham tratamento diferenciado. Eles tiveram que pedir desculpas e solicitar que Paulo e Silas saíssem da cidade.

Podemos concluir que o agir de Deus é perfeito. Havia duas mulheres em Filipos que careciam da salvação, havia um carcereiro e toda a sua casa precisando de auxílio divino, aquele homem queria matar-se, mesmo tendo família, lavando-nos a crer que a sua casa não estava bem. Havia conflitos e crises lá.

Havia muitas autoridades que precisavam tomar conhecimento que Deus opera de maneira eficaz e se ele mandar tem que acontecer.

Os perturbadores são aqueles que temos pés formosos que anunciam o caminho da salvação sem temer, profetizam e fazem valer a palavra que diz: Os sinais acompanharão aos que crêem, curarão enfermos, expulsarão demônios, falarão novas línguas pegarão em serpentes e escorpiões e se beberem alguma coisa mortífera não fará danos.

O mundo clama por perturbadores que não negociam a usa fé, que tem um alvo e sabem da responsabilidade de pregar a palavra aos cativos. Encontraram opositores, sofrerão muitas vezes, mas serão recompensados à medida que se mantiverem fiéis ao Senhor e ao seu chamado.