Centro Universitário Campos de Andrade

Curitiba 11 de novembro de 2012 – Educação Física 3° período.

Vanderson Xavier Baptista

O Período da adolescência e seus fatores biocognitivos e psicossociais, o Muay-Tay como forma de ensino nas aulas de educação física.

RESUMO

         A luta teve inicio na pré história ainda muito primitiva, a raça humana tinha necessidade de desenvolver uma forma de combate para a sobrevivência, e já utilizavam as mãos e pernas para aplicar golpes. Assim veio evoluindo e aparecendo muitas outras formas de lutas, até chegar ao Muay-Thai. É uma luta de origem Tailandesa, país no qual é muito popular tornando se assim uma potencia mundial na modalidade. Semelhante a outros estilos indochineses de kickboxing e é conhecido mundialmente como a arte das oito armas (FPK/IFMA/2008), pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos, cotovelos, joelhos, pernas, e associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total poderosa.

OBJETIVO

Nessa pesquisa trataremos de enfocar um conhecimento da pratica de Muay-Thai pelos adolescentes, compreendendo quais fatores podem mudar a vida física, cognitiva e psicossocial nesta fase importante da vida. O Muay-Thai é uma luta originaria da Tailândia com mais de dois mil anos de existência, e foi criada como forma de defesa nas guerras e também cuidando da saúde. Esta luta já foi muito violenta no passado, era muito utilizado para entreter a realeza com a utilização de luvas com cordas trançadas, alcatrão e sacos de vidro, garantindo um espetáculo sangrento. Atualmente ela é muito diferente e distante do conceito do esporte violento como muitos acreditam que seja. O esporte vem ganhando cada vez mais praticantes adolescentes, incentivando o desenvolvendo não só corporal, mas mental e social. Com esse estudo vamos entender o que se passa na mente de um adolescente, referente a pratica de artes marciais, e se esta pratica a induz no seu comportamento perante a sociedade levando ou não a violência.  

CONCLUSÃO

Através desses estudos notemos que os adolescentes que praticam Muay-Tay, desenvolvem a sua parte física e mental de forma satisfatória, para o desenvolvimento de um cidadão saudável, de grandes capacidades de criar situações novas e resolver possíveis problemas na sua vida social., montando que aprender uma arte marcial deve ter respeito com o próximo conhecer os limites do seu corpo, e jamais usar a força e palavras como forma de violência.     

Palavras - chaves: Muay-tay, adolescência, desenvolvimento, violência, escola. 

ABSTRACT

         The fight began in prehistory still very primitive, the human race was need to develop a way of fighting for survival, and were using their hands and legs for scamming. Thus came evolving and appearing many other forms of struggle to get to Muay-Thai. It is a struggle of Thai origin, a country which is becoming very popular thus become a world power in the sport. Similar to other Indochinese styles of kickboxing and is known worldwide as the art of eight weapons (FPK/IFMA/2008), it is characterized by the combined use of two fists, elbows, knees, legs, and coupled with a strong physical preparation that becomes a powerful full-contact fighting.
       
OBJECTIVE


In this research we will try to focus on a knowledge of the practice of Muay-Thai by adolescents, understanding what factors can change the lives physical, cognitive and psychosocial important at this stage of life. The Muay-Thai is a fight originally from Thailand with more than two thousand years old, and was raised as a defense in wars and also taking care of health. This fight has been very violent in the past, it was often used to entertain royalty with the use of gloves with braided ropes, tar and bags of glass, ensuring a bloody spectacle. Currently it is very different and distant from the concept of violent sport as many believe it to be. The sport is gaining more and more practitioners teenagers, encouraging developing not only body, but mental and social. With this study we understand what goes on in the mind of a teenager, referring to the practice of martial arts, and if this practice induces in its behavior towards society taking or not violence.

CONCLUSION

Through these studies we note that adolescents who practice Muay-Tay, develop their physical and mental part satisfactorily, for the development of a healthy citizen, large capacities create new situations and solve possible problems in their social life., Riding to learn a martial art should respect our neighbor to know the limits of your body, and never use force and violence as a form of words.

Key - words: Muay-tay, adolescence, development, violence, school

 Introdução

O presente trabalho pesquisa intitulado o período de adolescência e seus fatores biocognitivo e psicossocial foi realizado pelos alunos do curso de educação física do Centro Universitário Campos de Andrade. Neste trabalho foram abordados vários temas relacionados ao desenvolvimento global dos adolescentes. A pesquisa foi vinculada a livros, artigos, revistas cientificas e outros. No que se refere à pesquisa de campo esta foi através de uma entrevista semi dirigida.

