Onde está Deus?

A humanidade e seus sofrimentos.

Ao longo dos últimos anos temos visto a humanidade sendo assolada por uma onda devastadora de catástrofes naturais: secas, inundações, terremotos, tsunamis, e epidemias que tem sido freqüente nos nossos noticiários, vidas tem sido dizimadas por estes fenômenos da natureza em fúria, ou causada pela fúria do homem, cabe aqui uma pergunta: onde está Deus?
Paralelas a isto crises econômicas levaram milhares de pessoas a serem desempregadas, famílias que passaram por necessidades materiais por conta do colapso financeiro mundial e alguns pais de família desesperado atentaram contra a sua própria vida cometendo o suicídio. Creio que aqui também cabe fazer a mesma pergunta: onde está Deus diante de tudo isto?
As epidemias que levaram a morte milhares de pessoas em todo o mundo, causando pânico na população mundial, deixando governos desestabilizados e inertes no combate a tais doenças que desafiam a ciência, e que demonstram a fragilidade do homem na busca por soluções rápidas, a problemas que afligem a humanidade, diante de tantas mortes e sofrimento pergunto onde está Deus?
Há ainda uma escalada da violência em todos os níveis sociais, o trafico de drogas que tomam de assalto as cidades tornando vitimas inocentes em reféns da ganância que a venda de entorpecentes produz, levando jovens a se enveredarem por este caminho de morte lenta e certa tanto pra usuários quanto para quem as vende. Deixando mães de famílias sofrendo com a perda de seus filhos ou se desgastando da mesma forma tentando recuperá-los de nefasto final.
E o que dizer do crescimento da pedofilia, onde a inocência roubada e violada traz traumas pra toda a família e muito mais pra quem sofre tal violência.
E a violência domestica. Crianças arremessadas de janelas, arrastadas pelas ruas, jogadas em montões de lixos, mulheres agredidas e assassinadas pela fúria de maridos enciumados. Diante do quadro acima pintado, cabe a mesma pergunta que uma mãe num momento de desespero fez num programa sensacionalista de televisão: onde está Deus?
Atentados terroristas, vidas sendo destruídas por homens que acreditam esta fazendo a vontade de um deus, que eles cegamente seguem com uma intolerância religiosa de um grau tão intenso que ceifam muitas vidas usando-se como instrumento de destruição, e acredito que aqui também se deve perguntar onde está Deus?
Ao que parece é que temos um Deus. E este Deus criou uma humanidade e largou ela ao seu bel prazer, como se a humanidade pudesse gerenciar a sua própria vida.
Era a vontade de Deus que a humanidade pagasse pelos seus atos, respondendo assim a vontade do homem de se tornar independente como um filho que não necessitasse mais de seus pais, ou foi ingenuidade de Deus achar que o homem seria capaz de viver em harmonia com seu semelhante?
A humanidade esta sofrendo e as pessoas já começam a questionar a existência deste Deus, que parece não se importar nem se identificar com as dores dos homens. Um Deus distante, inerte, incapaz de intervir na historia do homem e assim produzir um alivio a este sofrimento. A humanidade anseia por uma resposta de Deus.

A humanidade e o seu relacionamento com Deus

É notável que Deus foi expulso da vida dos homens, não pela vontade Dele, mas pela própria vontade do homem. Que no seu afã de tomar as rédeas de suas próprias vidas, tem expurgado Deus de suas casas, de seus trabalhos, de sua convivência diária. Os homens parecem não querer um Deus que intervenha na sua vida ditando os ritmos que ela tenha de seguir. O homem é extremamente egoísta, e ter alguém que tente dirigir os seus passos é algo totalmente inaceitável.
Deus não é mais falado nas escolas, onde este conhecimento que pode dar um norte aos nossos filhos foi substituído por filosofias humanas e pelo humanismo, que cultua o homem, em lugar do criador. Pensamento combatido por Paulo séculos antes na sua carta aos romanos "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador" Rm 1:25. No demais Deus foi expulso de nossas casas, onde antes era um altar de adoração de reverencia e de temor, hoje é um local onde Deus não é nem lembrado na hora das refeições. Permitimos que as industrias impusesse e ditasse o nosso ritmo de vida, permitimos que a mídia ditasse o nosso modo de viver, falar, vestir, comer. Trocamos a leitura da Palavra de Deus, pelas telenovelas, trocamos o dialogo com nossos familiares pelas programações televisivas, que nos prendem com seus entretenimentos.
Deixamos calados que a sociedade interviesse em nossas famílias e na criação de nossos filhos, permitimos que a promiscuidade adentrasse os nossos lares, permitimos o aborto, a corrupção, não nos causasse mais repulsa, fechamos os nossos olhos pra tudo isto. E a cada dia o nosso relacionamento com Deus fica mais superficial e distante.
A humanidade expulsou Deus de suas vidas, Deus não tem mais espaço no mundo moderno, até mesmo para os que O servem quase não sobra tempo para cultuá-lo, ou para desenvolver um relacionamento mais intenso e verdadeiro.
A humanidade deveria por Deus num banco dos réus, e assim fazer um julgamento deste Deus? A humanidade está certa em questionar a existência e a atuação deste Deus na historia do homem? Seria Deus incapaz de resolver os problemas e as mazelas desta sociedade decaida, e que em estado de putrefação caminha para o fim, destruindo uns aos outros cada dia com mais voracidade e fúria?

