INTRODUÇÃO
Esse artigo (o significado do desenvolvimento das habilidades de liderança na vida profissional) tem como objetivo passar ao leitor uma visão do grupo referente ao assunto.
Primeiramente é definida a liderança, informando o principal papel do líder nas organizações, em seguida é falado das habilidades de liderança utilizadas em algumas situações em que o líder deve estar atento para obter sucesso em sua liderança. Em estilo e perfil de liderar é apresentado três visões de liderança com base em na concepção do grupo. Por fim, é apresentado uma conclusão sobre o assunto e o impacto na vida profissional.

DEFININDO LIDERANÇA
O exercício de comando na empresa é realizado através de análises dos aspectos que ocorrem em quem ostenta e exerce a liderança, ficando com a responsabilidade de comando a quem identificamos de chefes, gerentes, diretores, ou simplesmente líder, segundo Abraham Zaleznik, "a liderança efetiva supõe poder antes de tudo, o que constitui uma chave da análise". (ZALEZNIK 1976)
Em pequenas empresas quem detêm o poder, é o empresário quem determina o que, como e quando um serviço deve ser feito. Nas grandes empresas fica a cargo dos acionistas, diretores e gerentes. Eles em reuniões decidem de acordo com o grau de participação que cada um e sua equipe terão para realização de determinado projeto.
Definimos liderança como (A) provoque (B) a fazer alguma coisa que será interessante à (A), ou quando (B) convence (A) a fazer algo que (A) deseja, pois será bom para (B), sendo assim, o líder é aquela pessoa que dirige um grupo à consecução dos seus objetivos, coordenando-os e impulsionando-os de forma conveniente e respeitando certa autonomia, ou seja, respeita o individuo como ele é dando-lhes todas as condições de infra-estrutura e subsídios a fim de chegar a um objetivo comum. Pode-se justificar a liderança como sendo a pessoa mais forte ou mais inteligente, mas isso não é tudo, a natureza da liderança consiste em que, uma pessoa, consiga impulsionar as demais a realizarem suas tarefas da melhor forma possível e motivadas, a fim de atingirem suas metas e consecutivamente as metas determinadas pela empresa.

HABILIDADES DE LIDERANÇA
Para um líder já não basta mais ele ter características de líder, mas sim as habilidades requeridas para uma boa liderança, entre elas a habilidade técnica que se refere ao conhecimento da área, processo ou técnica para se produzir determinado produto ou realizar determinado trabalho. Outra habilidade é a humana, centrado no trabalho em equipe, ou seja, várias pessoas envolvidas em diferentes partes do processo, mas com o mesmo objetivo. Por fim a habilidade conceitual visando o que pode ser melhorado para ganhar tempo na fabricação ou desenvolvimento de qualquer produto ou realização de um trabalho, visando a minimização dos custos.
A inaptidão do líder provoca um mal estar em todos os integrantes do grupo, constrói aspereza, cria inimizades, desmotivação acumula e hostilidade. O líder sabendo conduzir uma situação emocional consegue restabelecer rapidamente entendimento e confiança, sabendo ouvir e ser capaz de persuadir as aptidões emocionais que marcam a diferença crucial entre os líderes medíocres e os melhores, ou seja, para um bom desempenho em todos os trabalhos e em todas as especialidades a atitude emocional é mais importante que as atitudes racionais.
O papel do líder visto antigamente, era uma pessoa ou um sistema que deveria ser o melhor em tudo, saber de tudo, concentrar as responsabilidades para si, o poder de decisão se concentrava nele, não deixava as informações disponíveis com receio de que alguém pudesse resolver determinada situação sem a presença dele, muitas vezes se comportava como um ditador dando ordens, sem pensar nas conseqüências que isso poderia causar a empresa ou a pessoa a qual delegou essa ordem, quando obtinha sucesso lançava a frase "Eu acertei", porém quando não obtinha êxito, se defendia com argumentos do tipo, "o subordinado não entendeu corretamente o que deveria ter feito", ou "o grupo está fazendo corpo mole e atrapalhando o desenvolvimento do projeto", com isso tirava a responsabilidade que lhe cabia e que fazia tanta questão em mantê-la atribuindo o fracasso nas pessoas que de certa forma faziam o melhor de si para atingir os objetivos determinados por ele, criando um ambiente estressante e improdutivo para o trabalho.
Hoje a visão de liderança é bem evoluída, ao líder cabe delegar funções e caçar talentos dentro e fora da empresa. Dentro da empresa, identificar as habilidades e pontos fracos dos colaboradores, criando alternativas para capacitar essas pessoas e proporcionar toda a infra-estrutura para que cresçam juntamente com a empresa, delegar os trabalhos de acordo com a habilidade de cada um e o trabalho certo para a pessoa certa. Uma vez que o líder consiga identificar os pontos fortes de cada um de seu grupo, delegando funções de acordo com o que cada um domine e possa desenvolver atividades da melhor forma possível e com um curto espaço de tempo, cabe a liderança saber dosar as atribuições, e nesse caso, inserir responsabilidades gradativamente entre os subordinados, afim de todos serem capazes de trabalhar e desempenhar os mesmos papeis dentro da organização.
Fora da empresa cabe ao líder buscar profissionais que tragam idéias e conceitos novos para a empresa, ajudando e motivando os atuais colaboradores que já se encontram inseridos na organização. É função do líder mesclar os conhecimentos, colocando os colaboradores mais antigos junto com os iniciantes, isso produzirá uma troca de experiências entre o mais experiente e o menos experiente. Também é função do líder estipular metas para que os colaboradores tenham algo á buscar, isso pode ser em respeito à empresa ou pessoal. Em relação à empresa isso será debatido e acordado com os demais lideres dos setores envolvidos, cuja finalidade em comum é atingir as metas definidas pela gerencia. Em relação ao seu departamento, estipular metas á nível de conhecimento para que os funcionários possam saber onde estão e o que lhes falta em conhecimentos para que assim possam reivindicar promoções, com isso em mãos, o colaborador tem uma ferramenta poderosa para solicitar treinamentos nas áreas específicas que lhes faltam conhecimentos, para que assim, possam atingir suas metas.

