Anhanguera Educacional


Paulo Tadeu Ramos de Albuquerque
Artp_tadeu @hotmail.com


O USO DA WEBQUEST PARA A FORMAÇÃO EM POLICIAMENTO COMUNITÁRIO
RESUMO
WebQuest é uma técnica educacional que consisti na construção da aprendizagem efetiva por meio do trabalho em equipe, valorizando a aprendizagem significativa e cooperativa. A colaboração mú-tua exige o desenvolvimento de projetos plausíveis pelo parti-lhar experiências e conhecimentos. Este ambiente idealizado se torna possível pela disponibilidade das informações contidas na inter-net. Seu emprego no ensino técnico policial é uma ação progressista ? trabalhar uma tarefa real estimula a produção de novas informações e demanda do aluno um alto nível cognitivo. O intercambio cultural propiciado pelo uso da Web oferta ao aluno uma visão de mundo ampliada, tendo a partir desta interação a consci-ência dos problemas policiais contemporâneos. Assim é possível estruturar idéias e ações a serem refletidas no exercício do policiamento comunitário. Igualmente, espera-se no decorrer do presente trabalho uma melhor compreensão da acuidade que a WebQuest proporciona as ações pedagógicas.
Palavras-Chave: Formação em policiamento comunitário, WebQuest, ferramenta pe-dagógica, investigação policial, técnicas didáticas.
ABSTRACT
WebQuest is an educational technique which can consist in building an effective learning through teamwork valuing meaningful learning and cooperative. The mutual collaboration re-quires the development of plausible projects by sharing experiences and knowledge. This idealized environment is made possible by the avail-ability of information contained on the Internet. Your under-go in technical education officer is a pro-gressive action - work-releases as we worked a real job stimulates the production of new information and demand a high level of student cognitive development. The cultural exchange brought about by use of the Web offer the student an expanded world view, and from this awareness of the interaction po-liciais contemporary problems. So it is possible to structure ideas and a-tions to be reflected in the performance of community policing. Also, it is expected during the present study a better understanding of the acuity that the WebQuest provides the pedagogical ac-tions.
Key-words: Police training, WebQuest, educational tool, police investigation, teach-ing technique.

1. INTRODUÇÃO
Na década de oitenta é ofertada nas instituições educacionais a tecnologia da informação como elemento progressista e inovador nas relações de transmissão do conhecimento. Entretanto sua disseminação ocorre de forma vagarosa, apesar dos esforços governamentais em democratizar o uso da internet tornando-se realidade ainda que distante do ideal o que sucede no final da década de noventa. Fato que pode ser observado no site do Comitê para Democratização da Informática no Distrito Federal e Entorno.
Hoje, o uso do laboratório de informática em todos os cursos nas instituições de ensino policial é um objetivo a ser atingido, visto a crescente demanda por uma formação progressista alinhada a novas tecnologias na área de segurança pública. Além da estrutura física, se deve levar em consideração a necessidade do domínio do docente em relação a novas ferramentas tecnológicas de cunho pedagógico e assim poder ofertar uma formação engajada ao mundo tecnológico.
Ao se ofertar o uso do computador na prática educacional, oportuniza-se o suscitar de possibilidades num processo de contínuo desenvolvimento, o qual é coerente com a nova ordem: a busca por excelência.

Há uma preocupação com ensino de qualidade mais do que com educação de qualidade. Ensino e educação são conceitos diferentes. No ensino organiza-se uma serie de atividades didáticas para ajudar os alunos a compreender áreas especificas do conhecimento (ciências, história, matemática). Na educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade.
Novas tecnologias e mediação pedagógica. Moran, pag. 12

Esta nova ordem pedagógica, não exclui o professor nem o coloca em segundo plano, más agrega valores diante das situações-problema, desafios e responsabilidades, os quais poderão ser facilitados pelo uso da WebQuest.
A WebQuest é uma ferramenta pedagógica, a qual possibilita metodologia de pesquisa diferenciada de modo a nortear informações originadas por meio de recursos da Internet, como acontece a exemplo de uma página Web.
Em San Diego State University na década de 1990, o Professor Dodge expandiu a idéia de WEBQUEST - ponderada técnica de pesquisa na Internet visando e estimulando a pesquisa como também o pensamento crítico.
Por sua simplicidade e estrutura, esta ferramenta pedagógica permite ao aluno realizar tarefas direcionadas e executáveis, as quais fazem parte do dia a dia acadêmico.
Um ponto relevante da WebQuest, é que o professor não precisa ser um expert em informática, pode sim ser um autor de projetos com a utilização desta ferramenta.
Segundo Abar e Barbosa (2008), vêem o docente como um arquiteto cuja missão principal é projetar ambientes que possam ajudar os alunos a construir saber pessoal. Projetos arquitetônicos não são edifícios prontos. São, muito mais, desenhos de sonhos possíveis que, uma vez aceitos pelos construtores, transformam-se em obras sólidas e duradouras.
A sistematização de dados, como também a produção de conhecimento no sistema de segurança pública garante o aperfeiçoamento nas ações e