A atividade física auxilia no desenvolvimento do adolescente e na redução dos riscos de futuras doenças, alem de exercer importantes efeitos psicossociais. Ainda existem, porém, vários mitos a cerca da pratica de exercícios físicos na adolescência e inúmeras duvidas quanto a influência exata da mesma em fenômenos como o crescimento esquelético e a maturação biológica. Por outro lado, ao contrario do que se pode pensar, a atividade física nesta faixa etária não é isenta de riscos, sendo que estes envolvem desde lesões corporais até deficiências nutricionais.            

   Dados de identificação do entrevistado

Nome: Leonardo Dubinsk

Data de nascimento: 20/11/95

Local de nascimentos: Curitiba-PR

Profissão: Estudante

Ocupação: Muay-Thai, futebol, redes sociais.

Peso: 72

Altura: 1,80  

                 Relato da pesquisa de campo

  1. Para você o que é ser adolescente?

Resposta: Ser adolescente para mim é curtir a vida com os amigos, aproveitar para sair em festas, mas sempre pensando no futuro estudando e aprendendo, e buscando se descobrir.

  1. Cite três modificações corporais que aconteceram com você quando se tornou um adolescente.

Resposta: Mudanças de voz com o crescimento dos membros, a altura, e aparição de pelos no corpo.

  1. Você lembra qual foi o período na adolescência que você mais cresceu e engordou? Praticava algum esporte nesse período? Se sim qual e em qual freqüência?

Resposta: Quando eu tinha 12 anos eu estava acima do peso, e com 14 anos comecei a crescer e ficar magro. E praticava futebol todos os dias.

  1. Descreva e comente o nível de peso e estatura do seu corpo enquanto criança e agora adolescente.

Resposta: Quando criança eu era  baixo e gordo, mas agora na adolescência sou alto e magro, e com peso o ideal para a altura.

  1. Quando você percebeu que se tornou adolescente? E quando as pessoas perceberam que você se tornou um adolescente?

Resposta: Percebi quando meu corpo começou a crescer muito rápido e com a mudança de voz, já as pessoas pela mudança de voz.

  1. Como é atualmente a sua alimentação? E a relação desta com o exercício físico? Seus pais possuem características físicas semelhantes a sua?

Resposta: balanceada com uma fatia de pão e um copo de café pela manha, no almoço arroz, feijão, carne e salada, já na parte da tarde um lanche com bolacha ou frutas, e na janta frutas, legumes ou pão.

 7.  Desenvolvimento sexual masculino de acordo com o entrevistado.

 (1) Os testículos e o escroto aumentam de tamanho.

 (2) Tem inicio o estirão de crescimento adolescente; o pênis começa a ficar maior.

 (3) Começam a aparecer pêlos púbicos.

 (4) A voz se torna grave, á medida que a laringe cresce.

 (5) O pêlo começa, a aparecer sob os braços e o lábio superior.

 (6) Aumenta a produção espermática, e pode ocorrer a emissão noturna (ejaculação do sêmem durante o sono).

 (7) O estirão de crescimento atinge o pico; o pêlo púbico se torna pigmentado.

 (8) A próstata aumenta.

 (9) A produção do sêmem se torna suficiente para fertilidade; a taxa de crescimento diminui.

 (10) O vigor físico atinge o pico.

   8.  Compare a sua altura e peso com a altura e o peso de outros adolescentes de sua idade.

Resposta: sou mais auto que outros adolescentes de minha idade, e por isso mais pesado.

9.  Na sua opinião o que um adolescente jovem precisa ou necessita desenvolver fisicamente alem dos órgãos genitais, para ser pai ou mãe?

Resposta: Acho que o homem não precisa desenvolver mais nada do corpo para ser pai, já a menina as glândulas mamarias para a amamentação do bebe.

10.  De sua opinião acerca da sexualidade nos adolescentes atuais.

Resposta: Os jovens são atirados e não tem medo dos perigos não se protegendo e correndo riscos de pegar doença e até mesmo uma gravidez indesejada.

11.  Há quanto tempo você pratica Muay-Thai?

Resposta: Um ano e duas vezes por semana.     

12.  Qual o motivo pelo qual você teve a vontade de começar a praticar Muay-Thai? Com quantos anos? Teve alguma relação com a violência?

