VALDECIR DO VALE 

Licenciatura em Geografia 

 

 

OS ELEMENTOS CAUSADORES DE IMPACTO AMBIENTAL NO MUNÍCIPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ/RO

 

Orientador: Prof. Esp. Rosemari Nazaré da Silva Paz

 

Centro Universitário Claretiano

 

 

 

 

SÃO MIGUEL DO GAPORÉ

2013



OS ELEMENTOS CAUSADORES DE IMPACTO AMBIENTAL NO MUNÍCIPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ/RO

 

Resumo

 

 O presente trabalho toma como área de estudo o município de São Francisco do Guaporé/RO para uma pesquisa de campo dentro da região onde serão identificados os elementos que causam impactos ambientais dentro do município. Antes da caracterização dos elementos causadores de impactos ambiental dessa região são feitos uma contextualização da área em estudo e uma reflexão de conceitos e concepções dos danos que podem causar esses elementos correndo riscos de grandes perigos na natureza e para o ser humano. Portanto a caracterização desses elementos são apoiadas em coletas de dados através de entrevistas com moradores da área a ser coletadas dados. Visando, assim, contribuir com estudos acadêmicos, orientações nas escolas e na comunidade dentro da área em seu foco de pesquisa. Conscientizar a comunidade sobre os perigos que esses elementos podem causar no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas.

 

Palavra-Chave: Meio Ambiente, Comunidade, Impacto Ambiental.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Introdução

A pesquisa de campo foi realizada no município de São Francisco do Guaporé/RO  na  área urbana e área rural para uma análise de dados dos elementos causadores de impactos ambientais nessa região, ao identificar os elementos que causam danos a natureza, foi realizado um estudo para encontrar uma solução de impedir que esses elementos cresçam prejudicando a natureza e o próprio ser humano. O presente trabalho pretende identificar e classificar os elementos causadores de impactos ambientais dentro da área em estudo. O município vem enfrentando problemas ambientais que são causados na: agricultura, reservas, e área urbana. Sabendo-se que ao longo de tempo, diversos seres vivos se encontram ameaçados em extinção, em decorrência, notamos que são praticadas pelas atividades humanas. Pode-se afirmar que, o ser humano destrói a natureza colocando todos os habitantes da região em situações de igualdade com riscos, devido ao aumento da população nas áreas urbanas ocorre uma degradação global e o uso sem controle da agricultura.

 Diante da coleta de dados foi possível distinguir quais ações humanas exercem os elementos causadores de impactos ambientais na natureza e como seria possível usar os recursos do planeta sem causar muitos danos graves. Podendo assim orientá-los  nas escolas e comunidade dentro da área em estudo. Portanto obter um resultado de melhorias na qualidade de vida do ser humano.  Através de uma conscientização sobre a exploração da natureza e de seus recursos, causando danos ao meio ambiente, entende-se que, quase sempre não conseguem se recuperar  e recompor suas funções uma da preocupações para proteção do nosso planeta para as futuras gerações. Um dos passos tomados para a sustentabilidade e conseqüência de uma vida melhor, e realizar trabalhos em coletiva: com valores  de atitudes de união, ser solidários e cooperação dentro do tema homem/natureza. Dentro dos limites escolares foram trabalhadas a Educação Ambiental Formal com grandes resultados obtidos em sala de aula, com um dos temas principais reciclagem de lixo sólidos e seu reaproveitamento para obter um meio ambiente saudável. Também trabalhada a Educação Ambiental Não-Formal envolvidos as propostas voltadas a comunidade, associações e funcionários de  indústrias que está fora do ambiente escolar para uma percepção ambiental  onde ambos se prejudiquem.

Um dos problemas ambientais em área de estudo a pavimentação da BR-429, que isola florestas dividindo e fragilizando os ecossistemas existentes, e facilitando para a exploração da natureza em reservas e áreas indígenas e a destruição das florestas sem controle e grilagem de terras, podendo acontecer a extração de madeiras clandestinas e grande destruição das matas ciliares para o objeto em construção, afetando a nascentes de rios e desvio do curso de água dos rios para a construção de terra planejem da pavimentação. Portanto os elementos causadores de impacto ambiental no município é uma atividade de sensibilização, mobilização, conscientização e capacitação dos diversos segmentos da sociedade para enfrentar os problemas ambientais. Identificando cada tipo de elemento que prejudicam o meio ambiente e mediante uma prática que vincula a população do município em estudo, valores e atitudes que promovem comportamentos dirigidos em prol da transformação superadora dessa realidade entre aspectos naturais como sociais com habilidades necessárias. Onde tenha uma sociedade que seja capaz de salvar a natureza combatendo assim os impactos ambientais, no meio ambiente, fazendo reflorestamento e a sustentabilidade. 

