Os anjos saem à noite: no livro “Inesquecível”, de Max Belzareno

 Inesquecível é o título do primeiro romance do jovem escritor Max Belzareno, lançado em setembro de 2015, pela Chiado Editora.

 A obra trata, basicamente, de conflitos emocionais e existenciais, vivenciados, desde a infância, por um grupo de adolescentes; e que são verbalizados, extravasados, discutidos e redimensionados durante uma balada.

 A narrativa tem vários pontos que merecem destaque, começando pelos diálogos tocantes e profundos; chegando ao debate de assuntos que, segundo o próprio autor, precisam ser retomados.

Festas regadas à álcool ou outro tipo de droga, brigas, homossexualidade, adolescentes disponíveis a “qualquer” contato inconsequente são alguns dos temas expostos e questionados, através dos diálogos inteligentes de algumas personagens e da intervenção lúcida e bem construída do narrador.

 Mas o que mais impressiona na escrita desse jovem escritor é a técnica de articulação da história, que é apresentada já em seu primeiro romance. Ou seja, o envolvimento de dois jovens que, no início da narrativa, nos leva a crer que será o mote principal da trama, pela emergência e atualidade da questão da homossexualidade, acaba servindo de pano de fundo para uma outra história, bem mais profunda e existencial. A história dos anjos em forma de pessoas. Anjos esses que nos aparecem na figura de conselheiros, de exemplos de vida, e que, muitas vezes, desaparecem abruptamente, quando menos esperamos.

 O livro nos ensina/nos lembra que podemos fazer a diferença na vida das pessoas, às vezes sem muito esforço, às vezes sem investimento financeiro nenhum. Bastando que ofereçamos uma palavra acolhedora e solidária, dita no momento certo, para alguém que nos pede socorro.

 Enfim, através da história de dois adolescentes que querem resolver suas questões pessoais, o livro fala, de uma forma doce, leve e fluente, sobre o poder da palavra e da intenção de ajudar o próximo.

 Indicado, sobretudo, para pais, professores e adolescentes, Inesquecível é um livro que nos prende do início ao fim; tanto pela importância dos assuntos destacados quanto pela técnica sofisticada de articulação literária do autor.

 Após a leitura, temos a certeza de que os anjos existem e eles também saem à noite. Parodiando o título do livro, é uma leitura inesquecível.

(Márcia Belzareno dos Santos - [email protected])