Introdução 

 Este artigo é reflexivo na realidade da educação moçambicana e africana no geral e foi escrito para os profissionais, pais e todos que tenham interesse em participar nos debates sobre a qualidade de ensino e em saber as razões das dificuldades de leitura verificadas nos alunos do ensino primário.

Trata-se de um artigo que apresenta duma maneira simples os procedimentos d ensino da leitura, no que toque os métodos. Ao mesmo tempo, aborda questões de avaliação da leitura e o papel do professor no acompanhamento dos seus alunos no ensino primário.

  Uma das questões que o artigo aborda é a de perceber porque a maioria dos alunos que conclui a 5ª classe em Moçambique não sabe ler textos simples. O artigo faz o juízo de valor entre os fazedores do currículo e os implementadores dos programas. Por exemplo, se todos concordamos que ser usuário de uma língua, é saber fazer uso dos diferentes materiais escritos, se orientar e informar, saber falar, ler e escrever textos nas mais variadas situações sociais do mundo letrado, então, estarão estes alunos enquadrados nestas linhas?

Portanto, convido a todos os interessados para analisarem e reflectirem até que ponto o ensino em Moçambique forma o homem do amanhã capaz de intervir activamente no processo de desenvolvimento. É lamentável que os alunos da 5ª classe não saibam ler textos simples, fazer operações matemáticas simples. Estes problemas também se registam nas classes subsequentes. Para onde vai a nossa educação?