O SURGIMENTO DA LÍNGUA ENTRE OS HOMENS

 

         OS GESTOS:

         Desde a idade da pedra o homem sentiu a necessidade de se comunicar com o seu semelhante, mas as dificuldades eram enormes que o processo se desenvolveu lentamente. E as necessidades cresciam ainda mais entre eles. Os mancebos queriam contar o que sentiam, o que queriam fazer, o que pensavam. Por outro lado a comunicação aproximava as pessoas e entre elas haveria ajuda mútua.

         Não se sabe ao certo qual surgiu primeiro: o gesto, a língua falada ou a escrita. Supõe-se que as primeiras comunicações surgiram entre os membros de uma mesma família. Como foi isso? Provavelmente os gestos vieram em primeiro lugar, pois a mão é o órgão do corpo que mais se movimenta. Seria uma breve comunicação: um aceno de mão, talvez. Deveria ser bastante rudimentar e não muito compreensivo, desenvolvendo-se lentamente, porém muito importante: o homem já poderia dizer como matou o mamute, como o carregou e como deveria ser repartido entre a família.      

         Na pré-história isto deveria ser muito importante, pois o homem poderia transmitir superficialmente suas idéias.

        

         A FALA:

         Supõe-se que a fala tenha surgido em segundo lugar. Acredita-se que os órgãos que hoje produzem a voz, não estavam ainda bem desenvolvidos e que levaram anos e anos para se aperfeiçoarem. Com isto a voz foi-se desenvolvendo lentamente.

         O que iria transmitir o homem que não tinha um único código lingüístico? É só imaginar um mundo na ânsia em tentar falar. Nesta tentativa ele é capaz de soltar alguns sons guturais.

         Após longo tempo o homem foi criando palavras, frases, transmitindo verbalmente suas primeiras impressões. Assim surgiu a língua. O mais provável é que tenha surgido uma só e com as inúmeras emigrações e desavenças do homem. Ela foi sendo modificada,dando origem às outras línguas.

 

         A LÍNGUA ESCRITA:

         Provavelmente apareceu a escrita em terceiro plano. Isto porque, mais uma vez, o homem dispunha da mão e poderia movimentá-la à vontade. Com qualquer material pode-se rabiscar uma parede. E foi com um material qualquer que ele começou a riscar as paredes das grutas onde morava. Eram desenhos simples, representando quase sempre a luta do homem com os animais, sempre lutando para sobreviver.

         Os historiadores afirmam que a escrita surgiu por volta de 4000 A.C. Na verdade já era uma língua com um certo desenvolvimento, pois na pré-história, fase da pedra-lascada, os trogloditas já faziam desenhos nas cavernas. Eles, provavelmente, não faziam isto à toa, mas querendo transmitir alguma coisa.

         Há cavernas espalhadas por todo este mundo e em grande parte há desenhos pré-históricos. Na China antiga, no Egito, em várias regiões da Europa e Ásia, América central e em outros cantos, encontramos vestígios dessa natureza.

         Aos poucos os homens foram conectando os desenhos e figuras e construíram um código pelo qual se comunicavam. Vários povos construíram códigos próprios tais como os gregos, os fenícios, os egípcios, os maias, e muitos outros.

         Das paredes das cavernas os homens começaram a escrever em pergaminhos em couro de carneiro, mais tarde usaram uma planta chamada papiro. Os livros eram escritos em forma de rolos. A partir de 400 a C. o livro assumiu a forma que temos até agora. Em 1456 Hans Gutemberg inventou a imprensa. Daí para cá a língua escrita foi divulgada rapidamente.