 

Metodologia

Levantamento de dados, dentro do município, para abordar conceitos de elementos de causam impactos ambientais, analise e coleta de dados, no local para colher informações, e analisar o local em estudo, fazer um diagnóstico dos problema encontrado,  classificação dos elementos encontrados pela ação humana que levou a causa desse problema. Apoio de algumas instituições que poderá fornecer dados para a pesquisa em análise. Obtenção de dados de áreas de agriculturas e exploração da natureza.   Conscientização e sensibilização para que a população do município compreenda quais são os elementos causadores de impacto ambiental dentro do município e quais os perigos que podem causar para o homem e o Meio Ambiente, levando a entender que o próprio ser humano destrói seu ambiente natural pondo em risco a vida de todos os seres vivos. Levantamento  em duas áreas quilombolas do município para caracterizar alguns  riscos de impacto ambiental dentro dessas áreas de conservação, com enfoques participativos que inclui a comunidade da área,  divulgação de diálogos permanente e a pesquisa fundamentada com diagnósticos dos elementos que prejudicam a natureza e quais soluções para resolver e proteger as comunidades locais.  

Pesquisa na área urbana com voluntários para descobrir que tipos de elementos geradores de impacto ambiental podemos encontrar dentro dessa área em estudo, fazer a entrevista e conscientizar os mesmo para que entendam que esses elementos podem trazer grandes riscos para a sociedade em geral. Diante de tantos problemas que levam a sociedade a certos riscos e por as gerações futuras em riscos será trabalhada uma conscientização nas escolas e comunidade com: cartazes, filmes faixas, vídeos educativos e panfletos para esclarecimentos desse danos causados ao meio ambiente que transformam totalmente a natureza e acarretam seus riscos para o ser humano.  

Os Agentes causadores de Impactos Ambientais

 

A pesquisa de campo para a coleta de dados sobre os elementos causadores de impactos ambientais, foi realizada na área urbana, onde foram identificados: lixos espalhados na rua, fossas sem proteção, fossas abertas, poço perto das focas, queimadas de lixo, poluição sonora, etc.,  pois sabendo que o homem é parte integrante da natureza e nesta condições precisa do meio ambiente para ter uma vida saudável, portanto através de danos causados ao Meio Ambiente que provocam prejuízos a saúde pública e vice-versa, foi realizada essa pesquisa no município,  podendo obter um êxito de  danos  causadores de impactos ao meio ambiente, portanto define-se que as atividades encontradas na pesquisa são relacionadas a aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos. Em continuação foi realizada a pesquisa na área rural que encontramos vários elementos como: queimadas, derrubadas, usos de agrotóxicos e fertilizantes degradação do solo e outros. Dada a diversidade agroecológica a uma grande indiferença na atividade socioeconômica existente na área em estudo, com uma grande realidade heterogênea e complexa no sistema de estrutura de produção, os primitivos que consomem muitos recursos retirado da natureza podem colaborar para o desmatamento, perda de solos, redução da fertilidade natural, erosão, etc.  Há também uma combinação intermediária de produção altamente intensificados que consomem relativamente menos recursos naturais no local, mas introduzem no meio ambiente novos elementos e produtos causadores de desequilíbrios (inseticidas, pesticidas, fertilizantes, sais, etc.).  Esses sistemas evoluem pouco ou lentamente e mantém de forma crônica e constante seu impacto ambiental. De forma que um problema pode mesmo lentamente gerar o outro e cada vez a evolução pode se expandir de uma forma incontrolável e prejudicial ao ser humano e outro seres vivos até mesmo correndo o risco de deixar de existir. Podendo observar que um impacto ocorrido em um local, traz conseqüências em escala global como: a devastação de florestas por queimadas para a introdução de pastagens provoca desequilíbrio de ecossistemas natural gera problema com a emissão de gás carbônico prejudicando a atmosfera e causando um efeito em escala global.

