Aline de Almeida Leite Fabbris
Carolina Girardello Ballardin
Deize Dall’Agno
Josiane Parizotto
Rubiane Guerra

 

Qual professor nunca se deparou com os seguintes questionamentos: “Como proporcionar aos meu alunos uma aula prazerosa e significativa?  Como a aula pode ser divertida ao mesmo tempo abrir uma gama de possibilidade de estímulos através desses?” Eis então que surge a forma lúdica de ensino na qual jogos e brincadeiras oferecidas aos alunos desempenham um papel importantíssimo de aprendizagem.

Segundo PIAGET (1967)citado por , “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. Ou seja, através dele se processa a construção de conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório, pois s crianças ficam mais motivadas para pensar, pois querem jogar bem, esforçam-se para superar obstáculos tanto cognitivos como emocionais.

Para muitos professores fica difícil aplicar uma aula com atividades lúdicas diante das condições oferecidas pelas escolas brasileiras, nas quais há falta de materiais e infraestrutura para tais, assim desmotivando-os e fazendo com que as aulas sejam sempre as de modelo tradicional, que também possuem seu valor, há que se dizer. Entra aí a criatividade e a persistência tão comuns em profissionais da Educação, os quais lutam e persistem pelas nossas crianças e, é por elas que tudo vale a pena.

Por isso, enfatizamos a necessidade de o professor compreender a importância da aplicação da ludicidade em tempos atuais. Para DORNELLES (2001, pg 105), o brincar proporciona a troca de pontos de vista diferentes, ajuda a perceber como os outros veem e auxilia a crição de interesses comuns, uma razão para que se possa interagir com o outro. E, a partir disso, promovendo a aprendizagem das crianças, levando em consideração as suas vivências e experiências.

REFERÊNCIAS:

DORNELLES, Leni Vieira. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca. Educação Infantil pra que te quero? São Paulo: Art Méd, 2001.

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/71912/000880442.pdf?sequenc acessado em 24/08/2016.

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/50878/a-ludicidade-construindo-a-aprendizagem-de-criancas-na-educacao-infantil acessado em 24/08/2016.