O papel dos pais na educaçao moral dos filhos.

 

 

No contexto escolar, educar esta sendo um grande desafio para as escolas de hoje,. Muitos alunos, principalmente do ensino fundamental 2 estao com um grande problema de indisciplina, tornando frustante a profissão de professor. Muitos desacreditados dizem até não acreditar mais na educação.

Mas qual seria a solução para tal problema, se é que ela existe?

Não existe receita mágica para solucionar o problema, mas é possível ameniza-lo, uma estratégia é tentar entender o porque do comportamento do aluno, conversando com ele, e descobrindo o objetivo de vida do aluno, e o que a escola representa para ele. Se uma das respostas do aluno for: venho para escola porque meu pai manda / me obriga ou prefiro vir para escola do que ficar em casa sem fazer nada, é hora de uma intervensão e é preciso que aja uma conversa com os pais dessa criança ou adolescente.

A vontade de estudar e a consciência da importância do estudo, tem de ser implantada no aluno, ele não nasce com isso. Essa motivação é de responsabilidade dos pais e não somente da escola. É necessário que o professor passe para o pai dessa criança ou adolescente, a falta de motivação e interesse do seu filho, e até mesmo que de sugestões de como ele pode ter essa conversa com o filho. É bem mais fácil, os pais terem essa conversa com o aluno do que o professor, porque os pais podem punir os filhos com castigos, etc.

Mas, e quando os pais não tem autoridade e não motivam os filhos sobre o estudo? Esse é um momento delicado e bem comum. Seria necessário que as escolas dispusessem de profissionais como psicologos que pudessem dispor de um tempo maior com os pais dessas crianças para poder entender como é a vida dessa familai, desta forma podendo tomar uma decisão de como agir, para poder conscientizar a importância do estudo para eles.

Outra auternativa interessante para as famílias dos alunos com indisciplina, seria uma ajuda de custo com os alunos, disciplinados, com frequência e boas notas. Parecido com o que temos hoje que é o Bolsa Familia, um programa social que visa garantir o direito a educação e saúde as famílias mais pobres, só que o mesmo só corta o auxilio em caso de faltas dos alunos e não a indisciplina. Seria interessante refletir sobre isso, pois seria uma grande ajuda aos professores.

Mas ai vem a pergunta, e a indisciplina de alunos de pais ricos? Infelizmente, é a mais dificil de se combater, pois esses alunos, na maior parte das vezes, são defendidos com unhas e dentes pelos pais quando há uma reclamaçao do mesmo na escola, e outras vezes os pais não incentivam o estudo dos filhos confiando em seu patrimonio que ficara nas mãos do filho quando este tiver idade. Mas como todos sabemos, nada nessa vida é garantido, principalmente se tratando de profissão e dinheiro.

Resumindo, a educação pessoal (não a escolar) vem sendo lançada nas mão dos professores, o que é

um erro, pois esse papel não é principal responsabilidade do professor e sim dos pais. Imagine só, uma pessoa com 40 alunos em sala de aula, ensinando conteudo e ainda educando moralmente cada um. Impossivel né? Poisé, a educação moral, e concientização da importância dos estudos tem que ser dada em casa. Essa responsabilidade, não tem como ser tranferida, dos pais para professores, pois o resultado para o futuro dessa criança pode ser desastroso.