Resposta: Quando eu era pequeno com nove anos eu já gostava de boxe e outros tipos de lutas, e entrei só por esporte, nada envolvendo violência e sem motivos para bater em alguém ou se defender. 

13.  Quais mudanças você sentiu no seu corpo, quando entrou nas atividades de luta?

Resposta: Definição de músculos, ganho de massa muscular.

14.  Você mudou a sua alimentação depois que você começou a praticar Muay-Thai?

Resposta: Sim, evitando comer frituras, salgadinhos e tomar refrigerantes, passando a comer saladas frutas e legumes.

15.  Você pretende continuar a praticar esse esporte? Qual mudança social mudou em sua vida?

Resposta: Sim pretendo continuar a praticar Muay thai, e aprendi a respeitar as diferenças, e conheci muitos amigos.

 Muay-Thai

          Para falarmos do Muay-Thai devemos voltar a mais de dois mil anos atrás para as tribos de Ao Lai que migraram do sul da china para as planícies centrais do Sião hoje conhecido como Tailândia, é difícil comprovar conclusivamente quando e onde a arte se originou, por que todos os documentos da historia tailandesa foram destruídos no período de Ayuddhaya quando Burma invadiu e saqueou a capital. A historia do Muay- Thai foi juntada pedaço a pedaço por informações que escaparam da destruição, e foram passadas através de gerações, boca a boca, professoras para alunos. (MOORE,2004).

         Antes de 1929 os lutadores lutavam apenas com cordas enroladas nas mãos, as quais eram mergulhadas em cola com vidro moído ou areia. Com o tempo o uso da cola e o vidro/areia foram eliminados e as cordas continuaram a ser utilizadas, na verdade até 1929 quando foram substituídas pelas luvas. (KRAITUS, 1988).

         Outra parte que não pode ser esquecida do Muay-Thai é o ritual da pré luta chamada de Waikruh, acompanhada por musica. Este ritual/dança é realizado em homenagem ao professor com movimentos em câmera lenta, o lutador de joelhos com o rosto em direção ao seu campo, casa ou local de nascimento, cobrindo seu olhos com as luvas diz uma pequena oração enquanto efetua três movimentos, os quais movimenta os braços abertos para frente e para trás. Após a apresentação do Waikruh é iniciado o Ram Muay que serve como um aquecimento e alongamento onde o lutador anda em volta do ringue com uma mão sobre as cordas, com olhar furioso em direção a platéia, mas a sua expressão de fúria significa para manter os espíritos do mal a distancia, em cada corner ele para e abaixa a cabeça em direção a corda e bate seu pé varias vezes, enche o corner com sua aura, nenhum corner ira prover refugio para seu oponente. (STOCKMANN, 1979).                                

           Esta luta tem como objetivo derrotar o adversário com golpes fortes e certeiros, quanto mais eficaz e forte mais rápido chega ao seu objetivo, que é vencer a luta por nocaute (knock-out).

         O treinamento ajuda os praticantes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas, sendo uma luta capaz de desenvolver concentração, autoconfiança além condicionamento físico.

          Trazendo como suas principais valências físicas a agilidade, a força e a flexibilidade, (que aqui serão definidos segundo Carnaval, 1997), pois se faz necessário para a precisão de seus golpes.

         Na agilidade, a capacidade que o individuo tem de realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido, seus principais fatores influenciadores na performance são a força, velocidade, flexibilidade e coordenação. Sendo totalmente visualizadas quando da realização da esquiva do lutador ao tentar não ser atingido pelo adversário.

         A flexibilidade é aqui definida como grau de amplitude de uma articulação. Diversos fatores estão diretamente ligados a ela: superfície óssea, músculos, ligamentos, tendões, maleabilidade da pele entre outros. Porém dificultam ainda mais o desempenho da flexibilidade a idade, o sexo, o aquecimento, temperatura ambiental e principalmente a tolerância a dor. Tornando-se essa última, fator no treino e aquisição dessa valência física.

         Flexibilidade- “Qualidade física responsável pela execução voluntaria de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão”. (DANTAS, 1998, p. 173).