Freitas (2010) aponta que no caso específico do Brasil, as queimadas têm sido responsáveis pela diminuição de importantes biomas brasileiros: Amazônia e Cerrado, ambos explorados pela prática agropecuária, sendo o Cerrado, o mais atingido, com 20% apenas da sua vegetação original. (FREITAS, 2010)

Com essa afirmação de Freitas podemos entender que, a sociedade vem sofrendo com o fogo que é praticamente empregado na agropecuária para  renovação de pastagens e acúmulo de materiais podendo se alastrar pelas florestas destruindo-as e causando graves problemas ambientais, e com gases (monóxidos de carbono(CO) e dióxido de carbono CO2), prejudicando a saúde humana com problemas respiratórios, mudanças climáticas com aumento de temperatura, e em alguns casos pode acontecer a desertificação, pois os acontecimentos ocorrem de forma desigual, portanto a tarefa é de conhecer, rever, repensar e construir o mundo em que vivemos.

Destino dos Resíduos Sólidos

 

 

 Um dos mais graves problemas ambientais encontrados na pesquisa é o destino dos resíduos sólidos que por sua vez são depositados na natureza a céu aberto formando grande lixões de composição gravimétrica desse resíduos podendo ser  de origem domiciliar e comercial, normalmente dispostos em aterros,   os compositores gravimétricos são: matéria orgânica putrescível, metais ferrosos, metais não ferrosos, papel, papelão, plásticos, trapos, vidro, borracha, couro, madeira, e outros.   Que geralmente são coletados por veículo público e depositado ao solo a céu aberto e através do mal cheiro atrai animais e insetos que ali permanecem uns para se alimentar de alimentos estragados outros para se alimentar de restos em decomposição sendo que os gases tóxicos produzidos pelo lixo atingem a atmosfera e produtos que demoram para se decompor no solo prejudicando o meio ambiente, quando há uma grande quantidades de lixo fazem aterros e escolhem outros lugares para depositar lixo. De acordo com os dados coletados no lixão podemos identificar na tabela os resíduos sólidos encontrados na presente categoria citada nesse parágrafo, observando a diversidade de matérias descartados, e como saber o perigo que causam para a natureza e a vida das pessoas com acúmulo em excesso de lixo urbano no solo, que é um componente essencial a todos os seres vivos, esse lixo produzido ultrapassa a capacidade de absorção da natureza. Pelo devido descuido do homem dando destino inadequado para os resíduos, tornando-os cada vez mais comprometedores em relação a sua sobrevivências e de todos os seres vivos, devido a decomposição lenta produz chorume (líquido escuro que polui o solo) e contamina com doenças, atraídos por pequenos animais.

Tabela 1.1 Exemplos básicos de cada categoria de resíduos sólidos urbanos.

Categorias

Exemplos

Matéria orgânica putrescível

Restos de alimentos,  flores, podas de árvores.

Plásticos

Sacos, sacolas, embalagens de refrigerantes, água e leite, recipientes de produtos de limpeza, esponja, isopor, utensílios de cozinha, látex e sacos de ráfia.

Papel e papelão

Caixa, revistas, jornais, cartões, papel, pratos, cadernos, livros, pastas.

Metal ferroso

Palha de aço, alfinetes, agulhas, embalagens de produtos alimentícios.

Metal não ferroso

Latas de bebidas, restos de cobre, restos de chumbo, fiação elétrica.

Vidro

Copos, garrafas de bebidas, pratos, espelho, embalagem de produtos de limpeza, embalagem de produtos de beleza, embalagens de produtos alimentícios.

Madeira

Caixas, tabuas, palitos de fósforos, palitos de picolé, tampas, móveis, lenha.

Pano, trapos, couro e borracha

Roupas, panos de limpeza, pedaços de tecidos, bolsas, mochilas, sapatos, tapetes, luvas, cintos, balões.

Contaminantes químicos

Pilhas, medicamentos, lâmpadas, inseticidas, raticidas, colas em geral, cosméticos, vidros de esmaltes, embalagens de produtos químicos, latas de óleo de motor, embalagens de produtos agrotóxicos, latas com tintas, embalagens pressurizadas, canetas com tintas, pincéis atômicos, pincéis de quadro branco, papel-carbono, filme fotográfico, baterias de celulares.

Pedra, terra e cerâmicas

Vasos de flores, pratos, restos de construção, terra, tijolos, cascalhos, pedras decorativas.

Contaminantes biológicos

Papel higiênicos, cotonetes, algodão, curativos, gazes, panos com sangue, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, seringas, laminas de barbear, presto barbas, cabelos, pêlos, embalagens de anestésicos, luvas.

