O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica da Escola Municipal Ricieri Berté

Neli Carvalho Gaboardi

 

Resumo

Este trabalho faz uma breve reflexão em torno do uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica da Escola Municipal Ricieri Berté. Analisa também a dinâmica, as potencialidades e os desafios decorrentes do uso desses equipamentos. Nesse enfoque discutimos ainda o poder da mídia na sociedade em geral e as mudanças acarretadas com a introdução desses recursos, que trouxeram uma nova dimensão ao cenário atual, em todas as áreas, inclusive na educação, uma vez que esta é fruto da sociedade e é por ela constituída. Diante desse quadro, a escola precisa se encaixar a este cenário de mudanças e adequar-se às exigências atuais em beneficio da formação da cidadania.

Palavras chave: Mídia. Educação. Tecnologia.  Recursos

                                                                                                    

Abstract

 This work is a brief reflection on the use of technological resources in the teaching practice of the School Ricieri Berté. It also analyzes the dynamics, the potential and the challenges resulting from the use of such equipment. This approach also discussed the power of the media in society in general and brought about changes with the introduction of these features, which brought a new dimension to the current scenario, in all areas, including education, since this is the result of society and is for it made. Given this situation, the school needs to fit this scenario changes and adapt to the current requirements in favor of the formation of citizenship.

Key words: Media. Education. Technology. Resource

Introdução

Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de explorar as potencialidades do uso das Tecnologias Midiáticas em sala de aula, suas diferentes aplicações no contexto escolar e como eles podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.

Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo com entrevistas a alunos e professores da Escola Municipal Ricieri Berté, procurando identificar os tipos de aplicações e de que maneira elas podem contribuir para o enriquecimento do ensino em sala de aula.

As mídias na escola segundo os professores

As tecnologias midiáticas vem adquirindo cada vez mais importância no cenário educacional. Seu uso como instrumento de ensino e aprendizagem já é uma realidade em grande parte das escolas do país, muito embora, ainda tenhamos muitos professores com pouco conhecimento ou sem qualquer curso de capacitação, seja por falta de estímulo dos gestores ou mesmo por comodidade própria. O fato é que na atual conjuntura, o uso das tecnologias midiáticas oferecem alternativas que visam a melhoria do ensino e pode contribuir também no sentido de despertar o interesse do educando para os temas abordados em sala de aula, além de proporcionar melhores condições para uma formação cidadã mais autônoma .  

Mídia-educação é importante porque vivemos num mundo onde as mídias estão onipresentes, sendo preciso considerar sua importância na vida social, particularmente no que diz respeito aos jovens. Promover a mídia-educação é importante também porque as defasagens, que separam muitas vezes os sistemas educacionais do mundo que nos rodeia, prejudicam a formação das novas gerações para a vida adulta (BÉVORT e BELLONI, 2009, p.1081).

Para abordar essa temática na Escola Municipal Ricieri Berté, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de um questionário semi estruturado a fim de orientar a coleta dos dados e analisar como os recursos disponíveis são aplicados na escola.

A maioria dos professores diz que o uso desses equipamentos é importante para motivar os alunos e instigar-lhes o desejo de saber mais, fazem uso constante desses recursos.  Através das entrevistas foi possível detectar que os professores da escola pesquisada consideram que as mídias têm um papel muito importante como recurso pedagógico na escola desde que bem planejadas para que possam ser bem utilizadas, caso contrário, segundo a professora de Língua portuguesa, pode tornar-se apenas um “plano de fuga” para manter os alunos “bem comportados”. No entendimento de Neves (2005, p. 126), “As novas tecnologias , quando bem utilizadas, preparam educadores e educandos para não se deixar manipular pelos meios, aumentam a autonomia, ampliam as possibilidades de aprendizagem e rompem as fronteiras do saber”.

Assim, é na prática pedagógica e sua intencionalidade que está a chave para que as tecnologias sejam aproveitadas como meios, o fio da meada não está na tecnologia, mas sim, na prática pedagógica e sua intencionalidade. O educador precisa ter sempre em mente o aluno e sua potencialidade de aprendizagem.

Todos os entrevistados afirmaram que  trabalham com  diariamente  algum tipo de tecnologia em sala de aula, e que suas experiências nesse sentido vem sendo muito positivas, pois, segundo eles, os alunos envolvem-se mais e consequentemente, o processo de aprendizagem torna-se mais proveitoso.   

O equipamento mais utilizado pelos professores, de acordo com a pesquisa, é o scanner, seguido da TV com o vídeo, o aparelho de som e o datashow. O computador foi relacionado como suporte para preparação das aulas e pesquisas na internet.                 De acordo com os entrevistados, os alunos, não estão tendo acesso à computadores na escola porque no momento, o laboratório está desativado.

Ao reconhecer que o uso dos recursos tecnológicos tornam as aulas mais prazerosas e podem favorecer o aprendizado, a escola está visualizando uma melhoria na qualidade da educação. Assim, ao inserir as tecnologias midiáticas no contexto educacional, a escola estará promovendo a construção do conhecimento de forma mais autônoma que conduzirá os alunos a um desenvolvimento muito mais completo, visto que essa é uma exigência do mundo atual, além de promover uma maior aproximação entre os alunos e os professores.