Toda ação investigativa é alvo de sistematização no tempo e no espaço, cujos dados devem ser submetidos a uma política de captação e sistematização, viabilizando a produção de conhecimento e sua adequada difusão sobre as ações e atores da criminalidade e, ainda, sobre a própria atuação policial.
MJ - SENASP ? Modernização da Polícia Civil - Pag.26

Neste contexto a WEBQUEST se coloca como uma ferramenta eficiente na difu-são do conhecimento visto sua formatação possibilitar ao aluno policial conhecer por meio de pesquisa e investigação nos bancos de dados disponibilizados na Web - casos reais desde o registro da prática delituosa até o desfecho e julgamento. (Ver exemplo da WEBQUEST regras de Search & Seizure Cases)
2. RELEVANCIA PEDAGOGICA DA WEBQUEST
A WebQuest, segundo Abar e Barbosa é uma técnica educacional que consisti na construção de uma aprendizagem efetiva por meio do trabalho em equipe, valorizando a aprendizagem significativa e cooperativa; favorece o desenvolvimento das habilidades humanas, sensoriais, intelectuais, emocionais e sociais - a expansão das capacidades próprias de cada indivíduo ocorre com sua interação a hipertextos, pesquisas e outros recursos da WEB.
O emprego da tecnologia e aplicativos na formação seja na complementação ou aprimoramento, significa oportunizar experiências impar na construção do conhe-cimento e assim corroborar para a qualidade do ensino ofertado.
Paulo Freire (2002) observa que no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, devemos como educadores oportunizar adequadamente a produção e construção do conhecimento. Neste sentido as construções coletivas com o uso inte-grado das múltiplas linguagens geram conhecimentos socialmente relevantes reconhecendo alunos e professores como sujeitos ativos desta construção. Neste contexto o espaço educativo deve ser destinado à troca de experiências, transformações, implementos e exposição de resultados.
O ambiente cavado na busca compartilhada do conhecimento facilita o processo ensino-aprendizagem.
O aluno ao interagir com esta ferramenta tecnológica será capaz de concretizar a construção do conhecimento, propiciando a ampliação deste repertorio.
O computador como auxiliador na produção do conhecimento prove por inter-médio das linguagens próprias e seus aplicativos o acesso a gama de informações dispo-níveis na web.
A otimização dos variados recursos virtuais disponíveis na Web, facilita o a-cesso a motivação necessária ao desenvolvimento do pensar, assim como um manancial de idéias ? decorrente desta interação se consolida o conhecimento.
O conhecimento depreca intercâmbio da reflexão pessoal no campo do hipertexto, quando este é adquirido com total propriedade. Por meio do hipertexto informatizado, torna-se possível alcançar quilíade de pregas pelo simples emprego de uma palavra chave, decorrendo daí múltiplas possibilidades no navegar da Web ? revela-se na tela a natureza da leitura ativa e atraente com maior interesse que a leitura convencional pelas letras impressa.
A oferta da tecnologia nas diferentes áreas da educação expõe novas formas de aprender e ensinar, sendo inúmeras as possibilidades pedagógicas que resulta na sua a-dequação.
Na formação policial a Matriz Curricular Nacional é documento de base para a construção do conhecimento na área de formação das polícias militar, civil e guardas municipais - os princípios que fundamentam a concepção da formação adotada pelo Ministério da Justiça se ajustam a temática apresentada.