Diversos

Velas de cera, restos de sabão e sabonete, carvão, giz, pontas de cigarros. Rolhas, cartões de créditos, lápis de cera, embalagens metalizadas, sacos de aspirador de pó, lixas e outros materiais de difícil identificação.

Fonte:  Relação dos Impactos Ambientais Identificados no PERD e suas Implicações Quanto à Manifestação no Espaço,Manifestação no Tempo e Alvo Atingido. 

Através da tabela podemos notar que determinada quantidade de resíduos produzidos são depositados no solo pela coletagem feita pelo setor responsável da Prefeitura municipal do objeto em estudo, sem nenhuma condições de tratamento os mais descartados como: produtos químicos que vão para o solo, por descuido, são absorvidos pelos vegetais e daí alcançam animais herbívoros, carnívoros e até seres humanos em que se acumulam poluentes persistentes pois muitas dessas substâncias ficam acumuladas nos seres vivos conhecida como efeito cumulativo, pois esses venenos não são eliminados pela urina, podendo o ser humano sofrer conseqüências obtida por tal problema em que o mesmo criou por descuido ou até mesmo por falta de informações.

 

Contaminantes Biológicos

 

Em relação aos contaminantes biológicos encontrados nota-se que ocorre grandes riscos de pessoas que freqüentam esse local serem contaminados por objetos ao tocar ou até mesmo se ferir, qualquer substância desses produtos pode se constituir em perigo de saúde causando graves riscos a vida.

Se a única coisa que oferecerem às pessoas for tele-lixo e omitirem que existem outras coisas, elas acreditarão que não existe mais nada para lá do lixo. Nestes momentos, a audiência é a rainha e por causa dela é lícito uma pessoa até matar a avó. Os meios de comunicação têm grande parte da responsabilidade nisto, embora seja necessário perguntar quem move os seus fios. Por detrás há sempre um banco ou um governo. Um jornal independente? Uma rádio livre? Uma televisão objetiva? Isso não existe. Essa mistura, o tele-lixo e os meios de comunicação dependentes, provoca que a sociedade esteja gravemente doente. (JOSÉ SARAMARGO, 2006).

 De acordo com o pensamento de José Saramargo entende que a sociedade não deve esperar por noticias ou mesmo os governantes tem que ser conscientes e praticar a sustentabilidade que começa pelo lixo separado, reciclado, e diminuir todos os resíduos para salvar a vida dos seres vivos no planeta e ter em mente que as gerações do futuro necessitem de uma vida saudável e um ambiente preservado.

Pavimentação da BR-429

 

 

Entre os principais elementos de impactos ambientais está a pavimentação da BR-429 que pode não só prejudica o município em estudo mas outros  que estão interligados a esse percurso, que poderá ser isolado a floresta do resto do bioma amazônico, dividindo e fragilizando os ecossistemas existentes,  assim comprometendo a função de unidades de conservação como a Rebio do Guaporé, os Parques de Corumbiaria e Serras dos Reis; afetando também os recursos naturais das áreas indígenas, colaborando para o desmatamento, degradação do solo, grilagens de terras, a extração clandestina de madeiras, a destruição de matas ciliares, o assessoramento de rios e a desaparição de nascentes e cursos de água, com diminuição do lençol freático. Também comportou graves problemas para os povos tradicionais da região como: a Comunidade dos Quilombos de Pedras Negras e Santo Antônio localizada no rio Guaporé pertencente no município, e outras como: Senhor Jesus, Laranjeiras, Forte Príncipe da Beira e Santa Fé, que poderá sofrer fortes invasões de grileiros, garimpeiros, madeireiros, caçadores e pescadores. A fragilidade deste ecossistema se vê ainda mais comprometido, ficando ameaçadas em sua integridade e função ambiental quando ficam isoladas do bioma amazônico, formando animais e vegetais um “nicho” fechado. Com a suposta destruição das matas ciliares da beira dos cursos de água e provocando o desvio da maioria dos igarapés e nascentes do seu percurso, levando a uma diminuição do lençol freático que compromete o futuro da região.

