RESUMO

Esta monografia visa discutir como e por que desenvolver a atividade lúdica, tratando-se de uma pesquisa acadêmica, realizada através de três práticas docentes, Educação Infantil, Anos inicias e Gestão Escolar, as quais foram realizadas com base em referenciais bibliográficos, que referem-se ao contexto de aprendizagem. Pensando nisso deu-se a elaboração do presente trabalho para estudar e compreender a importância de trabalhar com essa ferramenta na educação. A segunda etapa do desenvolvimento deste buscou explanar os jogos e brincadeiras em um contexto lúdico nos anos iniciais, incentivando o hábito de brincar. Será feito também um breve levantamento sobre a brinquedoteca e suas vantagens. A terceira etapa vem para destacar a importância do gestor enquanto membro superior estar dando suporte, para que os professores possam estar realizando sua prática pedagógica com o apoio do lúdico, agindo democraticamente e sendo sujeito ativo, de forma comprometida e impulsionadora no processo de desenvolvimento das atividades necessárias para que os alunos possam aprender com prazer.

Palavras chave: Ludicidade, jogos, crianças, gestão democrática, prática pedagógica.