O VIÉS DA RESPONSABILIDADE: FAMÍLIA E ESCOLA EM CONTRAMÃO. 

                                                           [1] Melina Pimentel Ferreira Lima

                                                                    [2] Suellen Lima Sales 

Todos nós somos matéria, feitos das mesmas substâncias, do mesmo processo, esculpidos a caráter, onde  a genética nos batiza , a vida nos encaminha e ensina, e o nosso cérebro nos compõe, formando a cada fase  um novo sujeito aprendiz, capaz de mudar, desenvolver, construir e reconstruir  o ciclo do nosso ensaio.

 Como um bem social, individual, cultural e que supõe a ideia de evolução do ser humano, no prisma que esta cuida de informar, educar e transformar o indivíduo, a educação é o processo que nos  contempla  diante a vida, é através dela que cada um de nós constrói os valores e conceitos necessários para a evolução e a vivência social, valores estes morais e éticos contemplados ao longo das vivências e experiências que podem ser construídos, significados e resinificados de acordo com a aprendizagem obtida pelo individuo.

­­­­­­Diferentes concepções de educação não se encerram em si mesmas, mas decorrem de determinadas visões de homem, de mundo e de sociedade. A educação é uma prática que surge e amplia-se junto com a humanidade sendo algo fundamental  e particular da nossa espécie, sendo  ela a  que nos distingue dos demais seres vivos.

A cultura, assim como nós, sofre transformações, oriundas das ações tanto coletivas quanto individuais, a sociedade cresce, porém, o objetivo da educação como fator que caracteriza e forma o ser humano deve permanecer sempre. Embora, a maneira com que essa educação é encarada mude, evolua e amplia-se, acontecendo cada vez  mais pesquisas e estudos na área, buscando a melhoria nesse campo tão significativo de nossas vidas, a base da nossa educação vinda da família, os valores construídos e herdados, devem caminhar com o individuo ao longo de sua existência. 

 Muitos já devem ter ouvido a expressão “ educação vem de casa”, “educação de berço”. Passagens  formidáveis para explicar  grande parte dos problemas  que acontecem  com e na escola. Porém, sabemos que o grande desfalque da educação contemporânea se dá por conta do momento histórico pelo qual estamos passando. A impressão que temos, por vezes, é de que o milagre do mundo e a correção para os erros em geral seria responsabilidade única da  escola. Como uma instituição criada com o intuito de transmitir o conhecimento acumulado através da cultura dos povos com o passar dos anos, pode dar conta de solucionar e fechar todas essas lacunas?  A escola é, portanto, reflexo da sociedade e todos esses impasses enfrentados.

Alguns dos problemas comuns que vemos nos dias de hoje dentro das instituições educacionais são: reprovações, violência, bullying, falta de respeito ao professor o próprio não- aprendizado muitas vezes acontecem pela ausência dessa educação de berço, ou seja, pela desconstrução do fator família que hoje recebe diversas características e estruturas, não cultivando assim como essencial a cultura e os ensinamentos e costumes das gerações anteriores. A essência, os valores como raízes vindas da família, hoje em dia são praticamente inexistentes. Com a emergência de soluções sociais a esses problemas citados, a escola é cada vez mais acessada, solicitada e culpabilizada, porém, alguns desses problemas que são de caráter familiar deveriam ser tratados mais atentamente pela organização família que deixa a mercê de informações e ensinamentos por se encontrar também imersa a uma crise estrutural,o que recai por fim, na responsabilidade da escola.

Nasce então uma instituição sobrecarregada de funções e um profissional que não sabe como lidar com essa nova demanda,e que pousa na necessidade de se pensar em soluções concretas onde possa haver a instrução familiar para que estes se apropriem de seu real papel.

A família da nossa realidade perpassa por um desfalque de formação e estrutura, deixando com isso todas as suas responsabilidades e obrigações  como família, para a escola. A educação de berço hoje se  transformou em educação de classe ,institucionalizada,onde este desfalque  reflete  em todos os processos de formação do sujeito , principalmente no período escolar.  

Muitas discussões são feitas levantando a escola como incapaz de educar as crianças de hoje em dia, depositando as parcelas de culpa na instituição e no professor,situando a responsabilidade qual família, na escola. Cabe ainda considerar que pessoas educadas no seio familiar,com sua base estruturada ,com valores e princípios, dificilmente  serão  alunos  violentos, repetentes, visto como “ o problemático” na escola.

 A mudança educacional não vem calcada em medidas simples como somente discutir brevemente família, tomando-a como tema em algumas discussões esporádicas. Outro ponto relevante é pensarmos que a família  é integrante da escola,cada qual com suas funções e objetivos,caminhando juntas,e não um grupo sozinho, não podendo transferir para o sistema educacional a responsabilidade da família, pois esta encontra-se apenas inserida na sociedade  e por conta disso reflete também os problemas que nela surgem.

É necessário, portanto, discutirmos soluções pertinentes que tragam para a realidade e aproxime cada vez mais as duas instâncias: escola e família, para com isso, ter um trabalho conjunto em prol do bom desenvolvimento integral do individuo enquanto pessoa e instância escolar. Por isso são fundamentais os valores, a presença da família,a educação, para que a escola  possa abraçar  estes sujeitos em construção,lapidando este belo tesouro que é a nossa história e a nossa  vida.

Enquanto não houver a mediação desses personagens e esses processos estiverem em desordem e descaracterizados como estão, a nossa realidade  será um passa-passa de culpas e  erros,tirando o que é de dever de cada um e transformando em objeto, culpabilizando quaisquer que seja.                                                 



[1]  Pedagoga e Psicopedagoga Clínica,Institucional e Hospitalar.

[2] Pedagoga e Psicopedagoga Clínica,Institucional e Hospitalar.