Os processos educativos ultrapassam a abordagem pedagógica tradicional de mera transmissão de conhecimentos. Enquanto processos de interação tornam-se espa-ços de encontro, de busca de motivações, de escuta das contribuições diferenciadas, sustentados pela ética da tolerância e da argumentação, estimulando a capacidade reflexiva, a autonomia dos sujeitos e a elaboração de novos desafios voltados à constru-ção democrática de saberes renovados. 2.1.-D
MJ - Secretaria Nacional de Segurança Pública ? A Matriz Curricular Nacional- 2003. http://200.238.112.36/capacitacao//arquivos/matrizcurricular.pdf

Estar conectado ao mundo virtual além de deslumbrante para o aluno repre-senta um dos investimentos de maior sucesso neste campo, o qual independe da localização geográfica.
Por meio da conectividade virtual as experiências vivenciadas pela leitura e a escrita consentem o suscitar da expansão da linguagem e expressão, portanto sua imple-mentação se torna em desafio aos educadores, os quais são peças essenciais no processo educativo.
Percebe-se no uso da WebQuest a suma importância da preparação e utilização acadêmica frente as necessidades da formação educacional da área de segurança no mundo contemporâneo, tais como: autonomia, capacidade na resolução de conflitos, criticidade, flexibilidade, criatividade - aspectos basilares na condução da atividade policial.
O modelo WebQuest permite trabalhar temas variados, reais e atuais. Esta flexibilização, possibilita conhecer problemas pontuais em políticas de segurança para o policiamento comunitário nas várias metrópoles do país e do mundo. Este contato expõe ao aluno estratégias adotado no combate a criminalidade nas diferentes comunidades e assim passam a ter parâmetro para reflexão de idéias a ser abraçada na área em que se atua. Esta ferramenta pedagógica se encontra em sintonia com as ações formativas ofertadas pelo Ministério da Justiça ao conceber a MCN.

h) As ações formativas devem promover a interdisciplinaridade entendendo-se como de extrema relevância a capacidade de lidar com questões complexas, mobilizando conhecimentos oriundos de disciplinas e saberes distintos - da literatura científica, da prática profissional, da vivência pessoal. A interdisciplinaridade deve caracterizar não só o currículo, mas também a abordagem de situações-problema específicas, bem como a formação e a integração dos próprios membros do corpo docente. 2.1.-H
MJ - Secretaria Nacional de Segurança Pública ? A Matriz Curricular Nacional- 2003. ttp://200.238.112.36/capacitacao//arquivos/matrizcurricular.pdf

Estes elementos são capitais ao aluno policial na estruturação e apropriação de novos conhecimentos, embasando futuras adaptações em relação às mudanças ? isso si-tua o trabalho pedagógico numa posição de destaque frente aos grandes desafios contemporâneos na formação em segurança pública.

"Todos os educadores seriamente interessados nas ciências da educação, entre elas a Pedagogia, precisam concentrar esforços em propostas de intervenção pedagógica nas várias esferas do educativo para enfrentamento dos desafios colocados pelas novas realidades do mundo contemporâneo."
Libâneo, 1999 p.59
3. WEBQUEST SEU USO NA FORMAÇÃO POLICIAL
A WebQuest ao ser dominada pelo professor revelara ser uma ótima aliada na transferência do conhecimento, devendo em sua formatação debelar determinadas informações a fim de atingir a célere proposta.
É significante começar já na introdução da WebQuest conduzir o aluno a buscar informações estimulando sua curiosidade com um tema impactante, tendo como intuito o sentido relevante da concretização da atividade proposta.
A seguir, o professor indica um procedimento para a atividade sugerida e a fonte da informação recomendada devera ser em número apropriado, às quais serão extraídas por consulta na Web.
Também é proeminente que o professor de conta do processo de avaliação e ao finalizar seu arremate, deverá explicitar em que nível o aluno conseguiu atingir; assim possibilitara ao educando um olhar situacional diante de seu progresso e deste modo ele próprio abalizar possibilidades futuras.
O tempo sempre foi precioso e muito mais ainda em tempos contemporâneos, por isso, uma WebQuest bem preparada facilitara ao professor e aluno, economia de tempo nas pesquisas via web, pois foram direcionadas exatamente as fontes de conteúdo necessárias e fidedignas.
A formatação do conteúdo da WebQuest ao contemplar assuntos específicos co-mo, por exemplo, os tipos de especializadas existentes no trabalho policial, certamente suscitaram sentido ao aluno policial; possibilitando que este reflita e se sinta estimulado a ir além da atividade sugestionada.

Segundo Papert, apud Abar e Barbosa, uma boa discussão promove a aprendiza-gem de comunicação, e, para isso, não bastam assunto e linguagem de comunicação, é preciso um sistema de apoio psicológico que deve vir do mais experiente (Vigotsky), permitindo trocar experiências de aprendizagem e falar sobre as estratégias para a resolução de problemas. Há que desenvolver afetividade na interação, o querer a-prender deve ser mais forte.
WebQuest Um desafio para o professor! Abar e Barbosa, Avercamp (2008).

