RESUMO

O presente estudo teve por finalidade fornecer informações que possam ajudar a orientar uma forma mais adequada de avaliar a aprendizagem de matemática. Logo, apresenta como objetivo geral discutir as melhores formas de avaliar o ensinoaprendizagem em matemática. E como objetivos específicos identificar as funções de avaliação existente; pesquisar sobre as melhores formas de avaliar; compreender o processo de ensino aprendizagem através da avaliação. Para a realização deste trabalho realizou-se um estudo bibliográfico, com base em alguns autores como LIBÂNEO (1994-2004), SOUZA (1998), LUCKESI (2010) entre outros que foram relevantes para o desenvolvimento. Interpretamos experiências vividas no ambiente escolar com os discentes e percebemos que a avaliação nas escolas ainda é trabalha pelos professores de forma muito tradicionalista, avaliando quantitativamente por meio de provas, deste modo é preciso mudar essa concepção que se tem sobre a avaliação, utilizando-a como método de estímulo e incentivo ao estudo. Contudo, a avaliação deve ser vista como um instrumento mediador do conhecimento favorecendo a aprendizagem matemática do aluno

1. INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação

Neste estudo apresenta-se como tema o processo avaliativo em matemática, tendo em vista que a avaliação deve está presente no trabalho docente, pois auxilia durante o processo ensino aprendizagem do aluno. Através da avaliação o educador avalia o nível de desenvolvimento do aluno, Por isso é preciso que ele avalie constantemente suas práticas avaliativas, para diagnosticar possíveis dificuldades apresentadas pelos seus alunos. Assim, é importante ressaltar que quando se identifica tais dificuldades, a avaliação pode ser utilizada como ferramenta para melhorar a qualidade do ensino. É importante notar que muitas vezes a avaliação é vista apenas como uma forma de controlar o desempenho do aluno através da nota no final de cada bimestre e o professor no final do ano letivo aprovar ou reprovar o aluno. Portanto, avaliação deve ser um momento de aprendizagem que facilite a construção do conhecimento em sala de aula.


1.2 Problema

A avaliação da aprendizagem tem por objetivo auxiliar o educando no seu desenvolvimento e assimilação dos conteúdos, apresentando-se como um meio constante de fornecer suporte ao educando no seu processo de assimilação dos conteúdos.
Tendo em vista que os conhecimentos prévios do alunado são pontos para buscar novos aprendizados significativos, tem-se como questionamento quais instrumentos devem usar para avaliar os reais resultados de aprendizagem no processo avaliativo em matemática nos dias atuais? A avaliação é um processo fundamental, por isso, o professor deve saber como utilizar durante o trabalho com o aluno. Todavia, é importante ressaltar que muitos professores ainda utilizam métodos tradicionais de avaliações do nível de desenvolvimento de seu aluno apenas através da avaliação quantitativa (escrita), sendo assim, é um processo que deve avaliar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.


1.3 Justificativa

O presente estudo tem por finalidade fornecer informações que possam ajudar a orientar uma forma mais adequada de avaliar a aprendizagem dos alunos através da disciplina de matemática. Levando em consideração esse fato, é visto a importância de um estudo mais aprofundado, fazendo alguns questionamentos a certa dos instrumentos que devem ser usados para avaliar os reais resultados da aprendizagem no processo avaliativo em matemática nos dias atuais.
Desse modo, a avaliação não deve limitar-se somente a atribuição de notas aos alunos, mas como um instrumento de coleta de informações sobre o aproveitamento do conteúdo. Para isso, o educador deve utilizar a avaliação para examinar se está atingindo seus objetivos nos resultados do ensino e da aprendizagem para analisar e avaliar o trabalho desenvolvido.


1.4 Objetivos
1.4.1Objetivo geral

 Discutir as melhores formas de avaliar o ensino-aprendizagem em matemática.
1.4.2Objetivos Específicos
? Identificar as funções de avaliação existente;
? Investigar sobre as melhores formas de avaliar;
? Discutir o processo de ensino aprendizagem através da avaliação.