O estudo, efetua um relatório de impacto ambiental do meio ambiente, e apresenta juntamente aos projetos de suas obras do governo federal que causassem sensível alteração na qualidade do meio ambiente. Como ensina José Afonso da silva:

“o estudo prévio de impacto ambiental deve ter como objetivo compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico, tendo em vista construir um dos principais objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente (lei 6.938/81,art.4º,I)”.  José Afonso da silva, 1994 p.197

É um objeto que avalia todas as obras e atividades que possam comprometer o meio ambiente e puni-los e os riscos de grau de reversibilidade do impacto ou a irreversibilidade diagnosticados pelo EIA, que tomarás devidas providências para evitar tais danos. O órgão ambiental competente analisa a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades que utilizem esses recursos ambientais e que possam efetivar ou degradar o meio ambiente. A prática de realizações de prevenção e precaução tem um controle preventivo de uma atuação conjunta de Poder Público, da sociedade civil e da comunidade científica, que deve ter a participação da sociedade também como afirma Paulo Afonso Leme Machado,

“a prática dos princípios de informação ampla e da participação ininterrupta das pessoas e organizações sociais no processo das decisões dos aparelhos burocráticos é que alicerça e torna possível viabilizar a implementação da prevenção e da precaução para a defesa do ser humano e do meio ambiente”. Paulo Afonso Leme Machado, 2005, p.80

De acordo com a afirmação o ser humano suporta eventual riscos que se verificam em determinados empreendimentos, e nem todas as regras serão cumpridas mesmo que para a pavimentação tenha regras e normas a serem cumpridas outros cidadãos agem de maneira diferente e causam grandes transtornos ao meio ambiente e a população que reside na região. Dentro dos elementos estudados de impacto ambiental na região em estudo há uma grande concentração desses elementos com ação danosa que interfere prejudicando a saúde e a qualidade de vida das pessoas para que a necessidade de preservar o meio ambiente e impedir a destruição da própria espécie. Sendo que os temas ambientais ocuparam pouco espaço dentro da nossa sociedade. Na área rural o elemento de impacto que mais causa problema no município é agropecuária, resultantes do inadequado manejo agrícolas. Pois muitos trabalhadores rurais utilizam técnicas como: as queimadas da agricultura que empobrecem o solo com a carbonização excessiva e induzida, outros usam amplamente produtos químicos, que por sua vez causam a expansão celular dos vegetais cultivados e com isso aumentam muito o seu teor de água, deixando o ambiente  suscetível a pragas, a maior parte dos produtos químicos são levados aos rios, lagos, e lençóis freáticos, poluindo e prejudicando a natureza onde ambos ser humano/natureza se contaminam gravemente. A pecuária, por sua vez  é um fator determinante de erosão.

Segundo Bruijnzeel (1990), afirma que, “o desmatamento geral para diferentes mudanças de cobertura”.  Nota-se que na agricultura o desmatamento é uma das principais conseqüências que atinge o meio ambiente e a qualidade de vida de todos os seres que ali vivem com as mudanças de clima, flora e o desaparecimento de seres vivos que perdem seu habitat, sabendo que será necessário um desmatamento com o nível de alteração em que ocorre na área. Definindo em que, é intermediário e alto, de acordo com o tipo de impacto que ocorre na própria mata natural. Esses principais elementos do desmatamento torna-as em áreas desprotegidas e com riscos de atividades erosivas. Na pesquisa aponta o homem como principal ameaça para a vegetação, devido as queimadas e o desmatamento, que já tornam as plantas em estado de extinção, e o nosso objetivo é acabar com o risco de extinção. Desde então, tornaram-se constantes as campanhas de conscientização voltadas para a preservação ambiental, praticando o desenvolvimento sustentável.

De acordo com a citação nota-se que a preocupação de recuperar o meio ambiente é grande não só com as perdas da área rurais mas as da área urbana diante da sociedade de consumo e os resíduos descartados, e os danos causados a natureza que quase não conseguem se recompor suas funções, seus nutrientes, esse processo de exploração e destruição em ritmo acelerado, afetam o bom funcionamento de seus ciclos naturais e de seus serviços;

“No modelo atual de produção, os resíduos sempre são gerados seja bens de consumo duráveis (edifícios, pontes e estradas) ou não-duraveis (embalagens descartáveis). Neste processo, a produção quase sempre utiliza matérias-primas não-renováveis de origem natural. Este modelo não apresentava problemas até recentemente, em razão da abundância de recursos naturais e menor quantidade de pessoas incorporadas a sociedade de consumo (JOHN, 1999; JOHN,2000; CURWELL; COOPER, 1998; GUNTHER, 2000)”.