No centro de formação da polícia da Letônia, Galina Afenko, produziu uma WebQuest transcrita em Inglês para os policiais participantes conhecerem os tipos de especializadas existentes na polícia Britânica ao mesmo tempo em que estimula o aprendizado do inglês; assim, possibilita a identificação do aluno com uma destas atividades, WebQuest disponível no site em referência.
Ao dar sentido nas atividades propostas no projeto da WebQuest, esta, disponibilizara ao aluno uma zona de aproximação por intermédio destes afazeres, os quais, o levara a uma simulação bem perto do cotidiano da prática policial tornando prazeroso o percorrer de todo processo.
Nos cursos de aperfeiçoamento e formação policial a WebQuest pode ser uma grande aliada ao docente no processo de aquisição do conhecimento e especialização profissional; Grace Dodge produziu uma WebQuest, na qual existe a preocupação na formação do policial sobre o mandado de busca e apreensão.
Na realidade da atividade policial Norte Americana segundo Dodge, os poli-ciais devem saber o que fazer durante uma busca e apreensão de bens públicos. Pois, se a policia cometer em suas ações uma apreensão feita de forma ilegal, poderá pela regra de exclusão esta prova ser desconsiderada e nula em seu efeito. Princípio este, derivado de um processo do Supremo Tribunal de Ohio, denominado regra de exclusão.
Esta regra versa que a evidencia apreendida ilegalmente não será admissível em tribunal no julgamento. Este preceito serve em defesa dos direitos dos cidadãos como medida de segurança a suas propriedades e prerrogativas; acontece que por outro lado se não bem executada a ação facilitara ao réu criminal sair livre da prática delituosa se seus direitos forem violados.
Assim, policiais bem treinados na execução da busca e apreensão de forma apropriada, possibilitaram que as provas sejam admitidas nos tribunais e os criminosos devidamente responsabilizados e punidos com a privação da liberdade.
As regras são determinadas pela opinião da Suprema Corte dos Estados Unidos e cada tribunal deve seguir a jurisprudência do Supremo. Ao estudar os casos do Supre-mo Tribunal Federal, os departamentos de polícia em todo o EUA, podem aprender as regras de Search & Seizure utilizando-se da WebQuest nos cursos de formação e aperfeiçoamento de seus policiais.
Nesta WEBQUEST aparece um link que deve ser clicado para acessar os casos da Suprema Corte em que constam elementos que serão balizadores na forma de agir dos oficiais de polícia, conforme Site em Inglês disponível na referência. (tradução do autor).
Vemos nos exemplos acima como o uso da WebQuest na formação policial pode ser uma ferramenta valiosa no processo do ensino profissional.
No projeto de modernização da polícia civil promovido pelo MJ verifica-se o se-guinte texto:

As escolas de polícia devem promover a contínua formação e capacitação dos quadros policiais e administrativos, difundindo o conhecimento teórico com a res-pectiva aplicação prática, participando ativamente da atividade finalística, na pesquisa e no estudo de casos, manuseando estatísticas e promovendo a atualização da grade curricular. Pag.54
MJ, SENASP. 2. MODERNIZAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL ... DE 2004, DOU Nº 10, SEÇÃO 2, DE 14 DE JANEIRO DE 2005, .As reflexões em torno da Modernização da Polícia Civil Brasileira, www.observatoriodeseguranca.org/Modernização%20das%20 polí-cias%20civis%20brasileiras.pdf


Quando se fala do uso da WebQuest na formação policial não se pretende co-locá-la acima da forma como o conhecimento é produzido nas academias, mas sugerir o uso de uma ferramenta de cunho pedagógico auxiliador na área docente.
O papel do professor ainda é o mais importante na relação de ensino aprendizagem, busca-se então a complementação com o uso da ferramenta WebQuest a fim de tornar o processo de ensino mais agradável, pois não existe recurso tecnológico que possa responder a todas as necessidades como um todo.
Cada grupo de alunos possui características únicas, onde a WebQuest pode ser adaptada a cada realidade em que se deparam os especialistas em suas atividades afins. Os temas e abordagens podem ser diversificados proporcionando o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação específica.
Divisam-se novas possibilidades nas relações sociais ao mesmo tempo em que novos paradigmas estão sendo disseminados em toda a sociedade; Estado Democrático de Direito, Direitos Humanos, Ética, Responsabilidade Social, etc., nesta nova ordem a segurança pública esta a todo instante em evidência e se faz necessário ofertar profissionais preparados a dar respostas aos anseios desta nova conjuntura social.
O Ministério da Justiça sinaliza no projeto de modernização da policia civil que a academia de policia como centro de execução da política de recrutamento e formação, devera se estruturar constituindo-se em centro de excelência do conhecimento universal aplicado a investigação. Buscando um intenso diálogo com as universidades e disciplinas científicas, tanto na área das ciências humanas e sociais quanto no campo das ciências naturalísticas. (ver Pag. 40)
Percebe-se que neste projeto do MJ, quando se fala em formação de excelência, esta, deve dialogar com as disciplinas científicas, onde o uso da WebQuest neste contexto encontra respaldo pedagógico.