Deus e o relacionamento com os homens

Se analisarmos toda a historia da humanidade, nos seus sofrimentos e nas adversidades sofridas com as lentes dos homens teríamos de concordar que Deus se fez ausente. Mas o correto é analisar o homem pela lente de Deus, ai vamos nos surpreender com o resultado, pois de antemão declara as escrituras "de que se queixa o homem vivente, queixes se cada um de seus próprios pecados" Lm 3:39. Deus nunca esteve inerte durante a historia da humanidade, ele sempre interviu.
Os sofrimentos humanos não foram causados pela ausência de Deus na vida do homem, mas pela ausência do homem em relacionar-se com Deus, alguns poderiam alegar falta de conhecimento de Deus, mas diante do que expõem a Bíblia eles são indesculpáveis: "Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis" Rm 1:19-20.
Não cabe ao homem questionar os desígnios de Deus, quando estes mesmos fogem de Deus a semelhança de Adão, que após desobedecer se escondeu quando Deus o procurou.
Na sua soberania nada impede Deus de fazer aquilo que ele quer, mas voltando ao questionamento inicial de onde está Deus? Debruçaremos-nos nas escrituras "Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça" Rm 1:18. Deus está irado com as atitudes dos homens e porque tudo isto? "Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.". E ainda declara as escrituras "enganoso é o coração do Homem e perverso, quem o conhecerá?" e esta atitude deliberada do homem com o seu criador trouxe uma resposta de Deus "Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm".
É inegável que não há em Deus culpa pelo sofrimento humano, e sim que os homens têm comido do fruto de suas próprias ações. As catástrofes naturais, epidemias e outras sortes de males não esta associada a Deus e a sua sede de justiça ou de vingar-se do homem, "Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou". A justiça de Deus é tão amorosa, quanto sua bondade, na sua soberania ele faz o que quer. A resposta de Deus as indagações humanas estão descritas no livro sagrado e lá as respostas são tão animadoras quanto aterrorizadoras "Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção. Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.
Ao questionar Deus sobre os seus sofrimentos Jó Foi bombardeado por Deus com perguntas que ele não tinha condições de responder, Deus questionou Jó inquirindo sobre a sua limitação humana contrapondo a soberania divina, e diante de tudo isto Jó incapaz e reconhecendo as suas limitações declarou sabiamente: "bem sei eu que tudo pode ó Senhor, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido" ainda diz "eu te conhecia de ouvir falar, mas hoje os meus olhos te vêem".
Não foi não é e nem será Deus culpado pelas misérias humanas, a humanidade decaida tenta culpar Deus pelos seus fracassos pra não reconhecer o seu estado de pecaminosidade latente, "porque todos pecaram e destituídos estão do gloria de Deus", e em culpar Deus desvia o foco das suas ações. Deus na sua soberania poderia sim punir homem por causa de seus delitos e pecados, nada impede Deus de mandar o homem para o inferno na hora em que Ele bem entender, contudo Deus permite que o homem escolha a quem quer servir. A lei de Deus é muito simples "achegai-vos a Deus e ele se achegara a vós outros" "se quiserdes e me ouvir comerá o melhor desta terra", não é de Deus a escolha.
Ele sempre estará ali, pronto a intervir na vida daqueles que querem se relacionar com Ele, não invadindo a vida nem a privacidade de ninguém, cabendo ao homem decidir em que caminho ele quer seguir, e deixando a humanidade decidir que futuro quer para si.