         Para o aluno de Muay-Thai, a flexibilidade é fator preponderante na realização da maioria dos golpes realizados. Podendo ser facilmente visualizado quando referimo-nos a golpes com os membros inferiores como, por exemplo, no Kao tromg (joelhada frontal), teep tromg (chute frontal), thed tad (chute lateral), que se utilizam das articulações do quadril, joelho, do tornozelo e pés e mesmo até com golpes realizados com os membros superiores, nas articulações do ombro, do cotovelo e do punho, que são utilizados desde os golpes mais básicos mad trong (soco reto), sok tad (cotovelada lateral), até os mais sofisticados como mad glob (soco giratório) e o kadrot sok sub (cotovelada pulado e de cima para baixo). Tornando-se imprescindível aos profissionais, quando no tocante a luta, os adversários inúmeras vezes não são de altura similar como ocorre nos treinamentos.(carnaval).

         Rizzo Pinto (1997) define força como sendo a capacidade de usar a energia mecânica, produzindo contrações que levam o segmento ou o corpo a, vencendo resistências, superar opções criadas pela ação das leis naturais que regem o universo.

         Força- “A força máxima e a força explosiva são elementos indispensáveis no treinamento para o esporte de competição” (DELGADO, 2002, p. 173).

         Força máxima: “Baixo numero de repetições que levam ao esgotamento Maximo, sendo aconselhável não ultrapassar o numero de 6, repetidas em series (entre 2 e 5). Intensidade máxima ou quase máxima”. (DELGADO, 2002, p. 174).

         Força explosiva: “Baixo numero de repetições, geralmente condicionadas por um tempo máximo de realização de 6 segundos. Cada gesto isolado realizado com a máxima intensidade, ainda que a resistência ao movimento tenha de ser baixa”. (DELGADO, 2002, p. 174).

         Resistência- Essa qualidade é considerada a peça-chave para conseguir um desenvolvimento adequado da condição física-saúde no adulto. De fato, uma melhora da resistência supõe um melhor funcionamento cardiovascular e respiratório e, ao m,esmo tempo, maior resistência a fadiga, tanto em esforços prolongados, como curto e intensos. (DELGADO, 2002, p. 169).

         No Muay-Thai a resistência será de extrema importância para suportar para suportar o desgaste físico durante o combate, que pode ser de três ou cinco round de três minutos por apenas 30 segundos de descanso. Sendo que dentro destes três minutos se procura ter o máximo de intensidade possível, procurando sempre o nocaute do adversário.

         Velocidade:- A velocidade de movimento é uma habilidade motora e como tal, preponderante, dependente do determinismo genético. (DELGADO, 1998, p. 165).

         A velocidade é muito importante no Muay-Thai, para conseguir impor força e surpreender o adversário.                                          

        Já se foi o tempo que um atleta entrava em uma competição ou combate sem uma preparação previa. Hoje em dia, os grandes lutadores dedicam a maior parte de seu tempo à melhora da performance e rendimento, incluindo em sua rotina de treinamento, alem do tradicional treino específico de artes marciais, atividades como musculação, natação, corrida, hidroginástica, fisioterapia, entre outras (BARSOTTINI et al, 2006).

         Com toda essa rotina de treinamento, uma alimentação adequada é fundamental para que os objetivos sejam atingidos. A nutrição do lutador pode melhorar consideravelmente o seu desempenho e reduzir o cansaço, permitindo que o atleta treine por um maior período, alem de auxiliar numa recuperação rápida e eficiente após o treinamento (BARSOTTINI et al, 2006).

         A Educação Física passa a ser uma disciplina que vai tratar pedagogicamente de uma área de conhecimento denominado de ‘cultura corporal’, configurado na forma de temas ou atividades corporais. Devemos ter consciência que a atividade física das lutas não é nem nociva e nem virtuosa em si, ela tranforma-se segundo o contexto. A luta na universidade na escola ou em qualquer outro local, torna-se que dela a fazemos. E a competição, apresentaríamos, não é uma imposição deste esporte. Pierre Parlebas (1990) lembra que as lutas em geral são atividades esportivas com uma opção presente imediata, e que é o objetivo da ação, existe uma situação de enfrentamento codificado com o corpo do oponente. Desta forma mais do que lutar com o outro, a educação física escolar deve ensinar a lutar com o outro, estimulando os alunos a aprenderem através da problematização dos conteúdos e da própria curiosidade dos alunos.