De acordo com Sousa e Fino, vivemos numa forma de sociedade que por ser pós-industrial, requer forma de educação pós-industrial, em que a tecnologia será como pouca hipótese de dúvida, um das chaves da concretização de um novo paradigma educativo, capaz de fazer incrementar os vínculos entre os alunos e a comunidade, enfatizar a descoberta e a aprendizagem e de fazer caducar a distinção entre aprender dentro e fora da escola (2001, p. 87). Apud Silva
SILVA, Raimundo de Jesus - PMMA O impacto das tecnologias da informação e... www. forumseguranca.org.br/.../colaboracoes_comentadas.php?...Capturado em: 02/02/2010


Novas relações entre polícia e sociedade são patrocinadas pela atual política de segurança pública, a qual se concretiza por intermédio da implantação do policiamento comunitário, fato que pode ser observado em várias partes do país. Este tipo de policia-mento tem propiciado a implementação de estratégias inovadoras; por ser de certa forma uma atuação recente no policiamento brasileiro é importante verificar como outras polícias no mundo atuam nesta área.

Além da relevância jurídica, a investigação policial tem fundamental importância social e comunitária, porque constitui elo na corrente de solução de conflitos.
MJ - SENASP (2005) pag.26

No curso de graduação me foi oportunizado pesquisar sobre policiamento comunitário atendendo exigência para produção do trabalho de conclusão de curso, a qual foi propiciada por pesquisa bibliográfica e em especial via Web; ocasião em que me defrontei com a realidade da política de segurança pública aplicada pela polícia da cidade de Oxford no Canadá, a qual tem desenvolvido varias estratégias de baixo custo para o policiamento comunitário. A seguir relato alguns exemplos de ações desenvolvidas em policiamento comunitário para a comunidade de Oxford.
Combate ao roubo de veículos é um programa que visa à redução de furtos de veículos. Nele, a comunidade de Oxford e polícia, patrocinam adesões voluntárias. Esta-tísticas apontam que estes delitos ocorrem por volta de 01h00 a 05h00 da manhã enquanto estacionados em frente às residências e na entrada da garagem dos proprietários. Os veículos que não dispõem do decalcomania estão sujeitos a 40 vezes mais chances de serem roubados. Se o proprietário dificilmente usa o veículo nos horários de 01h00 a 05h00 da manhã, basta colocar o adesivo no vidro traseiro do lado do condutor. Se a polícia vir o veículo em questão trafegando neste horário irá pará-lo, verificar a documentação e identificar o condutor, sem nenhum custo para o cidadão. (2009, Pág.21) Apud, Albuquerque
Uma WEBQUEST direcionada a pesquisa para este tipo de policiamento, pode propiciar ao policial, novas idéias e formas de combate ao crime, trabalhando não só quando solicitado, mas com ações preventivas.
Apresento no ANEXO 1, um exemplo de WEBQUEST direcionada para o aper-feiçoamento do policial comunitário.

