Vivendo, nos deparamos com muitas situações difíceis, sobre a qual, muitas vezes, não sabemos o quê fazer. Diante delas, sentimos medos, raivas, tristezas, por isso elas nos são difíceis. A dificuldade está em experenciar estes sentimentos. Entretanto, tais sentimentos decorrem muito mais da forma como encaramos as situações da vida do que aquilo que existe nas situações. Por exemplo, para um faquir, sentir fome é a celebração alegre de sua capacidade de superação das limitações naturais; para quase todas as outras pessoas, sentir fome é motivo de grande tristeza.

Ser religioso é ser como um faquir. Com a religião, adquirimos a capacidade de interpretar os acontecimentos da vida de modo positivo e, portanto, com melhores sentimentos. Tanto mais felizes somos quanto mais aprofundados estamos na religião. Portanto quando não sabemos o que fazer, sejamos religiosos.

Neste sentido, o que nos ensina o catolicismo sobre as dores da vida, como interpretar e lidar com os acontecimentos aparentemente ruins?

Os ensinamentos da Igreja, sobre este assunto, são variados:

a) O mais simples é: abra mão da sua vontade de controlar, sua autosuficiência e entrega para Deus. Deixa-O fazer o que quiser, descanse em Deus.

b) Outro, é que Deus quer nosso bem; mesmo que algo pareça mal, há um bem intrínseco e, portanto, deve-se ter fé na bondade divina e encontrar o bem ainda oculto.

c) Deus é todo poderoso e, desejando Ele mudar a situação, mudará. Cabe-nos pedir e aceitar o que vier, pois não sabemos exatamente o que é o bem, mas Ele sabe e só agirá conforme o bem, mesmo que nos pareça um mal.

d) Agradecer. Agradecimento é um poder misterioso, nos faz abrir os olhos para ver o que há de bom em cada situação. Resta-nos permanecer neste entendimento.

Há muitos outros ensinamentos...Que nos são dados pela Igreja, a Bíblia, os Santos, os sábios...Basta procurar, aprender e evoluir.