De acordo com os elementos causadores de impacto ambiental, foram tomadas providências sendo que o primeiro passo foi a conscientização para  a sustentabilidade com alunos que participaram de um gesto de solidariedade distribuindo panfletos nas casas e orientando sobre  quais atitudes deveríamos tomar para evitar o acumulo de resíduos sólidos e explicando sobre a reciclagem, como reciclar o lixo e separá-los  e outras estratégias que possam tornar o meio ambiente saudável diminuindo os desgaste sofrido pela natureza, assim realizando uma Educação Ambiental Não-Formal. Sendo que a comunidade foi informada e participou de palestras para uma compreensão dos uso dos recursos naturais adequado e um trabalho sobre a proteção das matas ciliares para a proteção dos rios, lagos e mananciais; e as práticas agrícolas com o uso das queimadas, desmatamentos e uso de agrotóxicos.

A educação corrente e formal, simplificadora das realidades do mundo, subordinada à lógica dos negócios, subserviente às noções do sucesso, ensina um humanismo sem coragem, mais destinado a ser um corpo de doutrina independente do mundo real que nos cerca, condenado a ser um humanismo silente, ultrapassado, incapaz de atingir uma visão sintética das coisas que existem, quando o humanismo verdadeiro tem de ser constantemente renovado, para não ser conformista e poder dar resposta às aspirações efetiva da sociedade, necessária ao trabalho permanente de recomposição do homem livre, para que ele se ponha à altura do seu tempo histórico. (SANTOS, M. 1987, p.142)

Dentro dessa citação nota-se que a educação ambiental é uma corrente e devemos praticá-las para vermos o nosso mundo e ter histórias para falar construindo criticas dentro do saber consciente da proteção ao meio ambiente. Diante daqueles que planejam recomposição de vegetais original e são plantadores de árvores, torna uma meta de mito que os próprios donos das terras , ditarão as regras, pois por certa forma derrubam florestas e usam, fortemente os produtos químicos com expectativa de obter lucro sem pensar no futuro das gerações vindouras e um impacto socioeconômico para a sociedade futura, pois deverão fazer parte do mesmo ambiente em que nós estamos vivendo e precisam de cuidados para ter uma vida saudável. Despertando a consciência de uma realidade global, e tipo de relações que os homens devem estabelecer entre o meio ambiente e si, pois um depende do outro para adquirir suas energias e viver. Mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem comportamentos de transformação superadora dessa realidade entre aspectos naturais e sociais com habilidades necessárias. Onde tenha uma sociedade digna e capaz de salvar a natureza trabalhando com sustentabilidade.

 

 

Alternativas e Propósitos sobre Meio Ambiente

 

A propósitos as ações a partir de estudos e pesquisas atuais sobre o tema Meio Ambiente, a fim de incentivar a população no contexto social, cultural e ambiental e apontar caminhos alternativos de superações de ações problemáticas de preservação e conservação do dia-a-dia aos quais interferem direto ou indiretamente na sua qualidade de vida.  O impacto causado na natureza, devido à produção e destinação desordenada de lixo, tem levado a sociedade a procurar alternativas para minimizar a degradação do nosso ambiente e promover o bem estar da população. Portanto é preciso informar, alertar e conscientizar nas formas de produção, utilização e quantidade de resíduos, aliado ao ato de reutilização dos produtos por meio dos processos de reciclagem, e promover mudanças no comportamento social.

Nas palavras de Milton Santos:

“Os objetos que interessam à Geografia não são apenas objetos móveis, mas também imóveis, tal uma cidade, uma barragem, uma estrada de rodagem, um porto, uma floresta, uma plantação, um lago, uma montanha. Tudo isso são objetos geográficos”. (SANTOS, Milton, 1997, p.308)

Vale apena notar que a apreensão dos processos de constituição  do espaço passa pela compreensão e uso de categorias e conceitos-chave como lugar, paisagem, rede geográfica, escala geográfica, significa dizer que são idéias-ferramenta, construídas para que a população poça compreender e avaliar as diferentes dimensões, ações e práticas sociais. Vários produtos resultantes dessas atividades contribuem que a busca de soluções, incluem ambientes com gravidade simulada a bordo, esses desafios devem ser vencidos por qualquer forma de vida. A  regulamentação da atividade agropecuária, com restrições à aplicação de fertilizantes e agrotóxicos são medidas que devem ser tomadas imediatamente sobre o uso do solo, ou sejam medidas que estabeleçam uma proteção ao meio ambiente e sua recuperação. Para preservar os ambientes naturais precisamos isolar áreas onde não seja permitida a exploração de recursos. Essas áreas são os parques e as reservas, abertas apenas para pesquisa, fins educativos e o lazer bem gerenciado. Portanto a nossa riqueza inesgotável de alimentos e de matéria-prima, patrimônio de futuras gerações estão sendo ameaçado com impactos ambientais não só na região em estudo mas em todo o Brasil e mundo, um elemento componente da sociedade, da mesma forma que a cultura, a economia, a política, a estrutura jurídica, entre outras.

