A educação está em processo de transformação, atualmente as tecnologias se encontram inseridas na vida dos alunos.

Considero que utilizar a tecnologia no processo de ensino na fase da educação infantil contribui muito para o desenvolvimento infantil, pois tem o papel de motivar e  atrair os alunos, tornando as aulas mais significativas, uma vez aproxima o aluno mais perto dos objetivos que o professor quer desempenhar com a sua aula.

Através desse estudo consideramos que os professores precisam ter uma formação na área da tecnologia, para utilizar os recursos tecnológicos.

Papert, 1993 propõe um megamudança  na sala de aula, mas para isso é necessário a inclusão de novas tecnologias, também é preciso reconhecer a importância delas na formação das crianças. O autor faz referencia de vídeo, jogos e fala da importância deles como ferramentas no desenvolvimento intelectual das crianças, sendo um recurso útil a aprendizagem.

O Educador precisa buscar a capacitação e novos conhecimentos, contribuindo assim para uma educação de qualidade, deste modo conseguirá formar cidadãos críticos, pensantes, preparados para atuarem nessa sociedade tecnológica.

 Nosso desafio maior é caminhar para um ensino e uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano. Para isso precisamos de pessoas que façam essa integração em si mesmas no que concerne aos aspectos sensorial, intelectual, e emocional, ético e tecnológico, que transitem de forma fácil entre o pessoal e o social, que expressem nas suas palavras e ações que estão sempre evoluindo, mudando, avançando (MORAN 2009, p. 15).

A criança desde pequena vive num contexto social envolvido por diversas tecnologias como computadores, televisão, rádio, jogos eletrônicos, celulares e entre outros, e automaticamente ela já adquire hábitos, atitudes e habilidades que fazem parte de uma identidade moderna, sendo assim a escola precisa utilizar os recursos tecnológicos dentro da sala de aula, pois é um processo de aprendizagem que respeita o meio em que a criança vive.

A Educação também é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Desde pequena a criança é educada em um determinado meio cultural familiar, onde adquire conhecimentos, hábitos, atitudes, habilidades e valores que definem a sua identidade social. A forma como se expressa oralmente, como se alimenta e se veste, como se comporta dentro e fora de casa são resultado do processo educacional na família e no meio em que vive. Da mesma forma, a escola também pode exercer poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem apreendidos. (KENSKI, 2007, p. 18)

  Glaucia da Silva Brito (2008), “devemos observar também que vivemos em uma sociedade tecnologizada. No cotidiano do homem do campo ou do homem urbano, ocorrem situações em que a tecnologia se faz presente e necessária. Assumimos, então, educação e tecnologia como ferramentas que podem proporcionar ao sujeito a construção de conhecimento, preparando-o para saber criar... ou seja, estamos em um mundo em que as tecnologias interferem no cotidiano, sendo relevante, assim, que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, à produção e à interpretação das tecnologias”.

 As tecnologias possuem grandes influencias no cotidiano dos educando, e a inclusão de recursos tecnológicos nas aulas contribui para a construção de conhecimento diretamente ligada ao modo de vida dos alunos, possibilitando assim uma melhor assimilação daquilo que o professor tem como objetivo ensinar.

 A informática na educação requer um bom conhecimento da parte técnica e da parte pedagógica, um fornecendo suporte ao outro. Sem o conhecimento técnico será impossível implantar soluções pedagógicas inovadoras e também, sem o pedagógico os recursos técnicos disponíveis tendem a ser subutilizados.

(LEOPOLDO,2002, p.74)

 Pode-se concluir que o uso de recursos tecnológicos na educação infantil contribui ativamente para o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos, pois a tecnologia está presente no contexto social em que eles vivem, sendo assim será possível aproximá-los mais perto dos objetivos que o professor quer desempenhar com a sua aula. Portanto existe a necessidade de uma melhor capacitação dos educadores, devem estar sempre atualizados sobre os recursos tecnológicos, pois as mídias tecnológicas mudam constantemente.

Para trabalhar com recursos tecnológicos na escola, é fundamental a interação dos mesmos com a prática pedagógica, sem ela os recursos tendem a ser fúteis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRITO, G. S. Educação e novas tecnologias. 2. ed Curitiba, PR: Editora Ibpex,2008.

Kenski, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LEOPOLDO, L.P. (Org). Novas Tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

MORAN, José Manuel; MASSETO, José Manuel; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.   

PAPERT, Seymour ,A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artmed Editora, 1993.