O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

Leonor Vieira Leite Rodrigues1

 

 

RESUMO: O artigo discorre sobre a organização do trabalho docente na educação infantil, como deve ser planejado o modo de se trabalhar, como alcançar os objetivos desejados. Onde se constrói um modelo de profissional adequado para o ensino na sala de aula.

 

PALAVRAS-CHAVE: Organização, planejamento.

 

INTRODUÇÃO

 

É importante observar que na ultima década ocorreram mudanças significativas na educação infantil, antes o trabalho era direcionado somente para o cuidar, atualmente foi incluído o educar na modalidade.

O educador é responsável pela organização do trabalho docente na educação infantil, o educador deve compreender que o trabalho docente é uma atividade planejada conscientemente, para se atingir os objetivos.

Embora ocorra muitas mudanças em relação a formação do profissional da educação, não se garantiu o novo ponto de vista sobre o educador infantil, pois os mesmo ainda entendem o trabalho docente como se fosse meros cuidados.







O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

É crucial o educador entender que o planejamento não é uma ação neutra, desvinculada do seu compromisso. É necessário que os procedimentos no trabalho docente envolvam o saber do professor, sua competência técnica e profissional. Existem alguns aspectos básicos para o planejamento de uma aula, conforme afirma Fusari:

a) o conhecimento do aluno concreto; b) o conhecimento do conteúdo que ensina; c) o conhecimento de procedimentos coerentes com o conteúdo; d) o conhecimento de procedimentos de avaliação que avaliem os objetivos; e) o conhecimento do valor da interação professor-aluno como elemento facilitador da aprendizagem; f) o conhecimento da dimensão social do trabalho do professor na sala de aula.”2

Esses aspectos auxiliam na criação de um profissional adequado para trabalhar em sala de aula, podemos afirmar que o planejamento orienta os caminhos que o professor deve tomar.

O educador deve conhecer as características da criança, não lhe impondo assim os seus desejos, reconhecendo que a educação se efetiva pela expressão livre da criança, o professor deve organizar o ambiente com flexibilidade.

O educador deve ter sempre em mente que a escola deve priorizar a democratização dos conhecimentos construídos ao longo da humanidade, para se transmitir um saber universal, assim a escola pratica a construção de valores diariamente em sala de aula. O educador deve entender que os conteúdos vão além dos fatos, abrangem atitudes valores e normas. De acordo com o Ministério da educação e cultura os conteúdos compõe:

Conteúdos conceituais, que dizem respeito ao conhecimento de conceitos, fatos e princípios; conteúdos procedimentais, que se referem ao saber-fazer; e conteúdos atitudinais, que estão associados a valores, atitudes e normas.”3



É importante ressaltar que o objetivo está relacionado a um conteúdo curricular, portanto é por maio deste conteúdo que se atingem os objetivos programados pelo educador infantil.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

O que se pretende é que os alunos consigam aprender a organizar seus próprios conhecimentos, para poder enfrentar os problemas que surgirem, pois a aprendizagem tem a capacidade de reestruturar os esquemas mentais.







BIBLIOGRAFIA

 

BRASIL. Ministério da educação e cultura. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF, 1998.

 

FUSARI, J. C. O planejamento educacional e a pratica dos educadores. Revista da Ande, São Paulo, V. 8, 1984.

1 Graduada em Pedagogia na Universidade Norte do Paraná – Unopar/MT Cursando Pós-Graduação em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Diamantino/MT [email protected]



2 FUSARI, J. C. O planejamento educacional e a pratica dos educadores. Revista da Ande, São Paulo, V. 8, 1984.

3 BRASIL. Ministério da educação e cultura. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF, 1998.