É preciso sonhar para exercer a pedagogia. Acordar para transformar o mundo em um lugar melhor, onde as diferenças sejam extintas por meio da educação. Fazer da escola um ambiente que conduza e conscientiza o indivíduo da importância desta causa.

Como educador é preciso se encontrar dentro da pedagogia, deixar apaixonar se por disposição natural de espirito. Para despertar no educando autonomia, criticidade, a capacidade de organizar se perante a sociedade de forma participante e ativa, tornando se inócuo a natureza promovendo a sustentabilidade.

Essa tarefa torna se complexa à medida em que os professores são desvalorizados perante a baixa remuneração, escolas sucateadas e violentas, a falta de políticas públicas engajadas acabam por implicar num excesso de fadiga mental e física, desmotivação, além de problemas psicológicos. Fatores que contribuem para a desordem existente no sistema educacional.

Mas este é o tempo de repensar sobre a docência e enxerga lá como a solução do caos escolar, enquanto educador é necessário ter a incumbência de desenvolver plenamente os educandos. Propagando a capacidade de reverter infortúnios, propiciando a confiança de um futuro melhor em que finalmente a educação seja de fato prioridade do Estado.