O elemento constituído das sociedades abre uma via de entendimento da realidade extremamente rica, além de indispensável. Para Milton Santos (SANTOS, 1997. p.308), “o espaço geográfico é a configuração territorial dos objetos geográficos mais o seu conteúdo social, a vida que lhes dá sentido e os anima”. Esses objetos geográficos, considerados em seus usos e finalidades, são constituídos por elementos naturais humanizados e obras humanas.

Gradativamente podem aprender a conhecer os arranjos e a organização desses elementos e objetos nos diferentes espaços, em diversas escalas. É assim que partimos do conhecimento do planeta Terra, para explorar, de forma simultânea, os tempos da natureza e da sociedade e a incorporação dos objetos naturais pelo engenho humano, que se coloca como uma instância social, com ferramentas para compreender e analisar as realidades dos impactos ambientais, parte de um conjunto de categorias fundamentais com foco em debates de questões sociais e políticas. Com dados coletados foram registrados que no Brasil possui muitas áreas naturais em riscos, portanto precisa ser preservadas para assegurar a sobrevivência da fauna e flora nativas, o governo federal criou várias unidades de conservação. Com essa preocupação podem-se identificar que muitas espécies de plantas e animais desses ambientes ainda não são conhecidas pela ciência. É provável que existam espécies vegetais e animais que, no futuro, poderão desaparecer. 

Considerações finais

Os elementos causadores de impactos ambientais tornaram-se uma grande preocupação. A maioria da população não reconhece a importância de emergência para buscar soluções aos problemas ambientais. Poluição, queimadas, lixo, uso de produtos agrotóxicos, pavimentação de estradas e entre outras que está se desencadeando acelerado dentro do município segundo o estudo feito através de pesquisa, mostra a pouca importância das pessoas e a falta de interesse pelo bem estar da população. Habitantes esperam e pressionam o prefeito para a busca de alternativas sendo que se em uma conscientização todos fazerem a sua parte em ajudar os problemas socioeconômicos enfrentado pelo município, não depender do prefeito para catar o lixo jogado na rua pois essa é uma das questões mais refletida, se cada cidadão  coletar o lixo e evitar que se acumulem em quantidades não vai ser prejudicado pois podem ser separados e reciclados, reaproveitarem o que está em desperdício. Um importante  desafio é trabalhar educação ambiental formal e não formal para que todos tenham consciência de que podemos ter uma qualidade de vida melhor e proteger o meio ambiente reconstruindo o que já foram tirado em excesso. Pois apresentam uma grande importância social e política no fazer educativo vinculando-a à idéia de qualidades e melhorias dentro da sociedade. Do ponto de vista legal, os rios são classificados de acordo com o nível de qualidade que devem ser mantido, em função de usos previstos para as suas águas. Essas classes são estabelecidas pela Secretaria do Meio Ambiente, do governo federal, por intermédio do seu órgão técnico, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Que portanto são poluídos e destruídos pela ação humana. Portanto os princípios referem-se às características  ou às transformações inerentes para compreender a realidade deverá ter um grande processo de conscientização e atitudes coerentes de valores e normas já discutidos que envolvem a população para uma melhoria de vida. Através da palestra na escola e com a comunidade, a conscientização para evitar que as plantas cultivadas sejam atacadas por seres como insetos ou fungos, muitas vezes é preciso recorrer a defensivos agrícolas ( também conhecidos como agrotóxicos). Se usar de forma inadequada, esses produtos podem poluir o solo, os rios (para onde são carregados pela água das chuvas e do vento) e os lençóis freáticos podem ficar contaminados onde a sociedade se conscientizaram de trabalhar com dignidade procurando informações para ajudar a defender o meio ambiente dos riscos causados para os seres vivos.

É o dever da escola caracterizar o espaço democrático com funções de possibilitar um desenvolvimento do pensamento crítico, trazendo informações contextualizadas fornecendo aos alunos o caminho para a construção de novos conhecimentos de sociabilidade e de difusão sociocultural. É a função da escola, propor práticas pedagógicas com objetivo de proporcionar aos educando uma formação ampla e capaz de um desenvolvimento e suas capacidades nas diversas dimensões que os caracteriza como seres humanos. 

