Os jogos e brincadeiras como estratégias de ensino na escola é uma ferramenta importante com a qual o professor pode contar para o ensino da matemática. Já no século XIX, Froebel defendia a importância dos jogos na educação infantil, salientando seu papel na exteriorização do pensamento e na construção do conhecimento.

Os jogos exercem um papel importante na construção de conceito matemático por se constituírem em desafios para os alunos. Por colocar as crianças constantemente diante de situações problemas, os jogos favorecem as elaborações pessoais a partir de seus conhecimentos prévios. Através dos jogos, os alunos levantam hipóteses, testam sua validade, modificam seus esquemas do conhecimento e avançam cognitivamente.

Os desafios apresentados pelos jogos vão além do âmbito intelectual, pois, ao trabalhar com jogos, as crianças deparam com regras e envolvem-se em conflitos, uma vez que não estão sozinhas, mas em grupo ou equipe de jogadores, trabalhando a interação entre os elementos Da turma.

Os jogos  podem substituir atividades enfadonhas, que acabam sendo repetitivas, uma vez que basta aplicar uma técnica especifica para resolvê-las. Quando jogam, as crianças realizam cálculos mentais e sempre há objetivo para realizar tais cálculos, objetivo esse que nas folhas intermináveis cálculos, não passa do mero treino dos algoritmos convencionais.

Nos jogos, os cálculos são carregados de significado porque se referem a situação concreta ( marcar mais pontos, controlar a pontuação, formar uma quantia que se tem por objetivo). Enfim, trabalhar com brincadeiras e jogos, traz grandes benefícios na aprendizagem da matemática. Benefícios esses tais como: Raciocínio lógico, pensamento crítico, interação ao trabalhar em grupo ou equipe e formação de hipóteses. Por isso, os jogos devem ser aplicados para provocar desafios nos alunos gerando interesse e prazer. Assim os jogos não devem ser atividades extras usadas apenas depois que o professor terminar o conteúdo proposto, mas,  para o  meio de aprendizagem.

Para uma boa exploração dos jogos em sala de aula é indispensável que o professor os conheça  bem, para que se torne uma atividade prazerosa para os alunos. Podemos utilizar desde a confecção de alguns jogos como problema apresentado aos alunos, que podem decidir deste o tipo de material mais apropriado para confecção e até como será dividido o trabalho em sala.  Dependendo dos objetivos, podemos organizar aulas nas quais cada equipe trabalhe com um jogo diferente. Podemos combinar com eles algumas regras para o bom andamento das atividades. Também é interessante levar as crianças para fora da sala. As crianças podem jogar no pátio, pois é um lugar aberto que oferece mais espaço aos alunos.

O uso de jogos na sala de aula é uma importante estratégia de ensino no processo ensino - aprendizagem dos alunos. Cujo o jogo pode ser um grande aliado para  causar interesse das crianças,  anulando a  indisciplina, para um bom desempenho  em  termo de aprendizagem.

Há uma real importância no planejamento da aula com jogos educativos e pode ocorrer da aula não funcionar como devidamente. Mas é um risco que ocorre em todos os tipos de processo de ensino presente na atualidade. Assim com o transcorrer da própria prática docência ajustes são e serão necessários.

Palavras - Chaves: Educação; Jogos;

Bibliográfica

STAREPRAVO,  Ana Ruth. Jogando com a Matemática: números e operações. Ministério da Educação -  FNDE, 2010.