         Lembremos que as lutas não são somente as técnicas sistematizadas como judô e Muay-Thai. O braço de ferro, o cabo de guerra, técnicas recreativas de empurrar, puxar, deslocar o parceiro do local, lutas representativas como a luta do sapo (alunos agachados, um tentando derrubar o outro), a luta do saci (alunos de mãos dadas, somente com um pé no chão, vão tentar provocar o desequilíbrio do parceiro, forçando o colega a tocar com o pé que estava elevado no chão), são apenas alguns exemplos de como se trabalhar as lutas de forma estimulante e desafiadora na aula de Educação Física.          

         É inquestionável o poder de fascinação que as lutas provocam nos alunos. Nos dias atuais constatamos que o tema esta em moda, sendo divulgada bastante pelas redes de comunicação e sendo praticada em academias. Um exemplo atual é o MMA, (ARTES MARCIAIS MISTAS), é considerada uma das artes mais eficazes em situação de combate desarmado, ela une vários tipos de lutas, e uma dessas é a Muay-Thai.

         O MMA é uma arte marcial e esta integrada em uma organização chamada de UFC que impõe regras unificadas de Mixed Martial Arts, sem exceção. Com mais de 20 eventos por ano, o UFC é a casa da maioria dos lutadores tops no mundo. Os eventos são realizados não só nos Estados Unidos, mas em todo o globo.                                   

 O desenvolvimento Biossocial

         A puberdade é um período rápido do crescimento e maturação sexual, e isso é provocado por hormônios.

         As mudanças são visíveis nas meninas, com o crescimento dos seios e alargamento do quadril e o primeiro período menstrual.

         Nos meninos as mudanças físicas, são o aparecimento dos pelos pubianos, o crescimento do testículo, o engrossamento da vós e aparecimento de barba.

Esse processo leva em geral de 3 a 4 anos após o inicio da puberdade.

          Tudo começa em uma área do cérebro chamada de hipotálamo. É um sinal que estimula a glândula pituitária, (hipófise) perto do hipotálamo a produzir hormônios. Um hormônio em partícula, o GNRH, (hormônio liberador da gonadotrofina), assim aumentando também a produção dos hormônios sexuais, (estrogênio nas meninas, testosterona nos rapazes). Assim aumentando também a produção do GH, (hormônio do crescimento).

         O estresse afeta a produção de hormônios por toda a vida. Geralmente reduzindo a produção.

         Será que as mudanças hormonais são responsáveis pelas mudanças emocionais da puberdade, assim como pelas mudanças físicas? Até certo ponto, sim (Golub, 1992; Richards, 1996; Susman, 1997).

         O aumento de hormônios desperta mais rápido as emoções nos adolescentes.

Os hormônios afetam as mudanças do bem estar e do se sentir péssimo.

Nos meninos, o aumento da produção de hormônios leva a mais pensamentos sobre sexo.

Nas meninas a redução durante o ciclo menstrua, produzem mudanças explícitas de humor.

         Em outras palavras, os hormônios fazem de maneira direta com que o humor e as emoções mudem e mais rapidamente na puberdade.

         Talvez por motivos genéticos, a idade média da puberdade varia de pais para pais.

         De modo geral, os indivíduos mais baixos entram na puberdade mais cedo do que os mais altos e magros. E isso relaciona com o aumento de gordura, em borá seja mais evidente nas meninas.

         O surto de crescimento é o aumento exagerado do corpo, os dedos dos pés e mãos ficam mais longos crescem os braços e pernas, ficando por certo tempo (desengonçados).

         Após isso vem o aumento de peso, queimando gordura armazenada, vindo em seguida o crescimento muscular.

         Após isso o corpo assume a forma final com a formação da cabeça com o tamanho e a forma adulta.

         Em quanto o tronco cresce, os órgão internos também cresce, os pulmões aumentam de tamanho e de capacidade, o coração dobra de tamanho e o ritmo cardíaco diminui.

         Essas mudanças aumentam a resistência física, também aumentando a necessidade de sono.

         Com todas essas mudanças a alimentação do adolescente necessita de muito mais calorias, por isso que nessa fase eles têm muita fome.

O Desenvolvimento Cognitivo

         A atenção seletiva torna-se mais extensa em termos de habilidades, possibilitando aos estudantes fazerem o dever de casa rodeados de colegas ou ouvindo musica barulhenta (ou as duas coisa) se houver uma grande motivação. Com a maior capacidade de memória os adolescentes podem ligar novas idéias a conceitos já existentes.

          Piaget sustentava que é na adolescência que se começa a atingir o pensamento operacional formal. Em sua teoria, o pensamento operacional formal é o quarto e ultimo estagio do desenvolvimento cognitivo, originando-se de uma combinação de fatores maturacionais de experiência (Inhelder e Piaget, 1958).