Diante de pesquisas entende-se que como um pesquisador ativo, entre comunidade e município formam percorridas algumas áreas em análise, que trata-se não só das paisagens naturais mas as paisagens transformadas onde há interferência do transito que causam grande impactos ambientais como: pavimentação de estradas, barulho sonoro de veículos, poluição e entre outros fatores que podem ser conscientizado para a redução de problemas que prejudicam o bem estar do ambiente em que há seres vivos. No presente trabalho  nota-se que há uma diferença no clima onde há 10 anos atrás era de uma forma e hoje houve uma grande mudança por motivo das queimadas e derrubadas sem controle não só no município em estudo mas dentro do próprio Estado.

No entanto há uso de insumos como: matérias-prima, água, energia e outros, que, submetidos a uma transformação, dão lugar a produtos,subprodutos e resíduos que são as causas geradoras desses problemas ambientais dentro da  área em estudo. Podendo contar com a colaboração de ambientalistas e um Plano de Gerenciamento para a redução desses resíduos e a preservação ambiental com a utilização sustentável dos recursos naturais. Para proporcionar o bem-estar da população, precisamos de empresas que se empenham dentro desse processo de manutenção e condições saudáveis de trabalho, com segurança e treinamento para seus funcionários.  

Percebe-se que necessita de uma interação e experiência construída entre a população e governantes para que em uma sociedade possa ter um domínio e auto controle do problema que surge gravemente a cada dia esse controle necessita de uma união, solidariedade e diálogo, para a construção de uma cidadania ativa e de convivência em harmonia para resolução de problemas principalmente o que afeta o meio em que vivemos. O cenário de degradação ambiental é incontestável e precisa que seja tomadas decisões com urgência e refletir nos mais diversos setores sociais para que a situação seja solucionada. Através de um conjunto de medidas, dentro do sistema de políticas, sociedade e população pode haver uma grande mudança nessa parte que preocupa tanto com os desgaste sofrido pela ação humana dentro do município. No que se refere-se à mundialização das políticas, menciona-se urgência de evolução de uma era de conflitos para outra cooperação. Nessa nova era, as medidas locais implementadas segundo a vocação de cada país demonstrarão que podem contribuir para o equilíbrio do meio ambiente.

Um dos aspectos de mudanças será o fortalecimento do Estado com compromisso de uma formulação de políticas dentro do contexto social, e as qualidades elementares como: saneamento básico, eletricidade, água potável e educação. Nesse particular a política dentro do município deve ter responsabilidade e recursos para com a cidadania e distante de interesses em que afetam o próprio município dentro de determinadas decisões que tomam e o respeito com a participação comunitária que é a base do município, pois, os fluxos de desgaste ao meio ambiente causado no município as vezes vem de uma má informação ou falta de conscientização com a sociedade em geral.

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas

BRUIJNZEEL, L.A.,1990. HIDOLOLOGY of Moist Tropical Forets and Effects of Conversio: A State of knawledge Review. IHP. IAHS. UNESCO. 224P.

CURWELL, S.; COOPER, I. The implications of urbansustainability. Building Research and information V.26, nº1, 1998. p.17-28.

  Eduardo de Freitas, http://www.alunosonline.com.br/geografia/queimadas/acessadoem 11de novembro de 2010.

GUNTHER, W.M.R. Mminimização de resíduos e educação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LIMPEZA PÚBLICA, 7. CURITIBA, 2000. Anias, Curitiba 2000.

JOHN, V.M.J. Panorama sobre a reciclagem na construção civil. In: SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A RECICLAGEM NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 2. São Paulo, 1999. Anais. São Paulo, IBRACON, 1999, p.44-55.

JHON, V.M. Reciclagem de resíduos na construção civil_contribuição a metodologia de pesquisa e desenvolvimento. São Paulo, 2000. 102p. Tese (livre docência) Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

MACHADO, Paulo Afonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 13ª ed. São Paulo, malheiros Editores, 2005, p.80.

SAMARGO, José Saramargo, in ‘El Diário Montanés (2006).

SANTOS, M. O Espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987. P.142:

_________Por uma Globalização. Rio de Janeiro: Record, 2000, 174, p.25.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 308.

SILVA, José Afonso da. Direito ambiental Constitucional. São Paulo: Malheiros Editores Ltda, 1994, p.197.