O uso do celular em sala de aula

Não é de hoje que esse tema gera polêmicas. O uso de celulares por adolescentes esta cada vez maior, e a idade em que eles começam a usar esse aparelho diminuiu muito nesses últimos anos, até mesmo crianças estão ganhando dos pais de presente.  O celular hoje em dia para as crianças tem a utilidade de ser um instrumento de comunicação com os pais, quando estes estão longe e de entretenimento por conter inúmeros  jogos. Já os adolescentes utilizam o aparelho para se comunicar e estar conectados em redes sociais pela internet.

 Muitas crianças e adolescentes estão utilizando esse aparelho de forma indiscriminada em sala de aula, sem  permissão  do professor, gerando  assim conflitos. O problema do uso do celular em sala de aula é que os adolescentes esquecem de todo o resto quando estão mexendo no aparelho e nisso não prestam atenção no que o professor quer ensinar, isso quando o professor não tem que chamar atenção do aluno várias vezes, atrapalhando assim toda a aula.

Celulares e tablets também podem ser ferramentas no processo educacional, mas para isso  seria necessário, que os alunos tivessem  a consciência  de como e quando utilizar o aparelho em sala, o que não é uma tarefa fácil.

Atualmente não existe nenhuma lei que proíba o uso de celulares em sala de aula no Brasil, exceto em uma escola em Ouro Fino MG, então resta ao professor criar regar claras a respeito do uso do aparelho em sala ou tentar tornar o celular uma ferramenta positiva no processo de ensino- aprendizagem.