        Para os estudiosos do desenvolvimento, a característica que mais distingue o pensamento do adolescente é a capacidade de pensar na possibilidade, e não apenas na realidade. Essa capacidade passa a ser a primeira reação do adolescente a um problema.  Os adolescentes “começam com soluções possíveis e progridem até definir qual é a solução real” (Lutz e Sternberg, 1999).

        Os adolescentes demonstram uma capacidade de pensamento hipotético, isto é, o pensamento que envolve o raciocínio sobre proposições que podem ou não refletir a realidade.

       Essa nova aptidão é um dos motivos pelos quais a adolescência é uma época de reflexões torturantes sobre o mundo e o lugar que cada pessoa nele ocupa. Essas reflexões podem levar a pensamentos novos provocantes e às vezes assustadores. Deus e a religião passam a ser analisados, o sentido da vida é aberto a questionamentos.

         Embora nem sempre estejam seguros do que seja “em que sentido” estão certos, os adolescentes percebem rapidamente o que é “errado”. Ao contrario das crianças, eles não aceitam as condições em curso só porque “é assim que as coisas são”. Em vez disso, criticam a maneira como as coisas são, exatamente porque conseguem imaginar como elas poderiam ser.

         Durante a adolescência, à proporção que desenvolvem a capacidade de raciocinar hipoteticamente, os jovens logo se torna mais capazes de raciocínio dedutivo (Moshman, 1998). Ou seja, eles podem partir de uma premissa genérica ou de uma teoria, raciocinar através de uma ou mais etapas lógicas para chegara uma conclusão.

         Os adolescentes frequentemente praticam suas novas habilidades de raciocínio consigo mesmos, processo que faz com que mesmo aqueles que atingem o pensamento formal percam parte da sua nova orientação. Eles se preocupam com o modo que os outros se vêem, tentam resolver seus próprios problemas conflitantes em relação aos pais.

         À proporção que sua capacidade de pensar de maneira hipotética e abstrata começa a emergir, os adolescente passam a deixar de lado o raciocínio simplista e concreto e a construir visões de mundo mais imaginativas, mais abrangentes e mais complexas, como já vimos.em conseqüência, torna-se cada vez mais interessados na opinião e na critica de outras pessoas.

         Como eles pensão nas possibilidades e não na pratica, e como o egocentrismo torna difícil fazer planos para o futuro e depois escolher o aminho atual que transformará esses planos em realidade, poucos adolescentes realmente decidem tais assuntos de maneira racional, explorando todas as opções.

         O interesse sexual durante a adolescência é uma parte normal (e mesmo essencial) do desenvolvimento. A maneira como esse interesse é explorado depende de um conjunto de fatores, que incluem a biologia e a cultura, a família e os amigos. Mas o despertar do interesse pelo sexo e a atividade sexual não são apenas uma reação biossocial aos hormônios ou uma reação psicossocial à pressão dos colegas. Também é uma realização aos processos mentais (que são o motivo do gracejo de que “o órgão sexual mais importante esta entre as orelhas”. Os benefícios da atividade sexual são óbvios, entretanto, os riscos não são tão óbvios. Existem dois riscos evidentes, doenças e gravidez não desejada.  

O Desenvolvimento Psicossocial

         O desenvolvimento psicossocial durante a adolescência é mais bem compreendido como uma busca do autoconhecimento, de respostas á pergunta ”Quem sou eu”? .  As mudanças que ocorrem durante os anos de adolescência - o surto do crescimento, o despertar sexual, o ingresso em uma escola maior e impessoal, mais amizades íntimas e a aceitação de riscos – tudo desafia o adolescente a encontrar sua identidade, ou seja, sua autodefinição exclusiva e consistente (Kroger, 2000; Larson e Ham, 1993).        

          A busca da identidade se prolonga por toda a adolescência. Durante esse período o adolescente pode assumir mais de um status ou condições de identidade. O status definitivo, denominado realização de identidade, é alcançado por meio do “repudio seletivo e da assimilação mútua das identificações da infância” (Erikson, 1968).

         A facilidade ou dificuldade de encontrar uma identidade é afetada por forças exteriores ao indivíduo (Grotevant e Cooper, 1998). A cultura pode ajudar a formação da identidade de duas maneiras importantes.

Fornecendo valores que passaram pelo teste do tempo a que continuam cumprir a sua função.