________________________________________
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A WEBQUEST apresentada direciona elementos pedagógicos para a produção do conhecimento científico e profissional. Faz-se necessária reflexão de cunho pedagógico com objetivo de valorizar teoria e prática, oportunizando a formação não só do aluno policial como também do docente dos Cursos de Formação Policial.
Ao refletir sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segu-rança Pública, percebe-se que este órgão possui um papel desembaraçado na articulação e disseminação de parâmetros curriculares, visando à padronização das ações e conteúdos na formação, apontando para um Sistema Único em Segurança Pública (SUSP).
Esta Matriz esboça ao país uma formação homogênea frente as diferenças regionais apresentada no Brasil em razão de seu tamanho continental e assim não submergir frente à dessemelhança que se depara neste imenso universo, razão pela qual não se oferta uma matriz rígida para a formação policial no país.
No cerne do contexto apresentado, percebe-se que uma nova ordem esta por surgir nas políticas de formação e desenvolvimento continuado dos profissionais da segurança pública; pois se observa claramente um marco no ano de 2004 pela apresentação da MCN.
Na opinião deste autor a WEBQUEST como foi apresentada responde à altura as necessidades pedagógicas, intrínsecas no processo de formação policial como uma ferramenta pedagógica auxiliar no processo ensino aprendizagem.
A utilização da WebQuest, como ferramenta pedagógica, colabora no aprofundamento do conhecimento, bem como nos impulsiona para a produção científica em razão do contato com outras culturas policiais no mundo contemporâneo, a qual é possibilitada pelo contato com as páginas disponibilizadas na web. Assim, temos a oportunidade de observar como outras culturas policiais respondem as questões intrínsecas nos variados delitos criminais; os quais são comuns a todas as metrópoles.
A prática investigativa incorporada ao trabalho de inteligência policial com o apoio da tecnologia abre espaço nas atribuições policiais.
Assim, na atual conjuntura apresentada na sociedade contemporânea, se faz necessária não apenas reagir diante da prática criminosa, mas também identificar mo-dus-operandi, (modo operacional),bem como o comportamento desta atuação, podendo assim ao conjeturar atuar preventivamente.
A WEBQUEST desvendada pode e muito ajudar na modernização da policia ci-vil, visto ser uma ferramenta auxiliadora na formação policial, a qual oportuniza ao do-cente economia de tempo na exposição de conteúdos ao mesmo tempo em que agrega valores no processo ensino aprendizagem. O espaço temporal ampliado pode ser utilizado pelo docente acompanhar ombro a ombro seus alunos ou grupos temáticos, tirando dúvidas bem como orientando no decorrer do progresso de cada trabalho.
Visto sua configuração permitir uma gama de possibilidades na aplicação dos conteúdos curriculares; seu direcionamento pode abranger as várias áreas do conhecimento, aproximando o educando a elementos concretos da realidade policial a teoria aplicada.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ACKERMANN, E. Construtivismo ou construcionismo: qual é a diferença? Disponível em http://www.cec.g12.br/interno_centroestudos.htm>. Acesso em Set 2010.
BORDENAVE, J. D. ; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino aprendizagem. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.
BLOOM, B. Taxionomia dos objetivos educacionais. Porto Alegre: Ed. Globo. 1972.
CAMPOS, F.C.A. ET.al. Cooperação e aprendizagem on line. DP&A,2003.
CANADÁ. Comunidade de Oxford. Ações de Policiamento comunitário da comuni-dade de Oxford. Disponível em: http://www.oxfordcommunitypolice.on.ca. Acesso em: 4 abr. 2009.
GUTIERREZ, M. A. U. Educación virtual: encuentro formativo en El ciberespacio. Bucaramanga, Colômbia: Editorial UNAB, 2001.
______. MJ, SENASP. 2. MODERNIZAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL ... DE 2004, DOU Nº 10, SEÇÃO 2, DE 14 DE JANEIRO DE 2005, ... As reflexões em torno da Modernização da Polícia Civil Brasileira, www.observatoriodeseguranca.org/.../Modernização%20das% 20polícias%20civis%20brasileiras.pdf
MORAN, J. M. ; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagogica. Campinas Papirus, 2001.
PAPERT, Seymour, O ambiente construcionista (1928 ? Africa do Sul)
SILVA, A. C. Internet ao alcance de todos. Coleção Proem, 1998.
SKOLNICK, Jerome H.; BAYLEY, David H., Policiamento comunitário: Questões e Práticas Através do Mundo. São Paulo: Edusp, 2006.
SLAVIN, R. E. Aprendizaje cooperativo. Buenos Aires:Aique Grupo Editor, 1999.
TORRES, Douglas Dias. Polícia comunitária e a prevenção e investigação criminal. S.i. Disponível em: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/536/Policia-Comunitaria-e-a-prevencao-e-investigacao-criminal. Acesso em: 30 maio 2009.

