Será que as comemorações da páscoa nos dias de hoje relembram a páscoa original? Hoje em dia celebra-se a páscoa ao redor do mundo oferecendo-se presentes e, sobretudo muitos ovos de chocolate. Diga-se de passagem, para alguns é uma ótima oportunidade para uma renda extra. Mas enfim, qual é o verdadeiro sentido da páscoa?

A páscoa era tipicamente uma festa judaica. A primeira menção da Páscoa, como uma comemoração está registrada na Bíblia, especificamente no Livro de Êxodo. Assim lemos alguns versos: “E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.” (Exodo 12.6-11)

Na páscoa judaica como vimos, o seu elemento principal é o cordeiro sacrificado. Obviamente Deus ensinou aos israelitas sobre a necessidade de serem redimidos através do sangue sacrificial daquele animal. Na essência Deus queria comunicar à humanidade que todos nós estamos sujeitos à morte e precisamos de redenção. Aquele cordeiro pascal apontava para o futuro, na pessoa de Jesus Cristo, o qual veio como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, conforme Evangelho de João (Jo 1.29) Pedro, apóstolo de Cristo compreendeu muito bem esta simbologia e passou a ensinar isto aos novos convertidos.

Pedro se expressou assim sobre Jesus: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado. (1 Pedro 1.18-19) Que simbologia perfeita o cordeiro pascal representava. A páscoa é então uma grande oportunidade de sermos gratos a Deus pela grande salvação encontrada através do sacrifício do Filho de Deus em favor da humanidade. Feliz páscoa para todos.