UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA)

ALUNO: MARDONIO CARLOS PEDRO

PROFESSOR: GÉRISON KÉZIO

CURSO: LETRAS HAB – LINGUA PORTUGUESA

TURNO: NOITE

DISCIPLINA: CURRICULO SABERES E AÇÃO DOCENTE

   

 

 

 

 

 

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRAL - CEARÁ

NOVEMBRO DE 2013

A tecnologia desde muitos tempos atrás faz parte das nossas vidas, está cada vez mais evoluindo, aonde quer que estejamos encontraremos algum tipo de tecnologia. E a educação não pode ficar de fora desse avanço tecnológico que pode ajudar e muito no processo de aprendizado dos alunos e dos professores.

A escola é dos ambientes mais importantes para transmissão do conhecimento, e é necessário que ela evolua junto com o mundo que a cerca. A escola trabalha com a informação, o acesso a informação está sendo facilitado pelas TICs.

As tecnologias de informação e comunicação (TICs) foram introduzidas no ensino e na aprendizagem como uma atividade adicional, como aula de informática ou ainda como projetos extraclasse desenvolvidos com a orientação e o apoio dos professores de sala de aula, depois é começaram a enxergar a tecnologia de outra forma, como um suporte para ajudar no aprendizado.

O uso das tecnologias na educação ajuda a tornar uma aula mais atrativa, mais dinâmica, principalmente com o acesso a internet, contribui para manter o acesso à informação atualizada, permite estabelecer novas relações com saber que ultrapassem os limites dos materiais tradicionais utilizados em sala de aula, para que não caia na rotina. Isso não quer dizer que é para extinguir o giz e o quadro do método de ensino, mas, sim achar outros meios que possa ajudar na compreensão do que está sendo transmitido, um meio modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicoas na educação, preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.

Porém o uso das tecnologias ainda é um grande desafio para educadores e dirigentes educacionais porque muitos não sabem utilizar a tecnologia e outros porque não querem utilizar mesmo, já estão tão apegados aos métodos tradicionais que não querem saber de utilizar a tecnologia.

A escola como é um ambiente aonde se constrói a educação e o conhecimento deve refletir sobre a influência das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem.

Para que o uso das TIC seja realizado de maneira correta, é fundamental preparar tanto os professores quanto os gestores que atuam na escola, para que conheçam as possibilidades e contribuições da utilização e aplicação das tecnologias no ensino aprendizagem e possam atuar na mudança da organização da escola.

Hoje a utilização das tecnologias de informação e comunicação é indispensável ao gerenciamento das atividades pedagógicas. Nesse sentido é preciso garantir o acesso aos equipamentos tecnológicos e ter certo domínio técnico, saber utilizá-los de forma correta assim com o domínio fica mais fácil usá-las de forma a facilitar o processo de aprendizagem do aluno.