Súmula

O presente artigo intitulado: O papel dos curricula no significado da escola em Moçambique - uma reflexão sobre o ensino básico, procura reflectir, em poucas páginas, o decurso, a aplicabilidade, as mudanças curriculares no país e a concepção que a comunidade educativa moçambicana tem tido sobre o novo currículo vigente no Ensino Básico, no que tange à passagem Semi-automática.
Palavras-chave: curricula, escola, papel, passagem semi-automática

Introdução

O SNE (Sistema Nacional de Educação) em Moçambique viveu momentos de deturpação perpetrados pela guerra fratricida que destruiu muitas infra-estruturas da rede educativa. Isto levou à situação actual em que a rácio professor-aluno tende sempre a elevar-se, ainda interferido pela rápida e intensiva preparação de professores para o Ensino Básico. No cúmulo de tudo isto, vemos, nalguns casos, a fraca qualidade destes recém-formados e o desajustamento dos conteúdos transmitidos às realidades sociais actuais.
Foi neste contexto que o órgão de tutela do ensino em Moçambique, construiu um currículo em vista a proporcionar aos seus cidadãos moçambicanos conhecimentos e habilidades de que eles necessitam, na sua conquista do dia, desde a base, reduzindo assim os índices de pobreza e, consequentemente, aumentando a economia nacional.
É em volta desta reflexão que me propus ao tema O PAPEL DOS CURRICULA NO SIGNIFICADO DA ESCOLA EM MOÇAMBIQUE - Uma reflexão sobre o Ensino Básico.
Achei pertinente reflectir sobre o tema uma vez que, considero eu, o currículo é o timoneiro do futuro da humanidade e de uma sociedade letrada. Aliás, mesmo a literatura apresenta-nos Bobbit (1931) falando da educação como um processo de moldagem, tal como acontece com a manufactura ou tal como estão delineados os carris de comboio. E isto acontece graças ao currículo contido nessa política educativa. Por outras palavras, o currículo é o coração 2 O papel dos curricula no significado da escola em Moçambique Por: Luís Carlos Brito da educação. E assim, pus-me ainda a ruminar os miolos sobre que papel tem os curricula no significado da escola hoje em Moçambique?