ESTILO E PERFIL PARA LIDERAR
O leitor já deve ter ouvido falar em diversos estilos e perfis de liderança, mas qual seria o melhor para se adotar? Acredita-se que, na realidade atual das organizações, a melhor opção não está em seguir um modelo, ou uma "receita de bolo" como o famoso ditado, mas sim, em ficar atento com as constantes transformações do comportamento das pessoas no mundo corporativo e social, para saber agir de uma forma eficaz, lidando com a diversidade, motivações, expectativas e exigências das pessoas.
Diante desse contexto, é colocado três estilos e perfis de liderança, baseado na concepção de cada integrante do grupo. Sendo esses:
1º - Na organização, o líder deve estar sempre atento aos acontecimentos, não só do cotidiano das tarefas de seus colaboradores, mas também da sua vida pessoal, claro que em uma empresa com centenas de funcionários isso se torna impossível, mas cabe ao líder que é a pessoa mais próxima, agir de maneira a estar por dentro dos problemas e da evolução de cada um, fazendo com que os colaboradores se sintam motivados, para executar suas tarefas e buscar objetivos maiores. A motivação é talvez o maior desafio de um líder na organização.
2º - O estilo e perfil de liderar em muitos casos estão presentes na simplicidade de ser você mesmo, ou seja, casar essa simplicidade com o comprometimento, valores, amizade, troca de experiências, ambiente de trabalho e principalmente respeito com as pessoas, pois dizia aquele provérbio chinês "Se você quer um ano de prosperidade, cultive grãos. Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores. Se você quer cem anos de prosperidade, cultive pessoas". Lembre-se o grande desafio de liderar está em conduzir o grupo/equipe a trabalhar em pró de um objetivo comum obtendo sucesso e satisfação em que se faz.
3º - Dentro das organizações que trabalhamos e desenvolvemos algumas dessas habilidades de liderança, buscando ouvir e entender o que cada colaborador está sentindo, quais suas opiniões ou sugestões de como desenvolver determinada tarefa a fim executar eficazmente o processo. Buscar talentos nos colaboradores, tentando delegar a tarefa certa para a pessoa certa, e assim conseguir unir o útil ao agradável, mas também procurar colocar mais pessoas envolvidas no mesmo processo para que todos tenham a mesma parcela de responsabilidade e comprometimento para execução e sucesso da tarefa.

CONCLUSÃO
As diferentes formas de agir e as diferenças entre as pessoas, não importando a sua posição nas organizações, podem trazer o sucesso como podem trazer conflitos. Concluí-se que o papel do líder vai muito alem da própria organização e de sua função de "comando" dentro da empresa, o bom líder trabalha em grupo observando o comprometimento de cada membro, ele escuta novas idéias, adquire novos conhecimentos e com base nisso busca tirar o máximo de aproveitamento de seu grupo para trabalhar por um objetivo que satisfaça a organização, a equipe e a si mesmo.

REFERÊNCIAS

SOUZA, Gilverto S. O que faz um líder: genética, natureza ou experiência? Disponível em: http://www.capacitacaoemlideranca.com.br/artigos_sobre_lideranca_o_que_faz_um_lider.asp. Acesso em 31 abr. 2009.

SOUSA, José Lourenço de. Liderança na Organização que Aprende (Parte 1). Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/lideranca_na_organizacao_que_aprende_1_parte/10765/. Acesso em: 11 abr. 2009.

SOUSA, José Lourenço de. Liderança na Organização que Aprende (Parte 2). Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/lideranca_na_organizacao_que_aprende_2_parte/10810/. Acesso em: 11 abr. 2009.