RESUMO

O presente trabalho pretende mostrar aos educadores como a matemática pode ser trabalhada de maneira a atrair a atenção dos alunos e facilitar o trabalho do professor. Este trabalho ainda mostra que os materiais didáticos podem ser considerados como um instrumento essencial no aprendizado do aluno. Além disso, o mesmo é uma ferramenta que deve ser bem trabalhada, para que possa tornar as aulas de matemática dinâmica e criativa, buscando obter uma transformação significativa para que no decorrer dos anos possa alcançar uma melhor qualidade no ensino da disciplina de matemática. Neste caso, é necessário que o professor tome certos cuidados com a utilização de recursos didáticos, pois os mesmos aplicados sem fundamento e planejamento perdem o significado e acabam prejudicando a aprendizagem dos alunos. Foram feitos estudos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, artigos da internet que abordam sobre o tema em questão e nas ideias de autores como Zabala (1998) e Passos (2006).

Palavras-chave: Material didático. Aprendizado. Ensino da matemática

1 INTRODUÇÃO

Os materiais didáticos são considerados um importante recurso a serviço do professor em sala de aula, sejam eles manipuláveis ou não. Estes materiais podem tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e de fácil compreensão, uma vez que podem vir a permitir a aproximação da teoria matemática na prática.

De acordo com Lorenzato (2006), o professor tem um papel muito importante no sucesso ou fracasso escolar do aluno. O mesmo autor descreve que, não basta o professor dispor de um bom material didático para que se tenha a garantia de uma aprendizagem significativa, é preciso saber utilizar corretamente estes materiais em sala de aula.

Visando as dificuldades encontradas por alunos se professores no processo ensino aprendizagem, Fiorentini e Miorim (1990) destacam, por um lado, o aluno que não consegue entender a Matemática que lhe é transmitida pela escola e, por outro, o professor, que não conseguindo alcançar resultados satisfatórios junto a seus alunos, acabam lotando as salas de aula de cursos, encontros e congressos em busca de materiais didáticos que possam resolver os seus problemas da sala de aula.

Sendo assim, muitos professores tendo dificuldade em repensar sua prática pedagógica acabam por depositar toda sua esperança na utilização de recursos didáticos, acreditando que os mesmos por si só, poderá solucionar os problemas na sala de aula. Porém, os recursos didáticos, sejam eles, os jogos, atividades interativas, livros etc., só serão bem aproveitados na educação se este recurso for bem planejado pelo professor na busca de aprimorar a aprendizagem, não como última alternativa.

 

 

2 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Os recursos didáticos são componentes presentes no ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno como; objetos, máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas, materiais, livros, música e vídeo, recursos da natureza e que são empregados no ensino de algum conteúdo ou transmissão de informações.

Eles auxiliam na transferência de situações, experiências, demonstrações, sons, imagens e fatos para o campo da consciência, onde então eles se transmutam em ideias claras e inteligíveis.          

Zabala (1998) considera que todos os meios que o professor usa para ensinar são designados por ‘recursos didáticos’. Isto é, todos os recursos que sejam criados, produzidos e aplicados na ação educativa e que promovam o desenvolvimento do processo cognitivo são recursos que servem de apoio ao professor enquanto leciona.

Chamorro (2003) salienta que o recurso didático não é em si um conhecimento, mas o meio que auxilia a construção do conhecimento e a sua compreensão. Por exemplo, um recurso didático na área da Matemática pode ser a atribuição de nomes intuitivos aos objetos ou aos conceitos matemáticos, de modo a aproximá-los das formas de comunicação dos alunos.

Os materiais didáticos podem ser qualquer objeto utilizado na aula de matemática como; histórias, perguntas, desenhos, jogos e etc, desde que seja aplicado pelo professor com a intenção de desenvolver atividades matemáticas. Sendo considerado ainda como forma de mediação entre o ensino e a aprendizagem matemática.

Desta forma, utilizar materiais didáticos como recursos pedagógicos nas aulas de matemática se torna muito importante para a aprendizagem, pois permite uma interação mais afetiva do aluno com o ensino, diminuindo muitas vezes os bloqueios que os mesmos apresentam em compreender a matemática.

Na utilização de materiais didáticos nas aulas de matemática é necessária muita cautela, pois os mesmos aplicados numa aula sem nenhum fundamento não chegam a objetivo algum, e o ensino da disciplina fica disperso e sem significado para o aluno. Sendo assim, é necessário que o professor organize bem suas aulas e que ao utilizar algum recurso didático, que este seja totalmente integrado em seu planejamento, afim que o objetivo principal que é o aprendizado do aluno seja alcançado e não prejudicado.

Serrazina (1990) destaca que qualquer material deve ser usado de forma cuidadosa, e afirma que o mais importante não é o material em si, mas a experiência significativa que esse deve proporcionar ao aluno, uma vez que a utilização dos materiais, por si só, não é sinónimo ou garantia de uma aprendizagem significativa, desta forma é possível observar o papel importante do professor na planificação relativa aos materiais didáticos na aula.

Para Passos (2006) os materiais didáticos utilizados em uma aula de Matemática, na maioria das vezes, têm um objetivo funcional, uma vez que esses são utilizados como suporte experimental na organização do processo de ensino aprendizagem. Porém, o verdadeiro objetivo desse material didático é servir de mediador na construção do conhecimento.

Nas aulas de matemática a utilização de materiais didáticos são uteis pois, melhoram a compreensão dos conteúdos aplicados em sala de aula, aumentam a motivação durante a realização das tarefas, ou seja, ajuda a compreender e consolidar os conhecimentos matemáticos, tornando ainda o aluno construtor do seu próprio conhecimento.

 

3 CONCLUSÃO

 

Pode-se concluir que os materiais didáticos são todos os materiais que auxiliam o aluno na aprendizagem, além de agir como elemento motivador, desempenhando um papel de extrema importância para as aulas de matemática. Os materiais didáticos são essenciais ao desenvolvimento dos conceitos matemáticos, auxiliando a compreensão das situações mais abstratas. Porém ao utilizar os materiais didáticos o professor deve estar ciente de que nenhum material sozinho é garantia de sucesso no processo de ensino aprendizagem. Neste caso, a utilização do material didático na aprendizagem matemática se torna mais significativa quando utilizado como mediador do conhecimento e quando o professor compreender o momento ideal de utilizar tal recurso através de um bom planejamento pedagógico.

Sendo assim, é possível concluir que os materiais didáticos podem intervir fortemente na aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, utiliza-los em sala de aula pressupõe, antes de tudo, por parte do professor, um exercício de prática reflexiva para que este possa utilizá-lo de forma correta, tornando assim a aprendizagem dos alunos mais significativa e prazerosa.

4 REFERÊNCIAS

Chamorro, M.C. (2003). Didáctica de las Matemáticas para Primaria. Madrid: Pearson Educación.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M,A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM. SBM: São Paulo, ano 4, n. 7, 1990.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-38.

PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 77-92.

Serrazina, L. (1990). Os materiais e o ensino da Matemática. Educação e Matemática,13, 1. Lisboa: APM.

Zabala, A. (1998). A prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes

Médicas Sul Lda.