A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, assim é um direito de toda criança e um dever do Estado, este direito está amparado pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e RCNEI (Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil), tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Nesse sentido, a Educação Infantil deve ser um espaço de troca de vivência de novas experiências em busca de uma aprendizagem significativa, carregada de interesse e curiosidade em conhecer e aprender. O educador, neste processo, estará ensinando e aprendendo paralelamente e a criança construindo o seu conhecimento.
Essa etapa visa o atendimento às crianças de 0 a 5 anos de idade é e vista como a base necessária para o início da vida educativa dessas, tendo por obrigação ser bem estruturada, uma vez que, permanecerão neste local durante seus primeiros cinco anos de vida, pois toda criança tem direito a uma educação de qualidade.
Entretanto essa primeira etapa da educação tornou-se séria e comprometida com amplo desenvolvimento educacional de todas as crianças que passam pela educação infantil ampliando seus conceitos como etapa formadora de aspectos sociais, afetivos e cognitivos, tendo como referência principal o profissional que atua nessa área como uma pessoa apta e responsável pelo pleno desenvolvimento do educando.
Nos últimos anos a educação infantil teve um significativo avanço. A LDB e os RCNEI?S vieram para garantir e buscar soluções educativas para a superação e visão da tradição assistencialista das creches, e da marca da antecipação da escolaridade das pré-escolas, sendo assim, o RCNEI foi criado de maneira a servir como um guia de reflexão de caráter educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
De acordo com a LDB (2006, p.94) diz:
Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
O professorado ao elaborar o seu planejamento e suas avaliações de prática educativa, precisa e deve considerar a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças brasileiras, favorecendo então para a construção de propostas educativas que respondam às diversas demandas das crianças e seus respectivos familiares nas mais diferentes regiões do país.
A LDB reafirma, no art.9º, IV, que: "A União incumbir-se-á de (...) estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil (...) que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum".
Portanto ao definir uma proposta pedagógica deve levar em consideração a importância dos aspectos sociemocionais no processo ensino aprendizagem e a criação de um ambiente que promova interação com riquíssimas situações nos quais suscitam a atividade infantil, que envolva a descoberta, o envolvimento em brincadeiras, descobrimentos e explorações com outras crianças. Assim deve priorizar o desenvolvimento da imaginação e raciocínio da criança, da linguagem no qual seja instrumento básico para apropriação de conhecimentos elaborados em seu convívio social, buscando explicações acerca do que ocorre à sua volta e consigo mesma.
Essas necessidades básicas devem ser como legítimas no qual a criança deve receber cuidados de saúde e higiene, e, além disso, ela deve participar de uma programação adequada de atividades. É no clima de segurança e de liberdade, que a criança pode internalizar regras de comportamento incluindo as inúmeras formas de organização das atividades propostas.
Nos últimos anos houve grandes mudanças no que diz respeito teórico e prática da educação infantil que contribuiu para o processo ensino aprendizagem, levando-se em conta as especificidades dessa primeira etapa da educação.]
Nessa perspectiva, a instituição de educação infantil deve oportunizar a todas as crianças, condições para as aprendizagens, pois grande parte das aprendizagens ocorrem nas brincadeiras e também daquelas com situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos. Dessa forma, percebe-se que todos esses conhecimentos adquiridos por essas crianças são de natureza diversa, na qual precisa ocorrer de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil.
De acordo com o RCNEI (1998, p.23) diz que:
Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Entretanto, a educação como um processo contínuo e permanente, ela promove e auxilia o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento nos aspectos corporais, emocionais, afetivos, éticos e estéticos, com o objetivo de contribuir na formação de crianças saudáveis e felizes.
Além da ação de cuidar, é necessário que o professor como facilitador da aprendizagem desenvolva atitudes e procedimentos auxiliando a criança a identificar suas necessidades, confiando em suas capacidades. Dessa forma, o educador precisa se interessar sobre o que a criança sente, sobre os seus conhecimentos e sobre o mundo, objetivando a ampliação de seus conhecimentos e habilidades, para que torne independente e autônoma.
Outra capacidade que a criança precisa desenvolver é a capacidade de criar, por isso as instituições de educação infantil precisam estimular esta capacidade para que a criança troque e compartilhe experiências umas com as outras, nas quais são experiências muito significativas que na maioria das vezes são voltadas para as brincadeiras que consequentemente reflete na aprendizagem. Para isso a criança precisa de espaço e oportunidades para desenvolver sua ação criadora.
Segundo o RCNEI (1998, p.27) volume 1
A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vinculo essencial com aquilo que é o "não-brincar". Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica . Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se.
Com as mudanças ocorridas tanto teórico, quanto prática na educação infantil, hoje, as instituições podem atuar como transmissoras de conhecimentos organizados pelo conjunto de relações sociais presentes em diversos momentos históricos.
Entretanto, essa realidade deve ser feita na vivência do dia-a-dia com parceiros significativos, uma vez que na maneira de expressar sentimentos em diversas situações particulares. Como por exemplo, de recordar, interpretar uma história, de compreender um determinado fenômeno da natureza, que à criança vivenciará novas maneiras de "ler" o mundo e a si mesma.
A educação infantil precisa e deve ter um enfoque para a aprendizagem, dessa forma os profissionais deve se pautar para uma educação para a cidadania e para o convívio com as diferenças, pois bem como sabemos uma boa educação começa na base. Hoje o que deve ser preconizado no trabalho na educação infantil é um trabalho de formação para a cidadania. Preparar sujeitos capazes de conhecer e aprender, de respeitar e ser respeitado, com direitos e deveres, enriquecendo sempre com a troca de experiências com outros indivíduos.
A Construção do Conhecimento em crianças da Educação Infantil devem levar em consideração os interesses e necessidades das crianças. O professor ao realizar seu planejamento precisa ficar atento ao conjunto de atividades que será desenvolvido, uma vez que essas atividades terão como objetivo serem desenvolvidas de maneira interdisciplinar levando em consideração todas as áreas de conhecimentos da Educação Infantil: Música, Linguagem Oral e Escrita, Artes visuais, Matemática e Natureza e sociedade e em consonância ao princípio da Educação Infantil que diz respeito à construção da identidade e a conquista de autonomia.
Devemos considerar o desenvolvimento da criança o tempo, o espaço, a comunicação, as práticas culturais, a imaginação e a fantasia, a curiosidade e a expressão.
Portanto, para a construção do conhecimento em crianças da educação infantil é necessário construir uma ação pedagógica que contemple este processo dialético de formação humana envolvendo adultos e crianças é, sem dúvida, um dos grandes desafios que enfrentamos na educação infantil em todo o mundo. Mas é importante lembrar que nosso único desafio não é a escolarização. É também com a vida do dia-a-dia nos vários espaços que a criança ocupa, pois é no conjunto destes espaços que se realizará a herança da espécie. A criança se apropria da cultura e dos conhecimentos para dar continuidade ao percurso histórico que o ser humano realiza há muitos milênios.