BIBLIOGRAFIA
ABAR, Celina A. A. P., WebQuest um desafio para o professor! Ed. Avercamp (2008).
AFENKO, Galina (Police Academy of Latvia) WEBQUEST: Life of a Police Officer. Level: Intermediate. Use: Self-Access Centre- www.theconsultants-e.com /WebQuests/ GalinaAfenkoWebQuestWebsite/WebQuest_last.htm - Capturado em: 20/01/2010
ALBUQUERQUE, Paulo Tadeu Ramos de, A Matriz Curricular Nacional e a formação do policial comunitário em perspectiva comparativa: aspectos sociais e pedagógicos. www.webartigosos.com/authors/10889/Paulo-Albuquerque - Capturado em: 02/02/2010.
BARBOSA, Lisbete Madsen, WebQuest um desafio para o professor! Ed. Avercamp (2008).
JORNAL DO COMÉRCIO - Comitê para Democratização da Informática no Distrito Federal e Entorno. - Entrevista com Rodrigo Baggio aponta cenário complicado para inclusão digital no País (27/3/2003) disponível no site: http://www.cdi-df.org.br/site/index2.cfm?link =artigos2.cfm¬icias_id=20 Capturado em: 29/12/2009
LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê?.-2.ed. - São Paulo: Cortez, 1999.
LIEBERMAN, Robert W. ? DODGE, Grace. - Search & Seizure WebQuest -Vocational High School. Introduction: Police officers need to know what to do and what not to- www2.maxwell.syr.edu/plegal/.../liebermanWebQuest2.html Capturado em: 25/01/2010
OLIVEIRA, Wellington de. - Importância da prática didática na Investigação Policial. http://www.pc.ms.gov.br/acadepol/index.php? templat=vis&site= 109 &i d_comp=485&id_reg=79&voltar=lista&site_reg=109&id_comp_orig=485. Capturado em 28/12/2009
SILVA, Raimundo de Jesus - PMMA O impacto das tecnologias da informação e...www.forumseguranca.org.br/.../colaboracoes_comentadas.php?...Capturado em: 02/02/2010.