Fornecendo estruturas e costumes sociais que facilitam a transição da infância para a fase adulta.

         Os inconstantes mares do desenvolvimento nunca são navegados a sós. A cada vez, a família, os amigos e a comunidade do viajante oferecem sustento, provisões, orientação, lastro para estabilidade e um porto seguro ou pelo menos uma ancora quando é hora de descansar. Por meio do exemplo da instancia, as forças da sociedade lhe oferecem um motivo para seguir adiante. Na adolescência, quando os ventos da mudança sopram de maneira especialmente forte, os pais e os colegas tornam-se influências poderosas, para o bem ou para o mal.

          A partir de uma perspectiva de desenvolvimento por toda a vida, adolescentes estão apenas começando a explorar suas possibilidade. Mesmo que enfrentem algum evento perturbador fracassar em um exame, terminar um romance, brigar com o paia mãe, eles certamente precisam compreender que dias melhores estão à frente. Nem sempre. Esta perspectiva lógica não é compartilhada pelos adolescentes suicidas, que estão sufocados pelo sofrimento ou pela raiva que, durante umas poucas perigosas horas ou dias, a morte parece ser a única solução.

As atividades físicas na adolescência

         Alem das modificações dimensionais, o período pubertário é também assinalado por modificações fisiológicas importantes, as quais afetam os sistemas orgânicos de uma forma geral e, como tal, tendem a refletir-se na capacidade de esforço (Sobral, 1988).

         A atividade física é um importante auxiliar para o aprimoramento e desenvolvimento do adolescente, nos seus aspectos morfofisiopsicológicos, podendo aperfeiçoar o potencial físico determinado pela herança e adestrar o indivíduo para um aproveitamento melhor de suas possibilidades (BARROS, 1993). Paralelamente à boa nutrição, a adequada atividade física deve ser reconhecida como elemento de grande importância para o crescimento e desenvolvimento normal durante a adolescência, bem como para diminuição dos riscos de futuras doenças (CAROL, 1991).

         A prática do exercício físico, associada a uma oferta energética satisfatória, permite um aumento da utilização da proteína da dieta e proporciona adequado desenvolvimento esquelético. (Kanders B, 1988). Várias outras influências positivas estão relacionadas à atividade física regular, entre eles o aumento da massa magra, diminuição da gordura corporal, (Parizková J. 1974) melhora dos níveis de eficiência cardiorrespiratória, de resistência muscular e força isométrica (Kotulán J, 1980), além dos importantes efeitos psicossociais.

         Especificamente para o adolescente, (Barbosa DJ. 1991) coloca as seguintes vantagens do esporte: estimula a socialização, serve como um "antídoto" natural de vícios, ocasiona maior empenho na busca de objetivos, reforça a auto-estima, ajuda a equilibrar a ingestão e o gasto de calorias e leva à uma menor predisposição a moléstias.

         O estudo de (Durant et al,1993)  mostrou que quanto melhor o condicionamento cardiovascular e físico, menor é o nível de lipídeos plasmáticos em crianças. Realizando testes de condicionamento físico em crianças, (Harsha 1995), também constatou que aquelas que obtinham melhores resultados apresentavam perfil lipídico e composição corporal, mais compatível com a boa saúde.

         Para o organismo que se encontra em processo de crescimento e desenvolvimento, é importante que a realização de atividades físicas se dê de forma sistemática e metodologicamente organizada, dirigida a cada grupo etário (Rabelo, 1999).

         (Tourinho & Tourinho, 1998) ressaltam a importância da diferenciação entre idade biológica e idade cronológica no planejamento de um programa de atividade física para uma população de adolescentes. Para tal, é necessária a avaliação dos estágios de maturação sexual. A classificação em função da idade biológica possibilita distinguir, de forma mais clara, as adaptações morfológicas e funcionais resultantes de um programa de treinamento das modificações observadas no organismo decorrente do processo de maturação, principalmente intensificados durante a puberdade. Além disso, possibilita evitar que adolescentes com as mesmas idades cronológicas, mas com diferentes graus de maturidade, sejam colocados lado a lado em atividades esportivas. Isso geraria um sentimento de frustração no adolescente derrotado que poderia influenciar todo seu relacionamento com os demais do seu grupo ou faixa etária (Barros R. 1993).

