Onde está Deus?

Pergunta que não se cala e de resposta incerta, onde muitos queriam uma afirmação exata, mas o temor nega a coragem de questionar o que de praxe é unânime: ele está em todo o lugar.

Uma frente de místicos e afins o entende como uma energia, "grande energia", que está em tudo e em todos, tão logo em todo lugar. Há quem ainda diga que não está, na afirmativa de Deus que não existe. Dos ateus e céticos sempre vem a intimação: "se existe então prove". Ora, se afirmam que não existe, eles que provem da sua inexistência.

Agora complicou: existe? Não existe? Se existe, onde está? As verdades são que Deus é útil ao homem assim como o homem acredita ser útil aos seus propósitos e caso "Javé" não existisse, o homem já teria inventado um.

A experiência criador/criatura e vice-versa, acaba se transformando em criador cria e atura e a criatura cria a dor. Quase que sempre, somente na dor e na dificuldade que o bicho homem se lembra de procurar o "Senhor", num ato egoísta e prático de transferir a outro ser a responsabilidade de resolver os problemas criados por si mesmo.

Ele é bom, sabe de tudo o que aconteceu e acontecerá, tudo é planejado por ele, afinal, "o futuro a Deus pertence". E o livre arbítrio, onde fica? Se ele sabe e planeja o que há por vir, porque tanta maldade no mundo? Essa é fácil, para as pessoas aprenderem e se lembrarem de sua existência. E as pessoas que morrem em violência, o que aprenderam?

Pelo sim ou pelo não, um simples sopro de vento à face pode ser uma resposta a um fiel ou só uma pequena brisa que bateu. Basta tender a um lado e sem dificuldade alguma é fácil levantar argumentos para embasar a sua crença teológica.

Contudo, seja como um ser, uma energia ou apenas uma idéia, ele existe. O homem faz e propaga sua existência. Na fé se fazem a recuperação de um enfermo, um gesto solidário, uma caridade, um ato de bondade, a aceitação de um novo membro a um grupo. A simples idéia de sua existência já torna o homem melhor e mais forte frente às dificuldades.

E onde está Deus? Está dentro de cada homem, cabendo a cada um crer. A crença e a fé afeta seu comportamento e o seu meio. E quase que num efeito dominó, vai contagiando a todos os ambientes, através de associações, ONGs, igrejas, grupos de apoio e campanhas solidárias. Tão logo e desta maneira, Deus se faz onipresente.

Michel Weiler Neves

09/03/2009