2. METODOLOGIA

Este trabalho realizou-se através de estudo bibliográfico, constituído principalmente de: livros, artigos científicos, monografias, dissertações, teses, internet, experiências próprias, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o assunto da pesquisa. Com base em alguns autores como LIBÂNEO (1994-2004), SOUZA (1998), LUCKESI (2010) entre outros que foram relevantes para o desenvolvimento, foi possível realizar interpretação de experiências vividas no ambiente escolar com os discentes.


3. BREVE HISTÓRICO SOBRE O PROCESSO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM BRASILEIRA

Sempre que se pensa em avaliação, faz-se logo uma relação entre aprovação e reprovação, que historicamente vem se perpetuando como prática avaliativa.
Porém, é necessário refletir sobre seu panorama e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem do aluno e nos métodos aplicados pelos dos docentes.
Pensar sobre o processo de avaliação da aprendizagem, requer conhecer o conceito de avaliação, bem como suas peculiaridades pertinentes. Partindo desse pressuposto Sant'Anna define avaliação como:
:
Um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou prático. (SANT'ANNA, 1998, p. 29-30).
Dessa forma, percebe-se que avaliar é um processo de coleta e análise de dados que auxilia o professor na verificação da assimilação dos conteúdos por parte dos alunos e ao mesmo tempo, se sua didática foi a mais adequada para surtir o resultado proposto, e assim averiguar se houve construção do conhecimento.
Avaliação na concepção de Demo (1999, p. 1), é:
[...] avaliar é também planejar, estabelecer objetivos etc. Daí os critérios de avaliação, que condicionam seus resultados estejam sempre subordinados a finalidades e objetivos previamente estabelecidos para qualquer prática, seja ela educativa, social, política ou outra.
Diante dessa colocação, evidencia-se que a avaliar é planejar e atingir objetivos. Levando em consideração a articulação do processo educativo, social e político. Para Ralph W. Tyler, (1969, apud SOUSA, 2010, p. 30) O processo de avaliação consiste essencialmente em determinar se os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino. No entanto, como os objetivos educacionais são essencialmente mudanças em seres humanos - em outras palavras como os objetivos visados consistem em produzir certas modificações desejáveis nos padrões de comportamento do estudante. - a avaliação é o processo mediante o qual se determina o grau em que essas mudanças de comportamento estão realmente ocorrendo.
12 Nesse sentido, pode-se afirmar que avaliar não é apenas recorrer a notas ou conceitos para medir o conhecimento adquirido pelo aluno, é um conjunto de ações que tem como objetivo orientar a sua prática em sala de aula. Para isso, ela deve acontecer de forma contínua e sistemática, auxiliando-o acompanhamento de classe e criando condições para que verifique o acúmulo de conhecimentos de cada um dos alunos. Sendo assim, ela é um meio de conhecer o grau em que o aluno se aproxima da expectativa de aprendizagem do professor.
De acordo com Luckesi (1984, apud SOUSA, 2010, p. 68) "a avaliação não poderá se praticada sobre dados inventados pelo sujeito, sob pena de nada estar avaliando ou, pior ainda, estar enganando a si mesmo e aos outros." Nesse aspecto, a avaliação propõe a coleta de informações, tendo diversos e diferentes meios de verificação dos aspectos avaliados com base em dados reais.
Desde o início do século tem-se, de modo sistemático, a realização de estudos sobre a avaliação da aprendizagem, voltados particularmente para a mensuração de mudanças do comportamento humano. Contudo, com Robert Thorndike ganhou relevância os testes e medidas educacionais, movimento que prosperou nos Estados Unidos nas duas primeiras décadas deste século, resultando no desenvolvimento de testes padronizados para medir habilidades e aptidões dos alunos.
A Avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem.
Ela é também uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos. A avaliação tem sido assunto comum nos meios educacionais, mas cada um conceitua e interpreta esse termo com significados distintos.

[...]