Atualmente os jovens  sentem dificuldades em participar ativamente do processo ensino-aprendizagem em face do nível de trabalho proposto por alguns educadores que não apresentam uma metodologia motivadora e instigativa  na educação. É notório um saudosismo com o trabalho que era realizado no século  XX  e boa parte dos educadores  não conseguem acompanhar as mudanças surgidas na sociedade contemporânea. É frequente, o resquício de uma educação elitista em que os melhores alunos   são percebidos e  destacados em sala de aula.

Faz-se necessário implementar uma didática de trabalho condizente com os anseios dos jovens, favorecendo a troca de conhecimentos, a análise da sociedade e do mundo globalizado em  mudança, o desenvolvimento do senso crítico com estudos e pesquisas aprofundadas em torno de um conteúdo que esteja sendo explorado no contexto escolar, bem como, permitir que o aluno seja o construtor do seu conhecimento através da ação dialógica e investigativa.

O educador Rubem Alves, expressa com muita propriedade em uma de suas entrevistas:  - as respostas os alunos encontram  nos livros, na internet;  o professor precisa provocar o aluno na busca incessante do conhecimento.

É preciso estimular o educando a criar o gosto pelo estudo, fazendo com que ele seja o protagonista da ação educativa.

O trabalho pedagógico numa escola flui, quando os envolvidos sentem prazer pelo o que fazem e encantam os que dele participam. É preciso envolver os jovens nas atividades educativas; como atores e construtores do processo, valorizando a cultura e o conhecimento anteriormente adquiridos.

Os projetos interdisciplinares oportunizam variadas competências e habilidades dos alunos nas diversas áreas do conhecimento; proporciona melhor interação  do grupo, desenvolve a criatividade, a sensibilidade, o compromisso e a dedicação nos trabalhos propostos, tendo como foco, a melhoria da aprendizagem e a mudança de postura frente às diversidades socioculturais.

Os jovens são os protagonistas do processo educativo e suas ações são importantes para a quebra de paradigmas, mudança de comportamento e respeito às pluralidades culturais.

A educação é um processo constante de aprendizagem que jamais se esgotará. A mesma é dinâmica  e acompanha a evolução da sociedade.

O saber é uma busca necessária diante das necessidades humanas.