O seguinte artigo surgiu como complemento de uma das seções do trabalho de conclusão de curso titulado “O lúdico no desenvolvimento da linguagem oral em crianças de 0 a 3 anos na Educação Infantil”, apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Uninorte de Londrina, no ano de 2011.

O objetivo inicial do TCC citado acima foi averiguar como o lúdico pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças de 0 a 3 anos na Educação Infantil. Após realizar várias pesquisas bibliográficas sobre este tema, viu-se a necessidade de aprofundar a pesquisa para contribuir com os educadores da Educação Infantil, sendo assim foi construído um capitulo no TCC que apresentou diversas atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento da oralidade da criança nesta faixa etária, além de contribuir para o desenvolvimento de outras habilidades, explorando as áreas do conhecimento da Educação Infantil.

O lúdico pode estimular a aprendizagem da criança de 0 a 3 anos nas diversas áreas do conhecimento da Educação Infantil. O artigo segue discutindo a importância dos jogos e brincadeiras, especificando o porquê trabalhá-los em cada área do conhecimento, descreve-se como exemplo algumas atividades lúdicas que podem ser exploradas para estimular o desenvolvimento da  criança nesta faixa etária.