As mídias na escola segundo os alunos

Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação e as mudanças provocadas na sociedade a partir dessa evolução, novos desafios foram lançados à educação. Nesse sentido, as escolas vem, aos poucos, tentando adequar-se a essa realidade a fim de proporcionar uma educação que atenda às expectativas dos alunos e da sociedade em geral.

Para o desenvolvimento da pesquisa, foram entrevistados também alunos das turmas de 6º ao 9º ano, sendo três alunos de cada turma. Nas entrevistas, todos os alunos foram unânimes em dizer que acham as aulas muito mais interessantes quando o professor utiliza algum instrumento tecnológico.  Ficou evidente que essas ferramentas têm a capacidade de captar a atenção dos estudantes, e despertar neles o interesse pelos conteúdos trabalhados. Essa preferência por aulas mais dinâmicas fica bem claro na fala de uma aluna do 7º ano que disse que acha “ótimo” quando tem aula de inglês, pois o professor costuma utilizar músicas para trabalhar os conteúdos, assim, segundo ela, “a gente, além de aprender a cantar a música, ainda tem a oportunidade de saber o que está cantando”.  Outra fala que deixa visível a preferência dos alunos por aulas com o uso dos equipamentos tecnológicos veio de uma aluna do 9º ano.  Em seu depoimento ela disse: “Acho legal quando os professores usam o vídeo na aula, fica mais fácil de entender o conteúdo porque a gente pode ver as imagens também, não fica só imaginando”.

Quase todos os alunos entrevistados apontaram o Datashow como o recurso tecnológico mais interessante, pois todos podem visualizar e acompanhar ao mesmo tempo o que está sendo apresentado, o que facilita o entendimento e o aprendizado.

Considerações Finais

Atualmente as tecnologias estão presentes praticamente em todos os seguimentos da sociedade. Sendo assim, a escola não poderia ficar de fora dessa realidade. Fazer uso de tecnologias em sala de aula pode ser uma das alternativas viáveis na busca de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Silva (2005, p. 63), declara que “A educação do cidadão não pode estar alheia ao novo contexto socioeconômico-tecnológico, cuja característica geral não está mais na centralidade da produção fabril ou da mídia de massa, mas na informação digitalizada como nova infra-estrutura básica, como novo modo de produção”.

Oferecer uma educação de qualidade e uma formação voltada para o desenvolvimento e exercício pleno da cidadania é alguns dos requisitos para a escola atual.  Bévort e Belloni (2009, p. 1084), apontam que “uma das funções da educação é contribuir para compensar as desigualdades que tendem a afastar a escola dos jovens e, por consequência, a dificultar que a instituição escolar cumpra efetivamente sua missão de formar o cidadão e o indivíduo competente”.

Assim, é imprescindível que se considere a perspectiva de educar pela mídia e para a mídia, de maneira que as crianças e os jovens estejam preparados para assumir uma postura crítica e reflexiva diante do conteúdo veiculado pelas mídias, dando subsídios para que possam discernir o bom do ruim, o verdadeiro do falso, decodificando os elementos explícitos e implícitos da narrativa midiática. Deve-se levar em conta ainda, que as instituições de ensino precisam ajudar o aluno a desenvolver, gradativamente algumas competências básicas para o desempenho de atividades profissionais que futuramente ele terá que assumir, e que, naturalmente, terão mais oportunidades, aqueles que estiverem melhor preparados, e isso inclui o usos das tecnologias. Nesse sentido, a escola estará colaborando para que o abismo entre as classes sociais não cresça ainda mais em termos de conhecimento e de oportunidades.

O potencial educacional das tecnologias de informação e comunicação é inegável.  Assim declararam os professores da escola pesquisada e assim deixaram transparecer os alunos entrevistados na pesquisa. O envolvimento do aluno é maior, as aulas tornam-se mais interessantes, favorecendo assim, a construção do conhecimento.      Foi relatado também que a inserção das tecnologias midiáticas na escola, especialmente a internet, aliadas a um bom planejamento, pode ajudar a transpor inúmeras dificuldades e superar muitas diferenças que são comuns na realidade das pequenas cidades brasileiras como é o caso da falta de acervo para pesquisas nas bibliotecas municipais, entre outras vantagens que a internet oferece.

Os relatos apontaram também as principais dificuldades enfrentadas na escola frente ao uso dos recursos midiáticos, como a carga horária de vários professores muito extensa, problemas de manutenção de equipamentos, laboratório de informática desativado e falta de um técnico para auxiliar alunos e professores na utilização dos equipamentos. Estes são entraves que dificultam o uso das tecnologias na sala de aula, mas são desafios que podem ser transpostos se os professores, os gestores e o poder público não deixarem as dificuldades reprimirem as vontades, pois, para cumprir a tarefa de melhorar nosso sistema de ensino, faz-se necessário a atuação de todos os envolvidos no processo educacional.

Referências Bibliográficas

BÉVORT, Evelyne e BELLONI, Maria Luiza.  Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 17/05/2014.

 NEVES, Carmen Moreira de Castro. In: Integração das Tecnologias na Educação/ Secretaria de Educação a Distancia, Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. Acesso em 17/05/2014.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2003. In: Integração das Tecnologias na Educação/ Secretaria de Educação a Distância, Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. Acesso em 26/10/2014.