         Na visão de (Barbosa DJ. 1991), respeitando-se as aptidões naturais e condições biopsíquicas, além da própria situação sócio-econômica, quase todos os esportes podem ser praticados pelos adolescentes. Existem dúvidas, segundo este autor, sobre a prática de musculação antes que o adolescente tenha atingido o estágio final do crescimento. Esta prática poderia impedir o processo normal que se desenvolve nas placas de crescimento ao nível das epífises ósseas.

         De acordo com (Barros, 1993), como a musculação visa aumentar a célula muscular, deve ser indicada somente após uma avaliação do estágio puberal dos adolescentes, evitando assim uma diminuição do crescimento ósseo em extensão em conseqüência da vigorosa força no sentido do crescimento lateral.

         Esportes que envolvem maior grau de risco (alpinismo, canoagem, esportes motorizados) também não deveriam ser estimulados, considerando inclusive a imaturidade emocional presente muitas vezes no adolescente. Um motivo para as contusões no esporte serem bastante freqüentes na adolescência é que o arcabouço ósseo e as estruturas a ele ligadas, como músculos e tendões, também estão em mudança nesta fase e são mais facilmente lesionados. Além disso, costuma ser um período em que se empenha com grande volúpia e destemor nas atividades, favorecendo a ocorrência de contusões. O superuso das estruturas (excesso de treinamento) por si só é um grande predisponente de contusões, o que reforça a importância da prática de esporte sob supervisão técnica adequada, com exames médicos completos antes do início e manutenção periódica desses exames. Também se deve tomar cuidado para não apressar a escolha do esporte a ser praticado, baseando-se apenas no biotipo. Alta estatura, por exemplo, não determina que o adolescente deva praticar voleibol ou basquete, se ele não tiver prazer com a prática de tais esportes (Barbosa DJ. 1991).

         (Barros 1993) reforça a importância de se ter em mente o significado psicossocial do esporte para os adolescentes, já que todo atleta tenta atingir os quatro elementos fundamentais para uma atuação esportiva: personalidade ajustada, carga agressiva equilibrada, resistência às frustrações e estabilidade emotiva.

Referencias bibliográficas

CARNAVAL, Paulo Eduardo, medidas e avaliação em ciências do esporte. Rio de Janeiro: Sprnt 1997.

DELGADO FERNÁNDEZ, M. treinamento físico-desportivo e alimentação: da infância á idade adulta. Porto Alegre. Artmed, 2° ed.

 STOKMANN, H. Thaiboxing. Bangkok Duang Kamol, 1979. 

DANTAS, E. H. M. A prática da preparação física. Rio de Janeiro. Shape, 1998. 4° Ed.

KRAITUS, P. Muay-Thai. Bongkok.J. A. S. International CO, LTD, 1988. 9° ed.

MOORE, K. J. Muay-Thai. Bongkok New Holland publishers LTD 2004.

BARROS R. Os adolescentes e o tempo livre: lazer – atividade física. In: Coates V, Françoso LA, Beznos GW. Medicina do adolescente. São Paulo: Sarvier, 1993.

BARBOSA DJ. O adolescente e o esporte. In: Maakaroun MF, Souza RP, Cruz AR. Tratado de adolescência: um estudo multidisciplinar. Rio de Janeiro: Cultura médica, 1991.

CAROL N, Dwyer JD. Nutrition and exercise: effects on adolescent health. Annu. Rev. Publ. Health 1991; 12: 309-33.

RABELO LM, Viana RM, Schimith MA, Patin RV, Valverde MA, Denadai RC, Cleary AP, Lemes S, Fisberg M, Martinez TLR. Fatores de risco para doença aterosclerótica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia 1999; 72: 569-00.

DURANT RH, Baranowski T, Rhodes T, Gutin B, Thompson WO, Carrol R, Puhl J, Greaves KA. Association among serum lipid and lipoprotein concentration and physical activity, physical fitness and body composition in young children. The journal of pediatrics 1993; 123:185-192.

HARSHA DW. The benefits of physical activity in chilhood. Am. J. Med. Scienc. 1995; 310 (suppl. 1): S109-S13.

Tourinho Filho H & Tourinho LSPR. Crianças, adolescentes e atividade física: aspectos maturacionais e funcionais. Rev. Paul. Educ. Fís.1998; 12:71-84.

KOTULÁN J, Reznicková M, Placheta, Z. Exercise and growth. In: Placheta, Z -. Youth and physical activity. Acta Facultatis Medicae Universitates Brunensis. J. E. Purkyné University, Medical Faculty, 1980.