ANEXO - 1

POLICIAMENTO COMUNITÁRIO
O que é, e como se estrutura um projeto em policiamento comunitário?
WebQuest para a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica do curso de pós-graduação em Psicopedagogia
Elaborado por:
Paulo Tadeu Ramos de Albuquerque
E-mail: [email protected]
Introdução| Tarefa| Processo e Recursos| Avaliação| Conclusão
| Creditos
Introdução
O policial presente na comunidade é o elo entre o governo e a sociedade. No mundo contemporâneo o policiamento comunitário é um projeto que ultrapassou fronteiras, vista sua eficácia na resolução de problemas e cujas ações têm sido discutidas e viabilizadas em conjunto com a comunidade local. Você aluno policial, terá oportunidade de viajar virtualmente por outros países e conhecer os projetos deste tipo de policiamento. Ao interagir com outras culturas observaremos que muitas questões são comuns a todas as metrópoles. O conhecimento dos projetos implantados nestas comunidades servirá de parâmetro para pensar alternativas viáveis a realidade estudada. Assim, por nos encontrarmos numa posição estratégica o convido para este desafio, fazer o levantamento de dados criminais na comunidade em que atua visando estruturar ações que possam ser refletidas em conjunto com os representantes locais. Adotar o exemplo da prática desenvolvida por outras policias comunitárias no mundo, pesquise sobre o tema indicado e realize as tarefas e desafios desta WEBQUEST.
________________________________________
Tarefa
Preparar e apresentar projeto para implantação no policiamento comunitário com propostas de prevenção, combate e intervenção a partir de um problema específico, do qual você identifica presente em uma comunidade da periferia. Este projeto deve ser elaborado com até cinco pessoas. Após as reflexões e estruturação da problemática apontada, o grupo deve montar uma apresentação em PowerPoint definindo as medidas necessárias passo a passo para a eliminação do problema.
________________________________________
Processo
1º Passo ? separar em grupos de cinco - pesquise na Internet e bibliografia apontada sobre policiamento comunitário realizado no Brasil e outras polícias comunitárias no mundo.
2º Passo - verifique quais projetos e intervenções em policiamento comunitário podem ser viáveis para a comunidade selecionada. Depois de escolhido o tema, apresentá-lo ao professor, para considerações.
3º Passo - discuta com o grupo o que é relevante e faça anotações de modo a começar a estruturação do projeto.
4º Passo ? levantar estatísticas policiais da comunidade investigada e elaborar um plano de ação a ser otimizado a fim de solucionar o problema apontado.
5º Passo - o grupo deve considerar as sugestões das intervenções e ações para solução da problemática levando em conta alguns elementos como:
- um cronograma deve ser elaborado para a execução de todas as etapas do curso (quanto tempo foi estimado para resolução da problemática),
- qual o custo financeiro para a comunidade,
- número de policiais necessários e tipos de agentes (policiamento ostensivo do grupo do GARRA, investigação criminal pela policia civil e apoio da guarda municipal no atendi-mento a localidades de ação municipal tipo: praças, escolas e prédios municipais)
- penalidade para as pessoas ocasionadoras do problema apontado (prisão, multas, serviços comunitários, etc.)
6º Passo ? concluído o trabalho em PowerPoint, preparar-se para a apresentação visual e verbal.
Obs. A apresentação do PowerPoint, deverá conter:
folha de rosto
fotos, gráficos ou esquemas
resultados esperados
conclusão
DICA: Se você não dominar o inglês para consulta solicite ao tradutor do Google. ________________________________________
Recursos
Site:
http://www.gnr.pt/portal/ internet/segurança_solidaria/defaut.asp PORTUGAL. Segurança Solidária ? programa de policiamento comunitário desempenhado pela Guarda Nacional Republicana de Portugal.
http://www.oxfordcommunitypolice.on.ca.- Comunidade de Oxford. Ações de Policia-mento comunitário da comunidade de Oxford.
http:// www.police.pref.kanagawa.jp/ps/54ps/54pic/54708_15.pdf- JAPÃO. Prefei-tura de Kanagawa. Policiamento comunitário.
http://www.webartigosos.com/authors/10889/Paulo-Albuquerque -A Matriz Curricu-lar Nacional e a formação do policial comunitário em perspectiva comparativa: aspectos sociais e pedagógicos.
________________________________________
Bibliografia
ACADEMIA de Polícia da Dinamarca. Disponível em:http://www.denmark-wi.org/ denmark/police.
ACADEMIA de Polícia Sueca. Disponível em:http://www.polisen.se / polishogskolan police sueca.
ACADEMIA de Polícia Suíça. Disponível em: http://www.academie-de-police.ch.
CONSEG INTEGRAÇÃO. Presidente Francisco Paixão. Entrevista com o Presidente: es-clarecimentos sobre o Conselho Comunitário de Segurança e Integração. Campinas, SP, 2008. Disponível em: htpp://www.consegintegração.vilabol.uol.com.Br/entrev. htm.
MATO GROSSO. Secretaria de Segurança Publica. Policiamento comunitário. Sejusp MT. Disponível em: http://www.segurança.mt.gov.br/pc.php?IDCategoria=19.
LUIZ, Ronilson de Souza. Educação Policial Militar: necessidades, práticas e a Matriz Curricular Nacional. Tese (Doutorado em 2008). São Paulo, PUC-SP, 2008.
ODIHR. Gabinete da OSCE para as Instituições Democráticas e Direitos Humanos. Fornece acesso as normas internacionais e específicas sobre Direitos Humanos. Disponível em : http://www.legislationline.org
SKOLNICK, Jerome H.; BAYLEY, David H., Policiamento comunitário: Questões e Práticas Através do Mundo. São Paulo: Edusp, 2006.
TORRES, Douglas Dias. Polícia comunitária e a prevenção e investigação criminal. S.i. Disponível em: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/536/Policia-Comunitaria-e-a-prevencao-e-investigacao-criminal.
UNODOC ? Brasil e Cone Sul. Parceria com Ministério da Justiça ? Secretaria Nacional de Segurança Pública. Treinamento para Profissionais em Segurança Pública. Disponível em:http://www.unodc.org/brazil/pt/project_d_32.html.
________________________________________
Avaliação
TABELA QUANTITATIVA PARA AVALIAÇÃO Valores
Estruturação da apresentação visual no PowerPoint 1,0
Estrutura (normas ABNT para material impresso) 1,0
Clareza do levantamento das problemáticas e ações preventivas 2,0
Pertinência e viabilidade das ações a serem implan-tadas 3,0
Atributo na apresentação no tempo estipulado 3,0
Total Dez

Obs. Após casa apresentação um debate será proposto para que o próprio grupo com a orientação e intervenção do professor possa em conjunto, considerar a viabilidade da implantação de cada projeto, atribuindo a nota final nos itens clareza e eficácia. ________________________________________
Conclusão
A proposta desta WEBQUEST é proporcionar aos alunos policiais conhecerem mais que teoricamente os elementos contextuais intrínsecos no policiamento comunitário, bem co-mo viabilizarem ações junto à comunidade oportunizando possíveis intervenções e tam-bém ações preventivas e corretivas.
A preparação do aluno policial com as questões envolvidas neste tipo de policiamento o conduzira a uma melhor qualificação e entendimento do objeto de estudo e das relações sociais existentes na comunidade.
Concluo que o modelo WebQuest para a temática apresentada, colaborara para o aluno policial ter uma visão real das muitas possibilidades que o policiamento comunitário suscita a cada comunidade; agregando valores e conhecimento, dos quais serão muito valiosos em momento oportuno.