O Processo de Leitura e escrita no primeiro ciclo do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de Marabá-PA.                                                                                                                              Raimunda Sousa da Silva 

Resumo 

               O presente trabalho pretende analisar a eficácia da metodologia Ferreiriana no contexto escolar. Onde podemos conhecer, identificar e interpretar os caminhos percorridos em busca  da compreensão e da prática da leitura e da escrita no ensino fundamental do 1º ciclo.

              A proposta pedagógica parte do princípio, que a construção de uma educação básica, seja voltada para a cidadania, em que não se propõe apenas garantindo a oferta de vagas, mas levar um ensino com a qualidade na práxis, e minimizar o fracasso escolar, através de formação continuada. Em vista de tal problemática vivenciada nas escolas Municipais de Marabá, estão sendo superada com muito desempenho dos professores, para melhorar a qualidade do ensino. A função desse trabalho é de compreender as concepções educacionais sobre o processo da leitura e da escrita, e assim procuramos subsídios através de alguns teóricos. Para entender o processo de aquisição da leitura e escrita do ponto de vista dos alunos, os estudos foram embasados  através da pesquisadora Emilia Ferreiro  e Ana Teberosk..

         Percebe-se que há muito que ser realizado no ensino da alfabetização, principalmente no que tange ao ensino envolvendo a práxis problematizadora do educando, ou melhor, resgate de valores que priorize sua auto estima em sala, bem como usar metodologias diversificadas e inovadoras.

Palavras-chaves : alfabetização, Psicolinguística, Construtivista.