A proposta de criação de um curso de desenho instrucional fixo para ambientes online é uma proposta de curso livre, onde o aluno estuda em seu tempo e ritmo, segundo os princípios da Fábrica de Conteúdos, que nada mais é do que a construção didática de um curso e é essencial o seu planejamento, onde programas de capacitação e materiais didáticos em contextos de aprendizagem realizados por meio desenvolvimento de projetos e-Learning são fundamentais.

A metodologia da Fábrica de Conteúdos prevê as fases que devem ser planejada por um Designer instrucional que se seguem: Planejamento; Roteirização; Desenvolvimento, Produção; Testes, Implantação e Encerramento. A cada etapa é prevista uma validação. Esta metodologia surgiu da iniciativa de se adotar um conjunto de procedimentos operacionais e organizacionais para a garantia de excelência em soluções de e-learning.

Na metodologia onde o DI faz o planejamento, não existe diferença entre os cursos a distancia e e-learning, pois os dois são promovidos pela web.

Já que a educação a distancia (EaD) é um ensino onde o aluno não esteja estudando uma determinada matéria presencial, ele estuda via web com apoio de um tutor em data e horário marcados, sendo que, alguns cursos oferece apostilas para leitura em qualquer horário.

O e-learning por sua vez, dificilmente existe um professor / tutor, ele já é planejado e desenvolvido de forma que o aluno tenha toda explicação possível via web, o curso é construído e alocado em uma plataforma de ensino que facilita de forma notável a aprendizagem.